Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Feira da Torre de TV ameaçada

Posted by Da Redação em 22 de março de 2009

Por Graciliano Cândido

GDF quer transferir artesãos para o antigo heliponto

GDF quer transferir artesãos para o antigo heliponto

O Governo do Distrito Federal, vai reformar a Torre de TV como parte das revitalizações realizadas para o aniversário de 50 anos da cidade. A plataforma superior, local onde existe as bancas da feira da torre passará por mudanças. Para isso, o GDF, quer retirar os feirantes e transferi-los para o antigo heliponto (local para pousos e decolagens de aeronaves), mas os feirantes não aceitam. O presidente da Associação de Feirantes da Torre de TV, Nicanor de Farias Asenjo (foto), que trabalha na feira há quase 30 anos, afirma que se a mudança ocorrer, tira toda a originalidade da feira. “Se for transferido ali para baixo, deixa de ser feira da Torre”, salienta Farias.

 

 

 

Nicanor de Faria Asenjo, presidente da AFTTV: Se for ali pra baixo, deixa de ser feira da Torre

Nicanor de Faria Asenjo, presidente da AFTTV: Se for ali pra baixo, deixa de ser feira da Torre

No último dia 16 deste mês, foi realizada uma audiência pública com autoridades do GDF e da BrasíliaTur, mas de acordo com Nicanor, ainda não foi definido nada. A situação continua a mesma, mas os feirantes ficam com medo de serem “pegos” de surpresa. Alguns feirantes, acreditam que se houver a mudança, o espaço pode ser tomado por outro comércio. Maria Helena, trabalha com o artesanato na Torre há mais de 35 anos produzindo peças dos pontos turísticos de Brasília, colares, anéis e utensílios para o lar e diz que o espaço é uma forma de tirar o sustento da casa. “Alguém tem que ter uma visão mais complexa do artesanato”, desabafa Helena.

 

 

 

A moradora da Asa Norte, Sônia Regina, vai todo fim de semana à feira da torre para comprar presentes para familiares e amigos, além de levar amigos que estão de passagem pela capital do país. Ela diz que as pessoas já acostumaram com o local e diz que é mais agradável. “Se tirar a feira, tira o atrativo”, afirma Sônia.

 

 Veja o vídeo com os artesãos da feira da Torre

 

 

 

A feira da Torre

 

Os 224 metros de altura da Torre de TV chamam a atenção e atraem turistas encantados com as 378 toneladas de peso que compõem a estrutura em “ferragens”. Diariamente todos estão convidados a subir 75 metros desse monumento para apreciar a vista geral da cidade.

O local com mais de 40 anos é parada obrigatório para os turistas que chegam a cidade para conhecer o artesanato local e as comidas típicas de outras regiões do Brasil.

 

 

Dia to artesão

 

Na última quinta-feira (19), foi comemorado o dia do artesão, os profissionais que usam o improviso como forma de trabalho e abusam da criatividade. Pessoas que fazem produtos personalizados, nenhum produto é idêntico ao outro, sempre tem um detalhe diferente. Há registros que datam de 6 mil anos antes de Cristo o início dessa profissão. Na américa, os índios foram os pioneiros.

 

Anúncios

16 Respostas to “Feira da Torre de TV ameaçada”

  1. Wilany Guimarães said

    Torre de TV sem a feirinha de artesanato???
    Nem consigo imaginar essa possibilidade, frequento a feira da torre desde criança, é ela é pra mim um refúgio, faz parte da minha história. Já me casei lá, e fui muito feliz.
    Capoeira, teatro, artesanato, música, pipa voando, cheiro de incenso, cata-vento…

    TRANSFERÊNCIA NÃO!

    Curtir

  2. Querco said

    Colegas,
    O Blog tá muito legal!
    Continuem assim!
    Abraços!

    Curtir

  3. Lúcia said

    É triste ver no que se transformou, o que deveria ser a Feira de Artesanato, a Torre de TV:
    – Uma feira dos importados,
    – Uma feira do Taguacenter,
    – Um Polo Industrial de Móveis.
    – Uma V E R G O N H A…
    Como moradora desta que é a mais bela capital, envergonho-me de apresentar aos turistas essa coisa horrorosa que se transformou a Feira, de “artesanato”, da Torre de TV.
    Espero ver, algum dia, a Torre de TV com uma Feira de Artesanato a altura dos artesãos que Brasília tem.

    Curtir

  4. Eliane said

    Parabenizo os verdadeiros ARTESÃOS da Feira da Torre de TV de Brasília, que resistem bravamente a essa covarde, cruel e desleal concorrência.
    Concordo com LÚCIA, quando diz que: “É triste ver…”

    Curtir

  5. Edson Roberto Vasconcelos Motta said

    Fiquei sabendo da ameaça ‘a Feira da Torre e fiquei indignado, aquí onde moro, Pirassununga/SP, etá acontecendo a mesma coisa com a Feira de Artes e Artesanato de Cachoeira de Emas, além de estar ameaçada, os artesãos são obrigados a cumprir regulamento através de decreto autônomo, a categoria precisa ser mais respeitada, tanto pelo seu valor cultural, quanto pela questão da geração de emprego e renda, isso é puro descaso pelo patrimônio cultural e social,desde ~´a meu apoio.

    Curtir

  6. […] partida foi feita na Torre de TV, havia cerca de 20 pessoas no ônibus que comporta 71. A maioria preferiu sentar na parte superior […]

    Curtir

  7. Francimay said

    sou a favor que os feirantes mudem da parte superior para o heliponto devido haver varios problemas; falta de estrutura para a quantidade de feirantes e publico,como banheiros ineficientes, a falta de higiene dosf eirantes na area de alimentacao. a dificuldade de acesso para idosos e deficientes fisicos . uma pessima estrutura e sujeira para visitantes ,como acumulo de lixo e ratos, baratas e outros bichos que circulam entre as barracas e clientes dando uma pessima impresao aos turistas que visitam o local. sem contar com as barracas que vedem os produtos industrializados, piratas descaracterizando a feira de artesanato original.
    sou a favor da moralizacao

    Curtir

  8. Alex said

    Pessoal, pessoal! Quem organiza a Feira de Artesanato da Torre é o Governo e não os artesãos! O governo Arruda abandonou toda a fiscalização, limpeza e manutenção da torre, há dois anos, para hoje justificar essa mudança! Os artesãos não são contra a revitalização, muito pelo contrário! Os artesãos são contra a mudança de local! Se a Torre está feia, suja e descaracterizada, é por causa da ausência dos orgãos fiscalizadores.

    Pessoal, pessoal! A obra lá embaixo custa quase 20 milhões! A mesma vitalização na parte de cima, ao redor da plataforma, custa menos da metade! Acorda pessoal! O negócio do Governo é grana!

    Curtir

  9. Alex said

    E mais uma coisinha… Retirar uma manifestãção cultural que existe há 44 anos, onde Juscelino posou para artesãos pintores e trouxe até um francês para ver a Montmartre brasiliense, é covardia! É um duro golpe contra a cultura brasiliense! E o pior: i governador teve a coragem de propor que os artesãos mudassem para um galpão ao lado da Feira do Paraguai! É brincadeira! Não sei se ano que vem ainda vai ter Feira da Torre, mas tenho certeza que vai ter eleições. E aí eles terão nossa resposta!

    Curtir

  10. Luiza said

    Um dia, talvez, direi com confiança que a Feira da Torre de Televisão de Brasília é de ARTESANATO, hoje infelizmente, não posso fazê-lo.
    Para mim, salvo alguns bons ARTESÃOS, a Torre virou uma FEIRA CAMELÓDROMO DE BRASÍLIA.

    Curtir

  11. SONNYHA said

    SONNYHA Concordo com a revitalizacao da feira a mudanca da parte superior p/ o heliporto eu acho muinto viavel ate agora so nao consigo entender a resistencia de alguns. Afeira esta imunda abondonada nao temos sanitarios em plena GRIPE SUINA e nao temos nem agua p/ lavar as maos nao sei o que estao esperando p/ comecarem as obras . os banheiros publicos, so JUSEU na causa e a chuva? qual a pessoa que vai fazer compras sem uma protecao vai se molhar? ACELERA…..logo essa contrucao

    Curtir

  12. raimundo nonato mendes perna said

    Falar sobre a falta de compromisso do nosso ardiloso governador é apenas repetir o óbvio,pois ele já chorou no congresso nacional, prometeu mundos e fundos para os artesãos,junto como seu dignissimo vice(farinha do mesmo saco)e outras cositas mas; sabemos que ele já vem voltando com a cara de menino bonzinho vendendo novamente a imagem de falso chorão.Será que desta vez vamos conseguir mostrar para esse povo simples quem é realmente esse protótipo de hittler.E esse vice, que no máximo vai continuar sendo vice, pois o seu talento é de um pobre coitado sem visão artística e humana;qualidades que poderiam elevá-lo ao patamar máximo do seu patrão: o titular das atitudes bizarras contra a tradição ,a arte e a história .Roriz tá voltando e embora eu seja de outro partido,posso desde já dizer:sou Roriz desde criancinha. Alerto que a torre é visitada por aproximadamente 40.000 pessoas mensais. Somos formadores de opinião.As urnas estão quaze de volta.

    Curtir

  13. Raimundo Nonato Mendes Perna said

    Revitalizar a Feira da Torre de TV fora de plateforma?Mudá-la de lugar? Já pensaram em tomar chimarrão no Nordeste ou ver a tradição do Bumba meu Boi mudada para o Rio Grande do Sul? É uma total e descabida falta de conhecimento cultural.Uma aberração aos costumes, pois,tradição só é tradição no seu lugar de origem. Queremos acreditar que as últimas notícias a respeito do nosso governador,vice,deputados,e adjuntos,são tão mentirosas como a de que querem nos tirar da plataforma e nos colocar fora do lugar onde construimos um espaço cultural conhecido no Brasil e exterior.Não queremos acreditar nas mentiras imputadas ao nosso governador e companheiros com essa lama de acusações.Sabemos que ele é responsável, de caráter ilibado e
    que cumprirá a constituição brasileira , a lei orgânica e as leis específicas sobre a permanência da feira da torre no seu local de origem,pois deu sua palavra junto com seu vice a respeito da sua fixação onde ela está.Não. O governador e
    companheiros são honestos.Não são corruptos.São homens cumpridores da lei e de palavra acima de questionamento.Portanto esta história de que ele quer nos tirar da plataforma da torre só pode um grande mal entendido arquitetado pela oposição ardilosa, mentirosa , mal caráter e de pessoas sem o conhecimento de referência,tradição,costumes e identidade que juntos constroem o que se chama de espaço cultural,com a nítida intenção de denegrir a imagem do nosso querido governador.Não. O nosso governador certamente é um homem honesto e acreditamos na sua inocência assim como a de que ele vai cumprir a palavra empenhada.Sim,ele lutará conosco pela nossa permanência onde estamos,revitalizando a nossa feira com a cara de capital da república.Não ferimos o tombamento da cidade pois nossa feira é sua história viva e parte de sua identidade ,portanto, também
    tombada.Quanto ao nosso governador e companheiros;homens justos,honestos,de caráter ilibado e sem máculas nas suas posturas nos deram suas palavras. Acreditamos.Hoje vemos notícias difamatórias a respeito deles na imprensa. Não acreditamos. Ora, se nos tirarem da plataforma de onde estamos ,o que devemos então acreditar sobre as notícias
    difamatórias que hoje escutamos?Bem,agora vamos tentar pensar como essa oposição ardilosa,vigarista e mau caráter tentaria nos
    fazer acreditar a respeito do assunto: a)Em campanha eleitoral o Governador e vice deram a palavra e em nome de Deus disseram que a revitalização da feira seria feita no seu local de origem.( Em nome de DEUS com PAI e NOSSO e tudo).b)Depois de eleito. Pimba.´´VAMOS ACABAR COM A BRINCADEIRA.VOCÊS VÃO SAIR DA
    PLATAFORMA E PRONTO.PARA UM LEPROSO,UMA FERIDA A MAIS NÃO FAZ
    A MENOR DIFERENÇA“.Supõe-se que essa palavras foram ditas em reunião na sua residência oficial , com a presença de 3 pessoas
    da diretoria da assossiação de artesãos,uma artesã,uma pessoa da áres de alimentação,um certo deputado,dois diretores de orgãos importantes do GDF e o próprio.c)Senta-se na mesa e conclui: Agora podemos começar a reunião.Bem senhores, sabemos que o item a, é pura verdade.Os itens b e c é de se supor que tenha sido inventado por estes opositores,pois sabe-se que são
    muito ,muito ,absurdamente ardilosos. O que devemos então
    pensar?Se por um lado acreditarmos na inocência dos membros do
    governo citados pelas acusações da imprensa,então devemos
    crer que a palavra empenhada pelo governador e vice será cumprida.Por outro lado, se sua palavra não for cumprida,então o que devemos acreditar sobre a inocência das acusações que pesam sobre eles?Acho na minha pobre opinião de cidadão que vive num país livre e democrático,que essa cruel,desonesta ….etc…etc…etc.oposição, deveria respeitar mais as autoridades cumpridoras da palavra e respeitadores da lei,que constroem o nosso Distrito Federal além de ter o mais profundo respeito por nós artesãos.

    Curtir

  14. […] para o lar, decoração, calçados e muito mais. Nos próximos dias, a feira mudará de endereço, (Veja mais: Feira da Torre ameaçada) conhecida por ser instalada no mirante da torre, o Governo do Distrito Federal garante que até o […]

    Curtir

  15. […] Feira da Torre ameaçada […]

    Curtir

  16. Lucia Borini Simóes said

    Concordo com tudo que disseram.Parabenizo
    os artesáos.Como visitante, acho que o funcionamento sò aos sabados, domingos e feriados deixa a desejar,pois quem quer comprar em dias diversos, para quem reside fora se torna dificil.
    Eu por exemplo, sò poderia comprar hoje, terca feira e náo irei porque as barracas nao funcionam.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: