Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Vicente Píres vira região administrativa

Posted by whalleszarur em 1 de junho de 2009

Por Whalles Zarur
Cidade hoje abriga 70 mil pessoas

Cidade hoje abriga 70 mil pessoas

 

Enfim independente. Após quase 20 anos uma ansiedade da população do setor habitacional Vicente Píres foi atendida:  a criação de sua administração própria. A trigésima RA foi aprovada no mês passado pela Câmara Legislativa do DF e sancionada na última terça-feira, dia 26 de maio, pelo governador José Roberto Arruda.
Durante a solenidade que aconteceu numa tenda armada na feira do produtor, Arruda prometeu que junto com a criação da RA, a infra-estrutura também virá para os moradores do local, inclusive a aceleração do processo de regularização da cidade. O setor habitacional que envolve Colônia Agrícola Samambaia e Vila São José, tem hoje  70 mil habitantes. A cidade já sofre com a falta de estrutura própria. Como não tem galerias pluviais, moradores e motoristas sofrem, principalmente durante o período chuvoso. Segundo o secretário de Obras Márcio Machado este problema pode acabar em breve. “Nós já estamos com o projeto pronto, e se tudo correr bem em 15 dias iremos lançar no diário oficial a licitação para começarmos com as galerias pluviais”, ressaltou Machado presente no evento.
A iluminação ainda é precária no local, todavia a CEB – Companhia Energética de Brasília -, já de imediato entra na cidade com a iluminação definitiva. “A partir de agora, de hoje, a CEB já entra com a iluminação no local e o sistema de esgoto que já começou”.
Água da rua 3, em Vicente Píres, escoa para EPTG

Água da rua 3, em Vicente Píres, escoa para EPTG

Eldilene Gomes, moradora da rua 3, comemorou a notícia. A rua é uma das que mais sofre pela falta da galeria de águas pluviais. Toda água das ruas 8, 10, 12, até mesmo de Taguatinga, escoam para o local. “Quando chove, aqui fica praticamente intransitável, já vi água derrubar muros, até casas inteiras aqui”, conta a moradora.

 

 

FACILIDADE

O que antes tinha que ser resolvido em Taguatinga, com a criação da nova administração os problemas poderão ser resolvidas na própria cidade. Para tirar o alvará comerciantes tinham de ir na praça do relógio, a 30 RA vai suprir esta deficiência. Segundo o Deputado Charles, propositor da criação da nova região administrativa, a maioria do comércio na nova cidade é informal, justamente por moradores não terem no local um lugar onde possam regularizar sua situação. “A partir de agora vai ajudar até mesmo no processo de regularização. Haverá um interesse maior. A grande alegação para não regularizar a cidade é a questão ambiental, com a 30 RA isso será resolvido, a administração será mais presente”.

O deputado Charles conversou com nossa equipe e afirmou que ao invés de ter gastos a nova composição no quadro de funcionários do local vai gerar é renda para o setor. Abaixo você pode conferir uma entrevista exclusiva com o Deputado Charles sobre a criação da trigésima RA.

Clique e confira o aúdio

Sobre a regularização o governador fez dois agradecimentos ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um deles no que se refere a regularização e o empenho do governo federal em resolver a questão definitiva do setor.

Lucia Carvalho, gerente Regional de Patrimônio da União, adiantou que o processo está bem adiantado e até o próximo mês as terras deverão estar na posse do GDF.

Governador Arruda concede entrevista a nossa equipe

Governador Arruda concede entrevista a nossa equipe

Questionado por nossa equipe sobre os preços da futura regularização, o governador Arruda não se ateve a valores, disse apenas estar em estudo e que moradores poderão ficar despreocupados quanto aos valores, serão baixos. Adiantou que aqueles de baixa renda, com menos de três salários não terão custo algum de sua regularização.

Abaixo você confere uma entrevista exclusiva com o governador Arruda.

Clique e confira

NOVO ADMINISTRADOR

 O governador manteve o gerente regional da cidade, Alberto Meireles, que está à frente dos trabalhos desde 2007. Agora o novo administrador de Vicente Píres terá muito trabalho e prioridades pela frente. “Vamos continuar mantendo nosso trabalho, são muitas coisas para serem feitas e nossa prioridade será a regularização para termos as obras definitivas”, conta o novo administrador. Arruda ressaltou que fez a vontade do povo ao manter Meirelles à frente dos trabalhos na cidade, já que é morador do local há 18 anos e conhece bem as necessidades da nova cidade.

O novo administrador também foi ouvido pelo DF em Foco, confira abaixo a entrevista.

Clique e confira

O morador pode procurar sua administração que por enquanto funciona no mesmo local que fica a ARVIPS – Associação dos Moradores de Vicente Píres -, para ter seus problemas resolvidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: