Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Acordo ortográfico movimenta livrarias

Posted by Da Redação em 10 de janeiro de 2009

 

Setor de livrarias oferece livros com as novas regras

Setor de livrarias oferece livros com as novas regras

 

 

Por Graciliano Cândido

 

As Livrarias do Distrito Federal já retiraram das prateleiras os livros que ainda não passaram pela reforma ortográfica. O propríetário de uma papelaria no Guará Joaquim Lara, explica que as editoras fizeram a troca dos livros desde novembro do ano passado e acrescenta ainda que os consumidores encontram os novos livros com facilidade nas lojas do ramo.

A reforma

Foram feitas inúmeras mudanças na escrita das palavras, porém a pronúncia continua as mesmas. Segundo dados do Ministério da Educação MEC as mudanças representam 0,8% para a língua brasileira. De acordo com o governo brasileiro, essa reforma foi feita para unificar a língua entre os países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe) que utilizam o português como idioma.

 

Para a Cinthia Carvalho, Monitora de Atendimento as mudanças vão dificultar nas provas de concurso. Concurseira há mais de quatro anos ela diz que até 2013 é pouco tempo para se adequar. “O brasileiro é acomodado por natureza, não tem o hábito de ler e o período é muito curto para a adaptação”, observa Cinthia. A estudante de pedagogia Priscila Alves avalia a que não foi uma mudança benéfica.

A estudante ressalta a importância dos acentos nas palavras. “Pra mim não foi nenhuma evolução, porque, por exemplo existem palavras que tem inúmeros sentidos e significados e os acentos é que faziam a diferenciação de uma para outra”, explica Priscila.

 

 

Até o dia 31 de dezembro de 2012 é possível escrever na antiga ortografia, mas a partir de 2013 fica valendo somente as novas regras.

 

Download da reforma ortográfica

 

Anúncios

2 Respostas to “Acordo ortográfico movimenta livrarias”

  1. Eu sinceramente não estou muito de acordo com essa nova regra!!

    Ter que aceitar “BENFEITO”, escrito dessa forma é demais!!

    Mas.. vamos ver né..

    Muito sucesso e parabéns pelo trabalho!!!

    Curtir

  2. Paula said

    Sou extremamente contra essa reforma. Acho que antes de tomarem essa decisão, deveriam ter feito um referendo, ou coisa parecida, para saberem a opinião dos usuários do idioma. A Língua Portuguesa é do povo! É óbvio que mudanças sempre acontecem, pois a Língua não é estática. Porém, sempre foram transformações sutis e nada imposto. Enfim, acredito que isso vai atrapalhar a vida de muita gente, mas já que estamos sendo obrigados a isso, fazer o quê?
    Parabéns pelo blog. Tem um conteúdo muito bom.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: