Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Acesso ao Mirante da Torre de TV interditado

Posted by Da Redação em 18 de janeiro de 2009

Por Graciliano Cândido 

 

Com o período de chuvas na Capital Federal, o acesso ao mirante da Torre de TV continua interditado. As infiltrações causadas pelos grandes temporais afetam a casa de máquinas dos elevadores impossibilitando a vista panorâmica da zona central de Brasília. Muitos turistas e visitantes estão inconformados com a proibição.

De acordo com o Governo do Distrito Federal, o local passará por uma manutenção nos elevadores para que possa substituir os cabos. O prazo para entrega das obras é para o dia 21 de abril, aniversário de Brasília.

 

Com seus 224 metros, a torre também se destaca pelo artesanato e as comidas típicas. Vatapá, acarajé, cuscuz, pastéis, caldo de cana fazem parte do cardápio do local. Há aqueles ainda que prefiram almoçar.

 

Produtos artesanais da Torre de TVAlberto Rocha, artesão é um dos pioneiros na feira da Torre. Já tem sua banca há mais de 30 anos e viu o espaço crescer. O artesão conta que no início (a década de 70) poucos eram os artesãos do local e a feira não tinha esse movimento. Alberto conta que na sua casa é onde as idéias surgem. “faço um par de sandálias em apenas duas horas”, diz o artesão.

 

A carioca Vivian Abord da Costa visitou a feira da torre pela primeira vez e aprovou. “Os produtos são de qualidade”, fala Vivian.

Em dias de quentes, os sorvetes e picolés são os mais vendidos. Para o gerente da Banca Sorvete da Torre, Gois a banca está faturando. Góis explica que os favoritos pelos freqüentadores são os sabores mais diferentes, como: cupuaçu, açaí e mangá.

 

 Museu de Gemas

Para quem vai até a Torre, o atrativo é o Museu Nacional de Gemas. Localizado há mais de 20 metros do chão, o museu recebe várias pessoas que utiliza o único elevador em funcionamento. O espaço conta com exposição de pedras brasileiras (rubi, safira), além de artesanato de época feito de madeira e palha. No local, os visitantes podem ter uma vista da zona central da cidade. Os vidros dificultam um pouco o registro por meio de fotografias, porém os turistas conseguem ver Brasília do alto.

 

O museu conta com um painel, onde os visitantes podem ver as torres de TV mais altas do mundo. A torre de Brasília com 224 metros está em 13º lugar, já a torre mais alta do mundo está no Canadá com 553 metros de altura.

 

A torre de TV e o Museu Nacional de Gemas funciona todos os dias das 09hs da manhã às 18hs.

 

Matérias relacionadas:

 

Elevadores da Torre de TV voltam a funcionar em abril – Correio Braziliense

 

Elevadores da Torre de TV estão interditados – DFTV

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: