Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Vem ai o rádio digital

Posted by Da Redação em 9 de junho de 2009

Por Graciliano Cândido

Foto: Graciliano CândidoO sinal da TV digital já é transmitido em diversas capitais brasileiras, agora é a vez do rádio. Durante o 25º Congresso de Radiofusão realizado em Brasília entre os dias 19 a 21 de maio, um dos pontos centrais dos debates foi a chegada dessa nova tecnologia. Os testes já foram feitos desde o final do ano passado em São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Porto Alegre tanto em emissoras AMs como FMs.

 


 

O resultado  dos testes foi satisfatório como diz o assessor técnico da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) Ronald Barbosa. “Percebemos que o sinal digital chega mais longe e com melhor qualidade, especialmente no caso das transmissões em FM”, destacou. O assessor técnico diz que o modelo americano, conhecido como HD Rádio é o mais adequado para o país, porém para as AMs o sinal precisa ser aprimorado.

Durante o Congresso, o Ministro das Comunicações Hélio Costa assinou uma portaria colocando em consulta pública as diretrizes do novo sistema. Dentro de 180 dias, ou seja, até o mês de novembro de 2009 os detentores do sistema americano e europeu, farão a apresentação da proposta técnica, assim como aconteceu no surgimento da TV digital no país. O presidente da Abert Daniel Slaviero disse que a partir da assinatura do ministro, a definição do sistema a ser utilizado pelo país está mais perto para concluir. Slaviero, ressaltou ainda que o Brasil pode contribuir no sistema de rádio já existentes nos Estados Unidos.

De acordo com Daniel Slaviero, o rádio digital vai contribuir para aumentar o número de ouvintes nas rádios AMs que atualmente está com a audiência reduzida. Um dos grandes problemas das rádios AMs são as interferências que os ruídos urbanos causam. “O rádio digital vem ajudar para que o rádio AM continue tendo toda essa força que tem atualmente”, completa.

Futuro do Rádio

Daniel Slaviero: o rádio digital vai contribuir para aumentar o número de ouvintes nas rádios AMs

Daniel Slaviero: o rádio digital vai contribuir para aumentar o número de ouvintes nas rádios AMs

O presidente da Abert (foto) foi questionado sobre a vida útil do rádio e ele não teve dúvidas e disse que não há a possibilidade do rádio acabar decorrente das novas tecnologias. “A internet para as emissoras de rádio é sinônimo de oportunidade. O rádio continuará como sempre esteve nos últimos 85 anos, como o principal meio de comunicação de massa do país. A internet pode abrir oportunidades para uma nova comunidade de ouvintes das emissoras de rádio do país”, afirmou Daniel Slaviero. O assessor técnico da Abert, Ronald Barbosa também acha que a nova geração está deixando o rádio de lado. “A juventude, não está reconhecendo mais a mídia rádio, isso por que ele já tem o Ipod, o MP4 que recebe o sinal digital por diversas outras mídias” disse Ronald. As novas tecnologias faz com que uma geração inteira passa a desconhecer o rádio.

 

 

 

Conteúdo relacionado:

Ministério abre chamada pública para rádio digital 

Governo lança consulta pública para Rádio Digital

Governo abrirá consulta sobre padrão de rádio digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: