Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

São Paulo ficou pequena…

Posted by whalleszarur em 13 de maio de 2009

Por WhallesZarur

 

Alunos da Anhaguera chegam ao estado de São Paulo, Local: Hopi Hari

Alunos da Anhanguera chegam ao estado de São Paulo, Local: Hopi Hari

São Paulo ficou pequena para a alegria e irreverência dos acadêmicos de Comunicação Social da Anhanguera Jk.

 

PRIMEIRO DIA

Uma pitada de adrenalina e diversão. Com estes ingredientes os estudantes de comunicação social da Anhanguera JK iniciaram seu primeiro dia de viagem, no parque de diversão Hopi Hari em Campinas  São Paulo. Por ser dia das mães, diversas famílias compareceram ao parque nesta data, onde a diversão deu lugar a espera a paciência dos acadêmicos.

Fila para montanha russa dava voltas

Fila para montanha russa dava voltas

 

O tempo aguardando em cada brinquedo durava em média 1 hora. Todavia não tirou o ânimo da excursão vindo de Brasília na qual já havia pegado 14 horas de estrada para estarem ali presentes.

 

Fabiano Lopes, que acompanhou sua namorada, Tatyana Medeiros do 5 semestre de jornalismo, resumiu os brinquedos em uma só palavra: Alucinante.

Fabiano ao lado de sua namorada Tatyana

Fabiano ao lado de sua namorada Tatyana

“Assim que chegamos fomos para a montanha russa, chegamos às 11:10 e ficamos na fila até às 12:30, mas valeu a pena, o parque é legal, isso é o mais importante”.

Vários eram os brinquedos disponíveis para o lazer de quem ali estava, inclusive a Torre Eifiel, um dos mais emocionantes, com cerca de 3 segundos de queda livre.

Entretanto o horário marcado para ir embora era às 16 horas, e como foi tempo foi curto a grande maioria das pessoas foram no máximo em 5 brinquedos, pelo fato das filas estarem grandes e o tempo ser curto.

Abaixo você poderá conferir um vídeo exclusivo da descida do grupo na montanha russa.

Fica aqui registrado que alguns integrantes da excussão não foram ao parque, preferiram passear pela cidade de Campinas, enquanto o outro grupo se divertia no Hopi. Todavia um grupo com os professores abandonaram o ônibos da excursão, deixando alguns estudantes na parada porque não cabiam todos num só carro.  Em seguida foram de vã para Hotel em São Paulo.

SEGUNDO DIA

Futuros jornalistas visitam sede do Jornal Folha de SP

Futuros jornalistas visitam sede do Jornal Folha de SP

 

O segundo dia começou com muito trabalho e visitas para o grupo. Integrantes da excussão estavam ansiosos pra conhecer o dia a dia da profissão na qual escolheram para suas vidas.

Os futuros jornalistas conheceram a redação do jornal Folha de São Paulo, um dos maiores do país e de maior circulação. Ao chegarem na redação puderam vivenciar na pele como funciona o dia a dia de um jornalista do meio impresso.

Por ser uma das maiores empresas jornalísticas do Brasil, o jornal oferece diversos subsídios aos seus funcionários, o que empolgou bastante aqueles que ainda irão entrar na área. Quem trabalha no local pode ter oportunidade de crescer bastante, tendo cursos de língua estrangeira pagos, pós graduação até mesmo a própria graduação. O Folha é um dos únicos ógãos de impressa no Brasil que não exige diploma para trabalhar no local, ou seja, a pessoa não precisa ser jornalista. Lá se encontra desde um médico a um economista. O jornal considera que para falar de um determinado assunto um médico, por exemplo, saberá escrever melhor sobre saúde que um jornalista diplomado.  

Alyne Celia Pontes, estudante do segundo semestre de jornalismo, gostou bastante da organização no que se refere aos setores do jornal. “Os setores são organizados, lugares específicos para darem palestras aos seus funcionários, mas as mesas são o inverso, totalmente bagunçadas,” brinca Aline.

Fundado em 19 de fevereiro de 1921 com o nome original de Folha da Noite por Olival Costa e Pedro Cunha, o jornal foi comprado na década de 1960 pelos empresários Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho, quando o mesmo foi rebatizado.

ENQUANTO ISSO…

Parte da excussão na agência Agnelo

Parte da excussão na agência Agnelo

 

Enquanto um grupo estava no jornal Folha de São Paulo, turmas de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas estavam na renomada agência Agnelo Pacheco. Lá os alunos puderam conferir de perto todo processo de criação, desde seu briefing até o momento em que está pronta.

O supervisor de criação Guto passou um pouco de seu conhecimento aos acadêmicos. Segundo ele um grupo unido é fundamental para o trabalho fluir da melhor forma possível. Ele procura fazer isso com seu grupo de trabalho , com que todos trabalhem juntos para deste forma o processo de criação possa ser bem maior.

Na empresa viram que os obstáculos surgem em qualquer lugar na vida, mesmo numa grande empresa como a Agnelo. Caso isso aconteça aí entra ainda mais a criatividade. Poucos recursos em caixa faz com que tenham que pensar mais ainda. São nos momentos de dificuldades que surgem os grandes caracteres.   Para a estudante de Publicidade Marciana Mota estar nesta agência foi muito importante. Ela não conhecia como funcionava a prática.  Segundo ela, o interessante é a união e o trabalho em equipe que realizam. “Gostei muito da lição da caixa de fósfaro, onde uma caixa sem os fófaros não são nada e o mesmo são os palitos, que sem a caixa não conseguem ascender nenhuma chama”. Assim deve ser, um completando o outro, ressalta a estudante que saiu de lá encantada.

À NOITE

Estudantes aguardam para entrar no CQC

Estudantes aguardam para entrar no CQC

 
A noite de segunda era um dos momentos mais aguardados por grande parte da excursão que foi rumo à capital paulista: Visita a Rede Bandeirantes de Televisão, mais especificamente ao programa CQC, hoje um dos principais da emissora. Custe o que Custar foi vencedor de vários prêmios no ano de 2008 e, na sua curta trajetória de pouco mais de 1 ano, é um dos principais humorísticos do país. Vale ressaltar que ao mesmo instante em que se faz humor, o programa é jornalístico, um formado moderno até então desconhecido no Brasil. Pouco mais de 20 horas todos já estavam na porta aguardando ansiosos a entrada no local. A espera de 1 hora não foi suficiente para tirar a empolgação de todos que queriam conferir de perto como é feito o programa.
 
 
Pontualmente às 21:20 liberam a entrada na rede Bandeirantes, onde todos ficaram aguardando numa ante-sala a entrada para o Studio que estava sendo preparado para apresentação do programa que vai ao ar todas as segundas de 22:00 às 23:50 na rede BAND.

 

 

Estúdio do CQC na BAND

Estúdio do CQC na BAND

  Após o término todos ficaram felizes em acompanhar 2 horas de programa.Sandra Rebouças gostou muito do programa por ser dinâmico, diferente e atraente,  suprindo todas suas expectativas. O pico da toda a excussão foi de fato conhecer e saber como é o programa ao vivo. “Só faltou irmos ao Jô Soares, para completar a viagem”, ressalta Sandra na qual a priori a produção e a organização da viagem havia marcado, entretanto acabou sendo cancelado.

Não foi apenas a Sandra que considerou o programa como um dos melhores locais de visitação. Praticamente unimidade entre os acadêmicos, estar na BAND e ver um programa inovador como o Custe o Que Custar foi ressaltado por todos.

 

” O CQC é diferente, um programa ao vivo, sem sombra de dúvida foi o melhor de todos os locais” – Sonaly Ferreira (Segundo Semestre de Jornalismo)

“Uma experiência incrível. Sempre acompanho os programas de casa ,e poder estar ali na platéia vendo tudo de perto foi realmente maravilhoso”- Cristiane Matos (Quinto Semestre de Jornalismo)

Estudantes na sede da BAND em São Paulo

Estudantes na sede da BAND em São Paulo

 

” Isso tem que acontecer mais vezes, porque de fato faz com que acrescentemos bastante ao nosso conhecimento acadêmico, que nessas horas vemos que ultrapassa as salas de aula. Sem sombra de dúvida, indo o CQC vimos o que em sala de aula ficariamos bastante tempo para aprender, parabéns à todos pela viagem”  Fábio Silva ( Sétimo Semestre de Relações Públicas)

A noite encerrou com uma foto e o desejo de todos estarem exercendo sua profissão em uma grande empresa de comunicação, como a própria Bandeirante. Satisfeitos, todos puderam colocar na bagagem uma experiência inédia na vida de cada um.

 

 

 

TERCEIRO E ULTIMO DIA

Estudantes se distraiam enquanto o ônibos não chegava

Estudantes se distraiam enquanto o ônibos não chegava

 

Após uma segunda repleta de atividades, a manha de terça-feira foi tranquila, onde todos tiveram tempo para arrumar as malas de volta rumo à capital federal. Todavia um contratempo surgiu, fazendo com que  os estudantes pudessem esperar por mais de 2 horas para irem embora. O Check Out, marcado para o meio dia aconteceu,no entanto o ônibos que deveria chegar no mesmo horário, só apareceu às 14 horas, fazendo com que todos ficassem esperando e sem almoço.

 

 

 

  À TARDE

Alunos em frente ao MASP

Alunos em frente ao MASP

 

Após a longa espera, para fechar a presensa da Anhanguera JK na capital paulista, a tarde foi marcada por visitas a museus e lugares históricos na capital bandeirante. O primeiro foi o Museu de São Paulo, o MASP – Museu de Arte de São Paulo – , onde lá os estudantes puderam conferir diversas obras de arte a aprimorarem sua cultura.  O MASP foi inaugurado em 2 de outubro de 1947 por Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários e Emissoras Associados e pelo professor Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte na Itália, recém chegado ao Brasil.
O MASP é também música, cinema e palestras. Os dois auditórios projetados por Lina Bo são um espaço múltiplo para essas atividades.

 

________________________________________________________________________________________________________

Estudantes de jornalismo na frente da Estação da Luz em São Paulo

Estudantes de jornalismo na frente da Estação da Luz em São Paulo

 

Logo em seguida, para fechar a passagem por São Paulo, todos foram a estação da Luz. O local, é uma estação de trem localizada no bairro da Luz. Foi construída no fim da século XIX com o objetivo de sediar a recém-criada Companhia São Paulo Railway, de origem britânica, assim como de se constituir na parada paulistana de sua linha ferroviária, a qual ia de Santos, no litoral do estado, a Jundiaí, no interior.

Aqui encerramos esta viagem, como último ponto de parada.

Sem sombra de dúvida todos que lá estiveram levam para suas casas uma bagagem em dobro, além de suas tradicionais malas levam a bagagem da experiência que só conhecendo e vendo o dia a dia de suas profissões é que saberão de fato como tudo funciona.  Para Rodolfo “Grilu” , professor da instituição e um dos responsáveis da ida à São Paulo, a viagem foi muito proveitosa e durante os três dias o estudantes puderam passar por momentos bem agradáveis. “Apesar de pouquíssimos contratempos, a viagem foi fantástica. São Paulo é uma cidade incrível e os alunos aproveitaram muito. O cansaço foi algo presente durante toda a viagem, mas mesmo assim aproveitamos do início ao fim!”.

A equipe do Blog Notícias de fato agradece à todos que foram a esta excursão, as entrevistas e colaboração. Ressaltamos que todos os lados da viagem foram mostrados, tanto coisas boas quanto os erros, para que eles possam ser corrigidos e desta forma não serem repetidos nos roteiros vindouros. Despedimo-nos nesta matéria desejando à todos estes futuros profissionais muito sucesso e que suas carreiras possam ser consolidadas com muita satisfação e realização profissional.

Nossa equipe trás uma galeria para o leitor acompanhar todos os instantes desta viagem.

GALERIA

6 Respostas to “São Paulo ficou pequena…”

  1. ROSE LOPES said

    MUITO CONTAGIANTE E FICO FELIZ EM VER QUE JOVENS SE INTERESSAM PELO FUTURO, QUEREM SER ALGUÉM NA VIDA E NÃO ESPERAM CAIR DO CÉU A OPORTUNIDADE, ESTÃO CORRENDO ATRÁS.
    PARABÉNS!

    Curtir

  2. Ana Paula said

    Oiiie,
    Poooxa, muito boa a matériaa!
    Vocês estão de parabéns!
    O Blog ta ótimo!

    Curtir

  3. Lu said

    Muito legal o blog! Parabéns pela cobertura Whalles!!!
    Desejo aos futuros jornalistas muito sucesso nessa caminhada .
    Que a verdade e a seriedade na profissão sejam uma constante .
    Beijosss

    Curtir

  4. Galera, foi otemooo estar na presença de todos! Pena que muitos não curtiram juntos! Mas Valeu!
    Abração!

    Curtir

  5. Tatyana Medeiros said

    Parabéns Walles!

    A cobertura ficou show.

    Curtir

  6. Arianne Lima said

    Olá, tô passando para dizer que ficou ótima a máteria. Essa viagem foi o bixo, hen!!! Muitas emoções e boas recordações….
    Parabéns pelo blog que está show.

    Bjão, anne.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: