Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Gincana do Centrão agita estudantes

Posted by Da Redação em 27 de maio de 2009

Por Graciliano Cândido

Foto: Graciliano CândidoEssa semana os estudantes das 28 equipes da gincana do Centrão no Guará II saíram da sala de aula para aprender sobre cidadania na prática. Com o tema “Viver com cidadania é viver com harmonia” 1400 estudantes do Ensino Fundamental e Médio dos turnos matutino, vespertino e noturno participaram de diversas atividades para a tradicional gincana do Centrão e também tiveram como objetivo realizar um trabalho voluntário a diversas instituições de caridade da cidade que lidam tanto com crianças ou idosos. Durante a semana os estudantes fizeram visitas às instituições para conhecer o trabalho de cada uma e identificar as dificuldades. Para a diretora da escola Socorro Paixão é muito importante eles visitarem as instituições, pois eles aprendem muito. “Eles tem que ter consciência da importância do trabalho voluntário”, observa a diretora. As atividades fazem parte do conteúdo programático da escola e os estudantes podem aprender na prática valores como: respeito, caridade, fraternidade, gentileza, solidariedade, paz, união, honestidade, entre outros.

A professora Cândida Vieira madrinha da equipe Czares explica que a gincana é de fundamental importância para trabalhar a interdisciplinaridade e assim abordar todos os componentes curriculares. A estudante da 7º série Vanessa Ferreira da equipe Voluntários, está aprendendo muito a lidar com outras pessoas e a união entre os colegas. “A gincana ajuda muito para se relacionar melhor com as pessoas”, afirma Vanessa.

Tarefas

A gincana realiza diversas tarefas e cada uma delas vale uma pontuação diferenciada, assim como para a avaliação do estudante que pode receber até dois pontos na média escolar. As equipes disputam entre si e ao final a melhor equipe é premiada. Os estudantes tiveram que aprender locução de rádio. Na escola existe uma rádio interna, a Rádio Ação há mais de cinco anos e uma prova foi criada para utilizar essa ferramenta de comunicação. Foi feito um programa de rádio falando sobre cada valor proposto com todas as características de uma rádio tradicional com muita música e entrevistados.

Pensando na preservação da natureza, as estudantes Juliete Sousa, Luana Rodrigues e Janaína Cristian abusaram da criatividade e construíram roupas recicláveis. Inspiradas na TV, as jovens desenharam dois vestidos que tiveram como matérias-prima sacos de lixo, jornais, revistas, miçangas e TNT. Os vestidos demoraram três dias para ficarem prontos, pois as estudantes se reuniram somente depois da aula. “O vestido de saco de lixo deu mais trabalho por causa dos detalhes”, conta Juliete Sousa. Luana e Janaína, sabem muito bem a importância em utilizar materiais recicláveis para a preservação do meio ambiente.

A quinta-feira foi a vez das disputas esportivas. Futebol, vôlei, basquete e pique bandeirão foram alguns dos esportes da competição do dia.

As três primeiras equipes da gincana serão premiados. Para o primeiro lugar a diversão é em um Hotel Fazenda, onde todos os componentes da equipe poderão andar a cavalo, tomar banho de rio e ter um contato direto com a natureza. Quem ficar em segundo lugar, vai visitar um clube e o terceiro lugar ganha uma rodada de sorvete. Se depender do otimismo de Carolina Moura e Sebastião Junior da equipe Czares a equipe sobe ao topo do pódio. “Eu aprendi que a união faz a força e se todos se unirem a gente ganha” diz Carolina. Junior considera importante o respeito com o adversário independente da competição.

Festa Junina

A grande festa junina do Centrão acontece no próximo dia 06 a partir das 17hs. A entrada é feita mediante a compra de um jogo com três cartelas de bingos que estará concorrendo a um MP4, um DVD Karaokê e uma bicicleta.

A festa junina da Regional de ensino acontece na próxima sexta-feira dia 05, na sede da regional na QE 38 e a entrada é franca.

Serviço:

Centro Educacional 03 do Guará (Centrão)

Endereço: EQ 17/19 Guará II

Telefone: 3901-3701

Veja imagens da gincana

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

4 Respostas to “Gincana do Centrão agita estudantes”

  1. millena said

    Ja estudei ai no centrão e a escola continua a mesma batante animada. Gostei bastante.
    PARABÉNS pa todos vocês.

    Millena Martins

    Curtir

  2. […] Comentários Hugo Gonçalves Ferreira em Paula Fernandes, a mineira de Sete Lagoas conquistando o BrasilTitio Dracon em Festival na Ceilândia promove o encontro do Rock com a Cultura PopularParóquia São Pedro se prepara para a Pentecostes 2009 « Notícias de fato em Católicos esperam a Pentecostes 2010Católicos esperam a Pentecostes 2010 « Notícias de fato em XVI Congresso Eucarístico comemora os 50 anos da Arquidiocese de Brasíliamillena em Gincana do Centrão agita estudantes […]

    Curtir

  3. Adão aparecido Istruder said

    A felicidade é a gente mesmo que constrói,como é bom participar de atividades com alegria !

    Curtir

  4. Samila Tais said

    foi se o tempo dessa escola,ela ja fooooi muito boa mas agora ta uma merda essa diretoria ta uma porcaria essa gorda da socorro a hipócrita da silvana e a vaca da michella realmente a diretoria não presta mais só gentinha estupida e baiixa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: