Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Projeto Cultura nas Cidades valoriza artistas brasilienses

Posted by Da Redação em 7 de maio de 2009

Por Aline Dias e Graciliano Cândido

 

Grupo Liga Tripa durante aprensentação

Grupo Liga Tripa durante aprensentação

No dia 18 de abril, foi lançado o projeto ‘Cultura nas Cidades’, promovido pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. O evento na Torre de TV reuniu 200 artistas locais. Cerca de 15 mil pessoas prestigiaram as apresentações. Durante 28 horas de shows, artistas dos mais variados ritmos musicais se apresentaram nos palcos montados no gramado.

 

 

 

O evento contou com a presença de 30 bandas. Entre elas estavam Brazilian Blues Band, Amanita, Móveis Coloniais de Acaju e Liga Tripa. As apresentações foram encerradas pela banda Plebe Rude. Sucesso na década de 80, a banda continua sendo muito prestigiada, destacando sempre a importância da cultura local.

Aprogramação agradou os brasilienses e teve uma grande aprovação. Joyce Marra destaca a importância do evento para a capital e chama atenção para a falta de divulgação. “O evento é muito interessante para valorizar a cultura local, mas acho que deveria ter sido mais divulgado para que mais pessoas pudessem aproveitar a programação”, declara Joyce.

 

Afesta marcou o lançamento do projeto ‘Cultura nas Cidades’, promovido pela Secretaria de Cultura. O projeto tem como objetivo a realização de shows de bandas locais nos finais de semana nas 29 regiões administrativas. As bandas a se apresentarem serão indicadas pela comunidade juntamente com os gerentes e conselheiros regionais. O ‘Cultura nas Cidades’ tem por finalidade proporcionar lazer e cultura ao mesmo tempo. Além das apresentações serão realizadas oficinas e debates. Os debates visam o conhecimento dos anseios dos brasilienses e a posterior melhora de atividades.

 

O projeto tem seu início marcado para o dia 9 de maio, com abertura em Itapoã. Em seguida chega a Recanto das Emas, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Águas Claras, Ceilândia e Santa Maria. As primeiras regiões administrativas receberão as apresentações nos meses de maio e junho. Inicialmente marcado para os sábados, o ‘Cultura nas Cidades’ acontecerá aos sábados e domingos, de acordo com a característica de cada cidade. O secretário-adjunto de Esportes, Hebert Félix, afirma que existe a possibilidade de parceria entre as secretarias para integrar o projeto ‘Esportes nas Cidades’ ao ‘Cultura nas Cidades’. Segundo Félix, essa junção poderia melhorar o projeto e transformá-lo numa festa com dimensão e impacto maiores ainda.

O Gramado da torre de TV foi tomado pelos espectadores

O Gramado da torre de TV foi tomado pelos espectadores

Inovação do projeto ‘Platéia’ realizado em 1980, o ‘Cultura nas Cidades’ é uma iniciativa que promete sucesso. Amaioria dos artistas concorda que já era hora de criar algum projeto que os valorizasse. O Liga Tripa é um grupo de rua que toca em bares noturnos, casamentos e até mesmo dentro do ônibus. Com dois discos gravados e o terceiro em fase de produção, os brasilienses não escondem a insatisfação com o pouco reconhecimento do trabalho. “O artista de Brasília não é valorizado, se quiser fazer sucesso, o segredo é sair da cidade”, afirma o integrante Sérgio Duboc. Segundo a banda, as reclamações dos artistas da cidade contribuíram para a implantação do projeto. O grupo aprova a iniciativa, mas acha que a cultura deveria ser mais valorizada pelo governo. Abanda pretende continuar cobrando o governo para que a cultura seja incentivada. Enquanto isso se coloca a disposição para participar de novos eventos. “Se nos chamarem, a gente toca”, diz o integrante.

 

 

 

Veja as próximas apresentações

Maio

Dia 09 (sábado) – Itapoã

Dia 17 (domingo) – Recanto das Emas

Dia 23 (sábado) – Samambaia

Dia 31 (domingo) – Fercal, Sobradinho

Junho

06 (sábado) – Núcleo Bandeirante

Dia 14 (domingo) – Águas Claras

Dia 20 (sábado) – Ceilândia

Dia 28 (domingo) – Santa Maria

Conteúdo relacionado:

Giro pela cidade: Preparativos para o aniversário de Brasília

Anúncios

Uma resposta to “Projeto Cultura nas Cidades valoriza artistas brasilienses”

  1. deparei-me com algo que á tempo estou buscando sem sucesso mas que agora acabo de encontrá-lo graças a este site.obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: