Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

O Palácio da Cultura Esquecida.

Posted by Fábio Santos em 28 de outubro de 2008

 

 

 

Por: Fábio Santos.

Recentemente, tive a oportunidade de, que me é cada dia mais raro, assistir o noticiário local. Neste informava sobre um belo projeto para a construção do novo Clube do Choro de Brasília, que segundo seus idealizadores, será de grande importância para o cenário artístico local. De acordo com a notícia, a obra estaria estimada em aproximadamente oito milhões de reais e contaria com a parceria de empresas privadas. Realmente, é um belo e caro projeto.

Em um primeiro momento, me senti até orgulhoso de ver a cidade onde moro receber um investimento de tamanha importância cultural, mas não precisei ir muito longe para questionar sua real necessidade e significância. Logo ali, na parte sul da Ceilândia, há  um local de valor inestimável e que se encontra perdido na memória dos moradores e da própria Secretaria de Cultura, que a deixou praticamente em estado de abandono. Sim, falo da Casa do Cantador de Brasília – Palácio da Cultura Nordestina.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 7 de novembro de 1986, a Casa foi palco de vários shows de cantoria de pé-de-parede, repentistas locais e nacionais, cantoria pé-de-serra, e vários outros artistas que vêm do Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e de diversos estados do nordeste. Ela conta ainda com uma Biblioteca de cordel, as famosas xilogravuras do sertão e com títulos de famosos e conceituados escritores, como Ariano Suassuna e Graciliano Ramos.

Simbolo da Casa - O Cantador.

Símbolo da Casa - O Cantador.

 Sua localização foi planejada em função justamente do local ser o maior reduto nordestino da capital, já que a então Ceilândia foi concebida como o centro de erradicação de invasores, que rodeavam a cidade em seus primeiros anos existência, logo após sua inauguração. Mas desde então, com as várias mudanças de governos e de administradores, as festas e shows deram lugar ao descaso e desrespeito, resultando em um lugar sucateado e cheio de problemas estruturais, já que apesar dos seus 22 anos de existência, não lhe permitiram, sequer, o auxílio de parcerias com empresas do porte da Petrobrás, Eletrobrás, Correios e Banco do Brasil, que patrocinam o Clube do Choro, mesmo sem que este possua “residência” própria e tenha sido criado há apenas cinco anos.

 

Sim, infelizmente tive pouco tempo pra me orgulhar dos investimentos culturais na minha cidade, pois se nem a obra de um gênio da arquitetura é respeitada, assim como a cultura de um povo que construiu esta cidade com o próprio sangue, não vejo razão para comemorar.  Ao contrário, isso é motivo de vergonha.

Anúncios

2 Respostas to “O Palácio da Cultura Esquecida.”

  1. Ana Paula said

    Bom, muita coisa é vergonhosa aqui nesta cidade, principalmente quando se fala de investimentos na área cultural. Porém, não acho que se deva achar vergonhoso uma coisa em detrimento de outra. Ambas as obras são de inestimável valor. Material e imaterial. Agora eu te pergunto: “não lhe permitiram sequer o auxílio”? Quem não permitiu?! Que correu atrás? Algum projeto de parceria, incentivo ou patrocínio foi escrito? Talvez o que falte são pessoas competentes para correr atrás disso. Falta muita coisa por aqui. Falta profissionalismo na área de produção cultural. Faltam ideais. Falta ética. Isso sim é vergonhoso. Saber que estamos morando em um local rico em cultura e sem espaço para cultura, sem profissionais éticos para porjetar possibilidades. Parabéns aos que correram atrás da viabilização do CLube do Choro. E por favor que alguém possa correr atrás da revitalização da Casa do Cantador. Programas de apoio estão por aí, faltam pessoas que corram atrás disso sem olhar apenas para o próprio umbigo.

    Curtir

  2. Betania said

    Parabéns pela matéria!!!Foi lendo-a que me aprofundei mais dentro do conhecimento. Um grande abraço e muito sucesso!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: