Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Entorno sofre com a falta de infra estrutura

Posted by Da Redação em 11 de julho de 2009

Por Graciliano Cândido

Foto: Graciliano CândidoPara quem mora no Jardim Flamboyant, bairro de Luziânia, estado de Goiás, a cerca de 40 KM do centro de Brasília chuva é sinal de problema. Bastam poucos minutos de chuva para acabar com as estradas. Há mais de 30 anos os moradores sofrem com o descaso das autoridades. Para se ter uma idéia, nenhuma linha de ônibus circula no local, as ruas não são asfaltadas, não possui rede de esgoto e isso afeta diretamente a saúde dos moradores que lotam os pronto socorros da cidade.

Algumas ruas são intransitáveis, tanto por veículos como por pedestres. Em alguns pontos, a profundidade das crateras é tão grande que cabem facilmente um caminhão. O buraco corta todo o bairro e tem cerca de 500 metros de comprimento o que dificulta o acesso de serviços necessários, como viaturas, carros de bombeiros e ambulâncias.

Para atravessar de um lado para o outro da rua, os moradores improvisaram uma pequena ponte, feita com um pedaço de madeira de um palmo de espessura, cerca de 20 centímetros. Muitas casas ficam a menos de 10 metros de distância da “boca” do buraco, sendo facilmente engolida a qualquer momento quando vierem novas chuvas.  

Segurança

Entrada do bairro: Posto policial abandonado

Entrada do bairro: Posto policial abandonado (Foto: Graciliano Cândido)

O único posto policial do bairro Jardim Flamboyant região está abandonado. A nossa equipe permaneceu no local por cerca de 4 horas em um determinado dia e não havia nenhum policial no posto. Moradores da região disseram que só é aberto quando os policiais aparecem para fazer blitz na rodovia. O Tenente Crisótono disse que o posto possui uma viatura com dois policiais para fazer a ronda na cidade. Ele justificou a ausência dos policiais, pois os mesmos devem ter saído para fazer a ronda nos bairros vizinhos e atender as ocorrências da população.

Ele informou que no período noturno, não há possibilidade de manter policiais no posto, pois falta efetivo na corporação.

O tenente Crisótono da Companhia Independente da Polísia Militar de Cidade Ocidental desconheceu a falta de policiais e disse que o posto possui uma viatura com dois policiais responsáveis pelas rondas na região ao longo do dia. Ele justificou a falta de efetivo no posto pelo fato de que possam ter saído para atender alguma ocorrência ou fazer rondas comuns. Crisótono disse ainda que apenas no período noturno o posto fica sem nenhum policial, pois não possui efetivo para ficar de plantão.

A população pode fazer as reclamações pela central da PM pelo número 190 ou entrar em contato com a Companhia Independente da Polícia Militar da Cidade Ocidental pelo telefone 3625-1790.

O Prefeito de Luziânia, Célio Silveira, foi procurado pela nossa equipe de reportagem, mas não conseguimos marcar entrevista. Entre 25 de junho à 10 de julho, nossos repórteres entraram em contato por telefone em horários aleatórios para tentar marcar uma entrevista para que o prefeito falasse sobre os problemas na região, mas em nenhum momento conseguimos contato com o prefeito ou algum assessor de gabinete.

Veja imagens do local e depoimento com moradores

Telefones úteis

Secretaria de Desenvolvimento Urbano 3906 3059

Secretaria de Promoção Social 3906 3626

Secretaria de Educação 3906 3506

Secretaria de Saúde 3906 3618

Secretaria de Cultura 3906 3148

Secretaria de Agricultura e Meio ambiente 3906 3115

Secretaria de Administração e Finanças 3906 3082

Secretaria de Indústria e Comércio 3906 3638

Prefeitura de Luziânia 3906 3080/ 3081

Prefeitura Municipal de Luziânia – GO http://www.luziania.go.gov.br/

Conteúdo Relacionado:

Operação da Força Nacional no Entorno do DF registra 15 prisões e apreensão de armas

Força Nacional começa a atuar no Entorno do Distrito Federal

Anúncios

2 Respostas to “Entorno sofre com a falta de infra estrutura”

  1. […] enfrentam. A nossa equipe foi até o local no mês de julho e constatou diversos problemas, clique aqui e veja a reportagem completa. Depois de cinco meses que a nossa equipe foi até o local, os […]

    Curtir

  2. […] Em entrevista em meados de fevereiro deste ano, a vereadora Edna Santos, garantiu que as obras seriam iniciadas no máximo em 60 dias. “Depois do asfalto, não vou medir esforços para colocar linhas de ônibus no bairro”, disse em entrevista. Ela acrescentou ainda que as ruas beneficiadas com o asfalto no Jardim Flamboyant seriam as seguintes: Rua da Unidesc, Copacabana, Ipiranga e Guanabara. (Clique aqui e veja a situação há exatamente um ano). […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: