Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Estudantes atuam como microempresários

Posted by Da Redação em 28 de outubro de 2009

Por Graciliano Cândido

Foto Graciliano CândidoA idade pode ser pouca, mas a força de vontade e dedicação torna os estudantes do 2º ano do Ensino Médio empreendedores. Mais de 100 estudantes do Distrito Federal participam do programa Miniempresa da Associação Junior Achievement Distrito Federal. O objetivo do programa é despertar o espírito empreendedor dos jovens ainda na escola.


Os microempresários, colocam a mão na massa literalmente. Ao longo das 15 semanas do curso, é feita pesquisa de mercado para saber o produto mais viável, preço de custo. Depois que os resultados são consolidados, os estudantes escolhem o produto a ser produzido. A partir da venda de ações, é possível comprar os materiais para a produção, pagamento de salário aos funcionários e aluguel de uma linha de produção.

No Colégio Júlia Kubitschek da Candangolândia, sete estudantes administram a Havart SA/E, miniempresa que comercializa havaiana customizada com flores de fuxico. Mesmo com sete componentes na miniempresa, os estudantes não desanimam e produzem por semana quase 10 peças. O presidente da Miniempresa, Breno Braga, 16, conta que são poucos funcionários, porém, a qualidade na produção agrada os clientes. “As pessoas gostam mais das laranjadas com duas flores, pois chamam mais atenção”, afirma Breno.

Bárbara Bueno, diz que o programa vai trazer muito retorno para seu futuro profissional e sabe que está aprendendo muita coisa no mundo corporativo. “Estou conhecendo um mundo empresarial, antes desconhecido”, destaca a estudante.

A executiva da Associação Junior Achievement, Olívia Raunter, diz que o programa Miniempresa é um dos cursos da Associação mais dinâmico e faz com que os jovens adquiram experiência em todo o processo de criação de uma empresa. “Para os alunos, com a vivência prática, além da teoria, é uma experiência que permitirá, no futuro, a possibilidade de criarem seu próprio negócio ou que possam ser bons colaboradores empresariais” avalia Olívia. A Associação Junior Achievement DF, espera atingir 12 mil estudantes nesse ano, abrangendo os programas tanto do ensino fundamental e médio.

Feira de Miniempresas

Jovens viveram a realidade do mercadoNo último sábado, 24, mais de 100 jovens participaram da Feira de Miniempresas realizado pela AJA-DF. Durante o evento, os microempresários viveram a realidade do mercado dentro do Shopping Conjunto Nacional, a concorrência entre as outras miniempresas que estavam no espaço, além das lojas do Centro de compras.

Pela manhã, os estudantes assistiram três palestras de grandes empresários da cidade: Iuri Costa, Alexandre Crispi (Grupo ALUB) e Janete Vaz (Laboratório Sabin). Durante as apresentações, foram esclarecidas algumas dúvidas sobre o mercado e os desafios enfrentados pelos executivos.

No final da manhã, Alexandre Crispi, fez sorteio de duas bolsas de estudos de 45% de desconto para estudar no Grupo ALUB.

A partir das 13hs, os jovens foram para o meio do Shopping Center desenvolver as estratégicas de vendas adquiridas em sala de aula. Alguns levaram violão e muita música para chamar a atenção do público. Sandálias customizadas, marca-texto, temperos, Ecobag, camisetas personalizadas com fuxico.

O programa

Objetiva despertar o espírito empreendedor dos jovens ainda na escola. A empresa é formada com cerca de 25 alunos do 2º ano do ensino médio e os encontros acontecem semanalmente na própria escola.

A orientação é feita por meio de voluntários especializados nas áreas de  Recursos Humanos, Finanças, Marketing e Produção. A partir do terceiro encontro, os jovens definem a diretoria da empresa (Presidente e mais quatro diretores de cada área), mas todos colocam a mão na massa.

Para começar as atividades da empresa, é necessário de dinheiro. São vendidas 100 ações com valor a ser definido de acordo com as despesas de cada empresa (matéria-prima, aluguel, equipamentos, salários, dentre outras despesas). Ao final do curso, são contabilizados os lucros da miniempresa e os acionistas recebem o investimento.

A Associação, foi fundada nos Estados Unidos em 1919 e está presente em mais de 120 países. No Brasil, está em todos os estados.

Serviço:

Site: www.jadf.org.br

Telefone: 3340-6127

Matérias Relacionadas:

Jovens disputam gincana empreendedora

Jovens atuam como empresários

3 Respostas to “Estudantes atuam como microempresários”

  1. Eduardo said

    Bacana a reportagem. Esse tipo de projeto ajuda muito na preparação dos estudantes. Texto muito bem escrito, assunto bem abordado.

    Curtir

  2. A PEC da Música, que teve sua votação adiada duas vezes, irá, novamente, a Plenário AMANHÃ, DIA 04/11, A PARTIR DAS 16H, NA CÂMARA DOS DEPUTADOS!
    Ainda há tempo de pedir aos deputados de seu Estado que votem a favor da Proposta. A lista de e-mail de todos os parlamentares está disponível aqui: http://www2.camara.gov.br/deputados/arquivo
    A PEC, de autoria do Deputado Federal Otavio Leite, elimina os impostos sobre a música brasileira em qualquer suporte e qualquer formato: CDs, DVDs, MP3, downloads para celulares etc. O objetivo é reduzir impostos, valorizando a cultura nacional e ajudando no combate à pirataria.
    Informe seus leitores, divulgue, mande e-mails aos deputados e pressione!
    A direta participação de músicos, artistas, produtores e outros interessados no tema tem sido fundamental!

    Maiores informações: http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica
    Twitter da PEC: http://twitter.com/pecdamusica
    Twitter do Deputado Otavio Leite: http://twitter.com/otavioleite

    Curtir

  3. […] jovem, mais de 60 atividades promovidas anualmente e 144 horas de convivência e aprendizagem. (Clique aqui e veja Estudantes atuam como Microempresários).  Ao todo, o evento já contou com mais de 5.725  participantes e, a cada ano, mais de 600 jovens […]

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: