Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

49 Anos de Brasília

Posted by Da Redação em 24 de abril de 2009

 Por Graciliano Cândido e Whalles Zarur Especial para o Notícias de Fato

 

Inauguração de Brasília

Inauguração de Brasília

O Distrito Federal não nasceu com a idéia de ser idealiza por Juscelino Kubitscheck. Há mais de 100 anos havia uma proposta para que a capital do Brasil pudesse ser no planalto central. Brasília, nasceu no ano de 1823, onde José Bonifácio apresenta projeto para mudança da capital e sugere o nome “Brasília” para a nova cidade. Sessenta anos mais tarde, Dom Bosco tem seu famoso sonho, onde o Santo Italiano relata que Entre os paralelos de 15º e 20º havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Em 31/12/56, antes mesmo do início da construção do Plano Piloto, ficou pronta a Ermida Dom Bosco, às margens do Lago Paranoá, exatamente na passagem do paralelo de 15º.

O tempo passou e várias promessas também. No entanto, um mineiro, de Diamantina, num discurso proferido na cidade de Jataí Goiás, coloca, como uma de suas prioridades de campanha a construção da capital federal.  Vale lembrar que Juscelino Kubitscheck, enquanto proferia seu discurso, foi indagado por um goiano,conhecido como Toniquinho JK na cidade de Jataí, que perguntou a JK se ele de fato faria cumprir a constituição brasileira. Nela estava prevista a transferência da capital, que na época se situava no Rio de Janeiro, para o planalto central.

Confira abaixo o trecho em que Toniquinho relembra o momento

Após muito trabalho e um tempo recorde, em 21 de Abril de 1960 Juscelino Kubitschek faz o discurso de inauguração de Brasília.

 Clique aqui e ouça o Discurso de JK durante inauguração   

O BOPE Batalhão de Operações Especiais, fez saltos de paraquedas (foto) e o pouso foi no gramado da esplnanada. 

A festa

Foi só amanhecer o dia e os sinos da Catedral soarem para avisar que as atividades em comemoração do aniversário de Brasília estavam iniciadas. Logo cedo, por volta das 08hs o movimento era grande nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto. A interrupção no tráfego na esplanada dos ministérios causou grande engarrafamento e o BPTran Batalhão de Trânsito teve muito trabalho para organizar o tráfego no local.

Comida não faltou. Diversas barracas foram expostas ao longo da Esplanada. Pastel, maçã do amor, água, refrigerante, sorvete, cachorro-quente, salada de fruta, algodão-doce, pipoca foram alguns dos produtos que estiveram a venda de quem passou pelo local..

Um dos eventos mais esperados prendia a atenção do público. A apresentação da equipe Força e Ação de Motocross fizeram apresentação ao longo do dia. De manhã, os motociclistas brincavam com a moto como se fosse uma simples bicicleta. Andaram com apenas uma roda, de costas. O público aplaudia a cada manobra. Momentos depois, foi a vez de outros motociclistas voarem no céu. Uma rampa  colocada na carroceria de uma carreta serviu para que os pilotos pudessem descer do salto. Enquanto estavam livres no ar, as acrobacias eram feitas, teve piloto que ficou com o corpo totalmente fora da moto.  
 

 

A cavalgada  composta por cerca de 5 mil cavaleiros também marcou presença.  Peões de diversos estados do Brasil vieram prestigiar a festa em Brasília. Com berrante na mão, os cavaleiros passearam pela via próxima aos monumentos de Oscar Niemeyer.A equipe do Blog Notícias de Fato, esteve ao longo do dia na Esplanada dos Ministérios, local onde aconteceu as festividades da cidade para acompanhar as diversas atividades.

 

O stand do DETRAN e do Dftrans apresentaram peças teatrais  para conscientizar as pessoas da importância de ter  segurança no trânsito, principalmente as crianças. Já  para os usuários do transporte coletivo a mensagem foi sobre os perigos de utilizar transporte pirata. A peça foi  apresentada por 8 atores mostraram os riscos que as pessoas podem correr utilizando esse tipo de transporte. Para a atriz Carla Andressa, que fez o papel de usuário do transporte na peça é interessante conscientizar as pessoas por meio do teatro. “As crianças aprendem  os riscos do transporte pirata e podem discutir isso em casa”, diz.Shows

À noite, foi o momento da diversão para os adultos. Os shows começaram por volta das 19hs com o Sorriso Maroto acompanhado pelo grupo mineiro Jota Quest. Entre uma banda e outra, os  participantes do Big Brother Brasil subiram ao palco para conversar com a platéia. Muitas crianças já estavam dormindo, mas ela veio. Xuxa Meneguhel começou a cantar por volta das 23hs embalados por vários ritmos do seu novo CD. Não foi só as crianças que sabiam as letras das músicas, os adultos sabiam na ponta da língua as canções da rainha dos baixinhos. Momentos antes da queima de fogos, Xuxa cantou parabéns para Brasília.

Os sertanejos Jorge e Mateus comandaram a festa a partir da meia-noite. Já a baiana Cláudia Leite, ficou responsável por encerrar o evento com muita animação. O público não conseguiu ficar parado.

 

 


 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 
Quando fazemos aniversário, é comum dar presente. Internauta, o espaço é seu, deixe o seu comentário sobre o presente que Brasília merece.

 

Violência:

 

Tati Reis solta a voz na Esplanada

Tati Reis solta a voz na Esplanada

Os católicos assistiram em peso os diversos artistas que passaram pelo palco. A Banda Maranata foi a primeira a tocar na tarde da terça-feira seguida por Tati Reis. Para finalizar as apresentações no palco católico o cantor Jhonny e banda cantou diversas canções do seu CD.

As pessoas sabiam as letras das músicas na ponta da língua e a animação foi total.

 

 

 

 

 

Juscelino comemora: Brasília inaugurada

Juscelino comemora: Brasília inaugurada

O tempo passou e uma comissão foi formada rumo ao local, que anos mais tarde seria o Distrito Federal.  Em 1982 Nomeação da Comissão Exploradora do Planalto Central,a Missão Cruls, que dois anos depois demarca uma área de 14.400 km2 considerada adequada para a futura capital. Esta área ficou conhecida como o “Quadrilátero Cruls”.

 No consultório médico da PMDF (policlínica)  muitas pessoas foram ao stand para medir a pressão arterial e a pressão ocular, dicas sobre câncer de boca e do pulmão fazendo também consultas médicas, realizada por médicos da clínica. As crianças, receberam aplicação de flúor e dicas sobre a escovação correta. Tiago Elias, 7 anos morador do Itapoá que é muito importante cuidar dos dentes. “Aprendi que tem que se cuidar bem dos dentes”, diz Tiago. A expectativa do Sargento Roberto Alves  da Policlínica é que 900 crianças sejam atendidas durante todo o dia. O Sargente disse ainda que no local, foi mostrado como deve ser feito o auto-exame da boca para prevenir câncer de boca.

Paraquedista sobrevoando o céu da capital federal

Paraquedista sobrevoando o céu da capital federal

Palco Católico

Uma resposta to “49 Anos de Brasília”

  1. glauber said

    esse ano foi o melhor de todos foi doido
    de mais curti quase todos os shows mais só não seu pra curti o da claudia leito esperei tanto mais não deu porra mesmo mais ae foi o melhor o paia foi pq eu não asistir o show da claudia leite e as palhaçadas dos lerdos brigando e as facadas ne muito ruim

    o policiamento tava fraco 3 mil pms pra mais de um milhão de pessoas carai muito poco

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: