Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Poeta do Rap Nacional

Posted by Fábio Guedes em 3 de julho de 2009

Foto: DivulgaçãoCom um sólida carreira que já dura 20 anos,  o rapper Genival Oliveira Gonçalves, mais conhecido como GOG prova que é possível fazer Rap com seriedade, adicionando a ele novos elementos da música brasileira sem perder sua identidade. Para comemorar duas décadas de árduo trabalho, GOG lança o DVD / CD ao vivo Cartão Postal Bomba, que além de trazer o melhor do que o cantor produziu em 20 anos, ainda conta com a participação mais que especial de grandes nomes da MPB. O blog Notícias de fato foi conferir o que o Poeta do Rap Nacional tem a dizer.

Por: Fábio Guedes

Notícias de Fato – Olá GOG, é um prazer tê-lo em nosso blog. Pode começar falando como está à receptividade do DVD Cartão Postal Bomba.

GOG – Está sendo ótima, diria que é sucesso de crítica e público.

O Poeta manda seu recado

O Poeta manda seu recado

Notícias de Fato – O lançamento se deu por shows em algumas cidades do DF. Como surgiu essa idéia de espalhar as apresentações pelo DF?

GOG – O objetivo era o de percorrer as comunidades e celebrar, com elas, esse lançamento histórico do hip hop brasiliense.

Notícias de Fato – O DVD conta com a participação de medalhões da MPB, como Maria Rita, Paulo Diniz e Lenine. Em que a musicalidade deles influenciou o trabalho final do show.

GOG – Não só a musicalidade como a experiência profissional deles me ajudou muito. Me trouxe evolução profissional, maturidade e a certeza de inovar sempre.

Notícias de Fato – O show pode ser considerado especial por celebrar 20 anos de carreira. Você chegou a convidar seus antigos parceiros Dino Black, Mano Mix, Tydoz e Japão?

GOG – Sim, convidei todos para assistirem as apresentações. A meu ver, quem gosta, respeita, e é amigo, entende perfeitamente que a decisão nesse momento cabe a mim, com as suas conseqüências, é claro.

Notícias de Fato – Agora você trabalha também com banda, e não somente com um DJ. Como os fãs mais tradicionais têm aceitado essa mudança?

GOG – Todos falam muito bem, alguns dizem que eu renasci. Agora, poucas pessoas não gostaram tanto, mas respeitam. Eu tenho colhido belos frutos dessa decisão.

Os backing vocals reforçam os refrões

Os backing vocals reforçam os refrões

Notícias de Fato – Um dos pontos fortes do RAP é a consciência e você é conhecido pela qualidade e seriedade com que trata as suas, chegando a ser considerado o poeta do RAP nacional. Qual sua opinião sobre os “ditos” gangstar raps, e qual cuidado deve ser tomado ao falar para o público jovem?

GOG – Para mim, cada um cada um. Tenho objetivos, me foco neles, e acho que independente do estilo, se você gosta e acredita no que faz, o caminho  é seguir sempre em frente.

Notícias de Fato – Atualmente você tem tocado bastante pelo Brasil afora, em especial por São Paulo. Há intenção de você trocar o DF pela capital paulista, visto que lá as coisas acontecem com mais facilidade?

GOG – Não. Hoje, consigo conciliar tranquilamente essa questão.

Notícias de Fato – Não é muito fácil encontrar os discos antigos, em especial o Dia a dia da periferia e o Vamos apagá-lo…. Há previsão de que eles sejam relançados?

GOG – Serão todos relançados, e a preços bem acessíveis, ainda esse ano de 2009.

Capa do DVD Cartão Postal Bomba

Capa do DVD Cartão Postal Bomba

Notícias de Fato – Você lançou seu primeiro disco pela Discovery, depois criou seu próprio selo, o Só Balanço, chegou a lançar um disco (das trevas à luz) pelo selo Zâmbia e voltou a trabalhar com o Só balanço. Como é para você trabalhar com seu próprio selo, e quais são as principais vantagens e dificuldades em ser artista independente em tempos de MP3?

GOG – Nunca lancei pela Discovery! Fiz uma parceria com eles, dividimos os custos, não era artista da gravadora, fui um incentivador.

Notícias de Fato – GOG, muito obrigado pela entrevista. Desejamos que você continue com essa força que tem. Pode encerrar deixando uma mensagem para aqueles que apreciam seu trabalho.

Foto: DivulgaçãoGOG – Eu só tenho a agradecer. Nesses vinte e poucos anos de trabalho, vocês me fizerem um ser humano melhor.

Conheça o trabalho do GOG

Veja o vídeo da música O amor Venceu a Guerra, gravado ao vivo em Capão Redondo:

2 Respostas to “Poeta do Rap Nacional”

  1. Tainã said

    Esse cara realmente é incrivel!
    o blog de vcs tambem!
    ABRAÇ!

    Curtir

  2. […] Poeta do rap nacional […]

    Curtir

Deixe um comentário

 
