Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

De volta aos velhos tempos – A menos de 10 minutos do Guará é possível conhecer veículos do século passado

Posted by Da Redação em 13 de novembro de 2008

Por Graciliano Cândido

Uma boa dica de cultura é voltar ao tempo para conhecer os veículos de época é o que pode ser encontrado no Veteran Car Club museu de automóveis do DF localizado no Núcleo Bandeirante. Quarenta carros fazem parte do acervo para exposição, dentre estes, alguns bem famosos como a Caminhonete usada na minissérie JK da TV Globo e a Ford F 100 de 1959 utilizada por Juscelino Kubitschek em lançamentos de obras na construção de Brasília.

Como o VCC funciona no mesmo espaço do Museu Vivo da Memória Candanga, diariamente há visitas guiadas pelas escolas. Os estudantes não perdem tempo para ver também os automóveis. “a garotada fica bastante empolgada para visitar os carros”, observa José Pereira. Semanalmente cerca de 1000 pessoas conhecem um pouco da história automobilística brasileira, mas não é só as crianças, os mais velhos apaixonados por carros também marcam presença.

museu_materia1

José Pereira da Luz ao lado de um clássico VW Puma Fotos: Amarildo Castro

 

Mas segundo José Pereira da Luz Filho Presidente do VCC de Brasília, tem outros veículos que chamam a atenção dos visitantes, são os famosos Ford 1929, conhecido como Ford Bigode. Grande parte dos veículos possuem placa preta, para muitos é novidade. O presidente do VCC explica que essa placa é cedida para veículos que tenham pelo menos 30 anos de existência.

 

O ateliê – espécie de oficina – funciona a todo o vapor para deixar os carros novinhos em folha. O Trabalho é cuidadoso e leva tempo, para se ter uma idéia, a restauração de um veículo leva de 3 meses a 6 anos, em compensação, ele sai pronto para utilizar nas ruas.

 

A visitação é aberta ao público em geral. O horário de funcionamento é de terça à domingo das 09hs às 17hs. 

Contato: 3301 29 20 falar com Luiz Carlos

Fonte: Jornal GuaráHoje – www.guarahoje.com.br

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário