Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Comitiva de artistas visita lideranças dos partidos na Câmara para aprovação da PEC da música

Posted by Edson Porto em 21 de outubro de 2009

Por Edson Porto

Artistas e representantes da indústria fonográfica articulam com as bancadas dos partidos pela aprovação da PEC 98/07

Uma comitiva de artistas desembarcou hoje na Câmara dos deputados para solicitar o apoio das bancadas dos partidos na aprovação da PEC 98/07 (Proposta de Emenda à Constituição), que prevê a imunidade tributária para CDs e DVDs. Por volta das 10 da manhã os músicos e representantes da indústria fonográfica se reuniram com o líder do Partido da República Sandro Mabel (PR-GO) em busca de apoio dos republicanos. Sandro Mabel manifestou seu apoio às reivindicações e se propôs interceder junto à bancada do partido, “O partido da república conta com 45 deputados e creio que não há nenhum problema em aprovar a PEC. É um projeto de fácil aprovação, com certeza não haverá nenhum destaque.” Garantiu o líder do PR.

A comitiva que chegou esta quarta-feira em Brasília e conta com a participação de artistas como Leoni, Eduardo Araújo, Fagner, Pepeu Gomes e George Israel, saxofonista da banda Kid Abelha, tem como objetivo articular com os diversos líderes dos partidos, expor suas necessidades e os benefícios que a PEC da música, como ficou conhecida, pode relegar aos artistas nacionais que sofrem com encargos tributários exorbitantes.

A expectativa é que a proposta diminua 35% dos impostos decorrente sobre os produtos musicais, beneficiando o consumidor e a classe artística como um todo. Carlos de Andrade, Diretor conselheiro da associação brasileira de música independente (ABMI), que representa 115 gravadoras independentes no Brasil, definiu a proposta como uma ação conjunta de produtores, gravadoras e artistas, uma representação completa do setor fonográfico e ressaltou a importância de sua aprovação. “Isso vai promover uma equalização tributária e social no país. Há grandes artistas pagando menos impostos que pequenos artistas e muitos casos de músicos que trabalham na informalidade por conseqüência dos equívocos do setor. Então essa PEC ajudará na equalização e formalização de um setor que representa a identidade brasileira” definiu o representante da ABMI.

Eduardo Araújo, autor de vários sucessos da Jovem Guarda, acompanhava o grupo de artistas durante a reunião. O artista incentivou a união dos músicos e produtores e cobrou investimentos no setor, “É muito importante essa união, pelo menos eventualmente nos reunimos para discutirmos os nossos problemas. O Showbizness é a maio maquina econômica do mundo, mas aqui no Brasil ainda somos pequenos. Os investidores não descobriram esse caminho ainda, esse é um pequeno incentivo frente a tudo que se pode fazer” disse o músico.

O presidente da Câmara dos deputados, Michel Temer, disse que a PEC 98/07 está prevista para ser votada na tarde desta quarta-feira, os artistas permanecem na câmara durante o dia conversando com as bancadas dos partidos a negociar votos para aprovar a emenda.

2 Respostas to “Comitiva de artistas visita lideranças dos partidos na Câmara para aprovação da PEC da música”

  1. A PEC da Música ganha forças a cada dia e o seu blog está ajudando muito.

    Em função da votação de uma Medida Provisória que trancou a pauta, a PEC não foi a Plenário no dia 21/10, conforme previsto. A expectativa é de que seja votada na semana que vem, embora ainda não tenhamos definição quanto à data. Comprometo-me de comunicar assim que houver a confirmação.

    A luta continua! Ainda há tempo de colaborar com a música brasileira, aumentando a divulgação!

    A lista de e-mail de todos os parlamentares está disponível aqui: http://www2.camara.gov.br/deputados/arquivo

    É importante que as pessoas contatem os deputados de seu Estado e peçam que votem a favor da PEC da Música. Informe seus leitores, é muito importante a participação de todos!

    Maiores informações: http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica
    Twitter da PEC: http://twitter.com/pecdamusica
    Twitter do Deputado Otavio Leite (autor da proposta): http://twitter.com/otavioleite

    Curtir

  2. Edson Porto said

    Obrigada Renata. O Notícias de Fato estará acompanhando todo o precesso de tramitção da PEC. Nosso site apoia os movimentos culturais e torcemos pela iniciativa.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: