Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Otacon: Dois dias de Japão na Capital Federal

Posted by Edson Porto em 21 de outubro de 2009

Por Edon Porto

A 3ª edição do festival reúne otakus de todo DF e se firma como a maior feira de cultura pop japonesa da Capital Federal

Na sociedade Japonesa muitas vezes o termo Otaku é utilizado para designar pejorativamente fãs fervorosos que podem levar seus hobbies ao extremo, chegando a apresentar problemas para se socializarem no ambiente que os cercam. Felizmente, não é o caso dos jovens e adolescentes que compareceram na 3ª Otacon, festival realizado na UNIP, 913 sul, nos dias 17 e 18 de outubro. O evento reuniu centenas de pessoas mais preocupadas em se divertir do que qualquer outra coisa. Eduardo Bruce que estava caracterizado de Ronin, uma espécie de samurai desempregado, descreveu o evento como “uma ótima oportunidade pra confraternizar nossos gostos e idéias, sempre com muita diversão”. Nada mais propício.

A 1ª edição da Otacon aconteceu em 2007 e desde então arrebata mais participantes a cada ano. Uma das principais atrações do festival foram os Cosplay, fãs que dão vida aos personagens se caracterizando conforme os seus animes. Jéssica Cantieri estava impecável na sua apresentação da personagem Anya do anime Code Geass e conta-nos que apesar das dificuldades de se produzir um cosplay há um enorme prazer em se lançar nessa tarefa lúdica, lembrando que a qualidade da modalidade em Brasília está aumentando cada vez mais. “Aqui em Brasília tem muitos cosplays bons, gente que se esforça, e dado as proporções a gente tem muita gente esforçada e que não deixa nada a desejar quanto aos outros estados”.

O público estava ansioso para conferir a palestra de Alottoni e Azaghal, os capitães do blog Jovem Nerd, ganhador do Video Music Brasil 2009 como Melhor Blog do Ano, premio outorgado pela MTV.

Otacon 2009 17.10.2009 Foto Edson POrto e Rosana Maria (14)
Breve histórico da cultura pop japonesa

A cultura pop do Japão se espalhou pelo mundo em seu representante mais característico, os animes. Desde a década Otacon 2009 17.10.2009 Foto Edson POrto e Rosana Maria (17)de 50 até meados de 80 quando Osamu Tezuka criou títulos de sucesso como Astro Boy, Kimba e a Princesa e o Cavaleiro, o mundo vem vivenciando a invasão daquele pequeno arquipélago dividido em quatro ilhas. No Brasil a história da interlocução cultural se iniciou primeiras imigrações em 1908, há um século. Mas foi no final dos anos 80 com a publicação de Lobo Solitário que os brasileiros tiveram seu primeiro grande contato com a cultura dos mangás e animes. De lá pra cá editoras de expressão no mercado editorial, e até novas empresas do nicho impulsionadas com o momento dos mangás e animes, tem investido cada vez mais em títulos novos dos tradicionais quadrinhos japoneses.

Anúncios

Uma resposta to “Otacon: Dois dias de Japão na Capital Federal”

  1. Betania said

    É sempre gratificante poder ler sua matéria e ficar por dentro dos conhecimentos. Um grande abraço e muito sucesso!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: