Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Jovens disputam gincana empreendedora

Posted by Da Redação em 1 de outubro de 2009

Por Graciliano Cândido, enviado especial à Ponta Grossa – PR

Foto: Graciliano CandidoNo último fim de semana (26 e 27) mais de 120 jovens de diversas escolas de Ponta Grossa se reuniram para participar da III edição do Nexação. O evento é realizado pelo Núcleo de jovens estudantes de Ponta Grossa da Associação Junior Achievement Paraná. O repórter Graciliano Cândido embarcou para a cidade curitibana com exclusividade com o apoio do ALUB CONCURSOS e traz a cobertura completa do evento.

A nosso repórter chegou em Curitiba às 21:30hs de sexta-feira (25), e logo embarcou com destino à  Ponta Grossa, cidade a 117 KM da capital e com 315 mil habitantes. Depois de duas horas de viagem, chega a rodoviária da cidade. Às 00:45, os termômetros marcavam 10ºC e o vento forte aumentava a sensação de frio.

Sábado

As atividades começaram bem cedo. Às 07:15 da manhã, a coordenação do núcleo se reuniu em uma panificadora. Aproveitaram para conversar e trocar experiências entre pessoas de outros estados. Líderes de Curitiba, Rio de Janeiro e Bahia estiveram presentes no bate-papo que teve a duração de cerca de meia hora.

NEXA

Em todos estados do Brasil existe o NEXA – Núcleo de Ex-Achievers (núcleo de ex-estudantes). O núcleo concentra ex-estudantes que participaram dos programas da Associação Junior Achievement, ONG americana que tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escolas. Os programas abrangem desde o ensino Fundamental ao Universitário. Cerca de 300 mil jovens recebem gratuitamente os programas anualmente em todo o país.

Depois do café da manhã, os 16 jovens embarcaram no ônibus que estava à espera para fazer um passeio pela cidade. O destino foi Vila Velha que fica na região industrial de Ponta Grossa, local onde concentra uma rica gama de espécies da fauna e da flora do estado. Veja a matéria completa da visita em Vila Velha clicando aqui.

As atividades não param, depois do almoço, o ônibus com a coordenação do evento seguiu para o Clube Copel em Ponta Grossa, onde foi realizado toda a gincana. Às 14hs, os cerca de 120 jovens foram recebidos no Clube onde foi apresentado toda a programação do evento e as tarefas de cada equipe. 

Garota Executiva

Rafaela Goebel, recebe a faixa

Rafaela Goebel, recebe a faixa

A primeira prova da tarde, foi a escolha da Garota Executiva. As sete jovens, aproveitaram para se arrumar e fazer bonito no tapete vermelho. Mas, não foi apenas beleza que os jurados levaram em consideração. Traje, comunicação e postura também foram observados.

Rafaela Goebel foi a ganhadora da prova, a ponta-grossense, apresentou como produto uma mochila e convenceu os jurados. A estudante, ficou muito feliz com o resultado. “O pessoal e me deu muita força”, afirma Rafaela contente. Ana Cláudia Baumel Mongruel, 15, não teve a mesma sorte. Ela conta que o produto não ajudou para que ganhasse a competição. Na passarela, não teve dificuldade. “Nervosa a gente sempre fica, mas foi tranquilo”. Ana Cláudia apresentou um marcador de página.

A prova para a produção de um avião de papel foi onde os jovens puderam desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe. Desde a construção do avião, até pensar nos diferenciais de mercado foi necessário o entrosamento entre os componentes da equipe. Durante a apresentação do produto, os jurados não perdoavam e argumentavam a cada afirmação feita pelos participantes. Teve um grupo que não prestou atenção nas regras da prova e disse que  o diferencial da aeronave seria o combustível, água. Logo os jurados debateram e disseram que não era possível abastecer um avião de papel com água, pois iria estraga-lo.

O objetivo da prova foi desenvolver o poder de argumentação dos jovens e de persuasão para que o produto pudesse ser vendido.

Próximo da noite, iniciou o show de talentos, onde os representantes de cada equipe se apresentavam no palco. Teve grupos que dançou, outros cantaram, tocaram teclado e teve espaço até para encenar uma pequena peça teatral.

Festa Anos 60

Foto: Graciliano CândidoPara encerrar as atividades do dia, teve uma grande festa anos 60. A maioria não perdeu tempo e aproveitou para se caracterizar. Ao longo do salão, as meninas vestiam vestidos de bolinhas, lenços na cabeça e usavam óculos e luvas. Já os rapazes, preferiram as jaquetas de couro, e sapatos. Os mais empolgados usavam perucas.

A banda Solenóides, ficou responsável para fazer uma retrospectiva de músicas antigas. As músicas de época embalaram a festa, com direito a canções do Rei Roberto Carlos.

Domingo

O último dia de evento teve diversas provas. As equipes se dedicaram ao máximo para conquistar mais pontos e levar a melhor na disputa. Durante todo o dia teve cinco provas: Ilha empreendedora, caixa mágica, o empreendedor, corrida maluca.

No final do domingo, a hora mais esperada chegou, o resultado do evento. A equipe Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ganhou a disputa. Como premiação, os componentes do grupo visitarão uma empresa em Curitiba para conhecer a rotina de uma grande corporação.

Veja as reportagens veiculadas na RPC TV Globo

Veja fotos do evento e da cidade

Este slideshow necessita de JavaScript.

6 Respostas to “Jovens disputam gincana empreendedora”

  1. Alvino said

    HIUASHAUIHSUIAHSAS, nem acredito que eu li tudo isso *-*
    ficou demaaaais Graciliano 😀 muito boa a reportagem, abraços.

    Curtir

  2. Jonathan said

    Uhuuuuuuuuuuuuuuuul, é NEXA.
    Até hoje, quase uma semana depois do evento só recebo elogios *-*
    Muitoooooooooooooooo boua aa reeportagem, dá vonate de leer IEOAIEOIAOEIAOIEA
    Paraeeeeebs pela reportagem, e aa todos pela atuação no evento.

    Curtir

  3. Nathanna Fábia said

    Parabéns aos jovens empreendedores do NEXA – Ponta Grossa, demostraram grande potencial ao criar, organizar e executar um evento desse porte.
    Quanto mais atividades tivermos para estimularmos o espírito empreendedor dos jovens, mais cases de sucesso teremos no Brasil. O ALUB mostrou que tem uma visão de futuro ao patrocinar a ida do NEXA-DF, meus parabéns também a essa empresa.
    Uma excelente matéria.
    Espero que no NEXA-DF também possa realizar eventos como esses, pois potencial a garotada tem, só basta o incentivo.

    Curtir

  4. Alana said

    Parabens ao NEXA PG que fez um evento liiindo
    e ao Graciliano pela reportagem…
    Com certeza vai ficar gravado em nossas mentes!!

    Curtir

  5. […] Jovens disputam gincana empreendedora […]

    Curtir

  6. Juliane said

    Parabéns Graciliano, você mostrou Ponta Grossa de uma forma diferente,mais empreendedora e preocupada com crescimento próprio e econômico da cidade.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: