Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Jovens atuam como empresários

Posted by Da Redação em 12 de abril de 2009

Por Graciliano Cândido  
Foto: Graciliano Cândido

Jovens do Colégio Sigma colocam a mão na massa

É dada a largada para mais um período do programa Miniempresa da Associação Junior Achievement do Distrito Federal. Os jovens de sete escolas particulares e públicas do Distrito Federal começaram a ter contato direto com o mundo empresarial. Venda de ações para capitalizar recursos, estudo de mercado, definição de salários, alugueis e despesas da empresa faz parte da rotina dos jovens empresários. Quatro profissionais voluntários de cada área (Recursos Humanos, Finanças, Produção e Marketing) orientam os estudantes na administração da miniempresa.

 

No Colégio Sigma, os 26 estudantes do Ensino Médio fizeram pesquisa de mercado e escolheram o “fuxico” como produto da Minimpresa Fixiquê SA/E. Os principais instrumentos para a confecção dos produtos são bem simples, tesoura, cetin dupla face, régua, pano e vela para acabamento. Para Joaz Soares, Adviser (assim são chamado os voluntários que aplicam o programa) de produção, teve várias sugestões de produtos, mas no final foi o produto mais coerente. “A estimativa é bater a meta em 300% de lucro”, disse Joaz acrescentando que é uma meta agressiva.

Em 2008, foram 16.144 estudantes de escolas do Distrito Federal que participaram dos programas da Associação e a partir desses programas, os jovens conseguem identificar as vocações e até mesmo decidir o futuro profissional. Como é o caso da estudante do 2º ano do E.M. Luisa Helena, 16 anos. Luiza que desempenha o trabalho de Diretora de RH na Miniempresa, diz que o programa auxiliou na decisão do curso superior. Vai cursar Relações internacionais. “Consegui identificar que me saio bem nessa área”, destaca a estudante.

 

O programa tem a estrutura de uma empresa de verdade. É eleita a diretoria da miniempresa composta por quatro diretores (RH, Marketing, Finanças e Produção) e um presidente. A partir daí, as tarefas são delegadas, mas todos os funcionários atuam na produção e nas vendas dos produtos. Durante o curso, é realizado uma Feira de Miniempresas, onde todas as escolas concorrem as vendas em um Shopping para vivenciar a disputa no mercado, além de assistirem palestras com empresários da cidade que falam sobre a experiência empresarial. No final do curso, os jovens recebem certificados do curso e tem a oportunidade de continuarem ligados a Associação por meio do NEXA – Núcleo de Ex-Achievers participando de visitas a empresas, palestras com empresários e eventos da AJA-DF.

 

O programa

 

É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. O Programa é acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. Durante o Miniempresa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um miniempresário.

 

Escolas participantes das miniempresas 2009 – Brasília

 

Colégio Sigma – Asa Sul

Sagrada Família – Asa Norte

CEDLAN – Lago Norte

Colégio Dom Bosco – Asa Sul

Colégio CEUB – Asa Norte

 

Escolas participantes das miniempresas 2009 – Gama

 

Centro de Ensino Ludovico Pavone (CELP)

Centro de Ensino Especial 01

 

 

Serviço

Site: www.jadf.org.br

Telefone: 3340-6127

 

 

Veja o vídeo da Miniempresa Fuxique no Colégio Sigma

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: