Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Teatro: papel de conscientizar

Posted by Da Redação em 26 de novembro de 2008

Cleber Nunes
Fotos: Cleber Nunes

O grupo de teatro Menhá do Gama com pouco mais de dois meses de fundação já realiza várias apresentações nas cidades do Distrito Federal. O grupo é composto pelos jovens estudantes: Leonardo Santos, Renato Pacheco, Diogo Mesquita, Diego Mesquita, Karolina Albuquerque, Felipe Rodrigues, João Henrique, Pedro Veloso e Suyanne Maia.

Os componentes fazem todo o trabalho desde a montagem do enredo, escolha do local da apresentação e divulgação. Todos estavam atentos e se divertiam, durante todo o espetáculo os espectadores não paravam de rir. A professora Ana Cleide aprovou as apresentações, para ela é muito importante que os alunos se envolvam com a arte, pois a cidade oferece poucas atrações culturais para os moradores. A partir do teatro os jovens aprendem muito mais do que arte, aprendem a conviver e desenvolver seus talentos, trabalhar em grupo e principalmente a entender a importância dos movimentos culturais.

 

O enredo da peça tem um papel de conscientização por meio do teatro. Mostra o exemplo do personagem Felizberto que de feliz não tem nada. O funcionário de uma gráfica na história não desanima da vida em meio aos problemas do cotidiano. Dentre várias formas de conscientização feita sobre a preservação da natureza o grupo Menhá escolheu o humor para atingir as crianças e os adultos presentes no auditório do Espaço criar e animar.

A estudante Josilene Marques Cabral é fã de carteirinha e está em todas as apresentações, para ela o trabalho é muito importante pelo papel de conscientização que eles desenvolvem, principalmente sobre assuntos ambientais. “É sempre bom lembrar para conscientizar as pessoas”, destaca a estudante.

A atriz Suyanne Maia não fica tão nervosa na hora das apresentações. “Eu me sinto muito a vontade, a arte é isso”. João Henrique, integrante do grupo, brinca com a arte do improviso. O ator explica que é natural que muitas vezes a improvisação aconteça, na maioria das vezes a plateia não identifica o erro.

As apresentações são gratuitas mas para assistir ao espetáculo é necessária a doação de um kilo de alimento não perecível. As doações são destinadas para instituições carentes como a Casa Toninho e a SEFEC.

 

O grupo precisa de uma parceria para conseguir os seguintes recursos: som, figurino, luz e a sala de teatro. Os interessados em ajudar o grupo pode entrar em contato pelo telefone: 3385-2719/ 9248-7136 (falar com João Henrique).

 

Próximas apresentações:

12/12 – Centro de Ensino Especial do Gama

13/12 – Vara da Infância e da Juventude (somente para convidados)

19/12 – Fórum de Santa Maria (somente para convidados)

 

 Veja cenas da Apresentação da Companhia de Teatro Menhá

 

 

3 Respostas to “Teatro: papel de conscientizar”

  1. Cristiano de Andrade Borges said

    Eu fui em duas apresentações do Grupo e recomendo, é muiiiittoooo bom.
    Parabéns Menhá (o que será que significa????)

    Curtir

  2. Pedro Henrique da Silva Veloso said

    aaaaaaaahh!!!
    Arte, Cultura, arte…Parabéns pela reportagem, fantástico!!

    Curtir

  3. Suyanne Maia said

    Ahhhhh!!!!!!! Cultura +arte= Menhá!!! ÊEeeee… Valeu pela reportagem!!! Muuiito boa mesmo!!!!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: