Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Espírito natalino invade a cidade

Posted by Da Redação em 7 de novembro de 2009

Por Graciliano Cândido

Foto: Graciliano CândidoPor onde passa é possível ver alguma coisa que lembre o natal. As casas e o comércio em geral se preparam para uma das datas mais importantes do ano. Nessa época, as pessoas se comovem e realizam campanhas para ajudar pessoas carentes. Há 14 anos o barbeiro Domingos Português Souza, 59, (foto) morador do Guará faz um trabalho exemplar na época natalina. Nascido em Santana – Bahia, o barbeiro conhecido por Domingos pelos amigos e clientes, se veste de Papai noel e leva brinquedos para crianças da cidade de Canápolis (cidade vizinha de sua terra natal). “Há anos veio esse interesse em ajudar as pessoas. A partir do trabalho realizado na igreja, senti a necessidade de ajudar as pessoas do nordeste que precisam muito”, conta o Domingos.

Entre um corte de cabelo e outro, os amigos e clientes que comparecem a barbearia se comovem e contribuem para a campanha. As doações chegam durante todo o ano na sua própria barbearia e a cada natal ele vê que as dificuldades são inúmeras para agradar mais crianças, mas nem por isso ele desanima. “Preciso de brinquedos, roupas, sapatos, móveis. Tudo é aproveitado”, observa o persistente barbeiro.

Parceria

Canápolis-BA: Papai Noel durante a entrega dos donativos a população

Canápolis-BA: Papai noel distribui presentes

Quando começou a caminhada de ajudar as pessoas de Canápolis, a dificuldade era maior, pois a despesa do transporte entre Brasília até o estado da Bahia saia do seu próprio bolso. “Atualmente, a empresa Novo Horizonte transporta as caixas até o destino”, afirma. Além dessa parceria, alguns amigos auxiliam no transporte até o local, como  foi o caso quando precisou levar um fogão e um berço. “Esse trabalho é uma realização, é um prazer muito grande. Cada ano tem algo que toca e isso é um incentivo ver a alegria das crianças”, conta emocionado.

Os clientes se comprometem em ajudar o amigo. Tiago de Moura Lucas, morador do Guará há 41 anos, sempre colabora como pode. “Quando se fala no trabalho realizado do amigo Domingos, meus olhos enchem  de lágrimas”, diz Tiago, o parceiro da campanha. Na Bahia, diversos parentes auxiliam no recebimento e organização dos donativos. Domingos não esquece de nenhum deles e destaca os parceiros de “batalha”: Dioclécio dos Santos (primo), Mário, Valéria, Sudária, Jussara, além da Papelaria Arco-iris do Guará que doa material escolar.

Anualmente, Domingos leva cerca de 800 brinquedos para uma cidade que tem quase duas mil crianças, mas ele é otimista e acredita que pode conseguir ainda mais. “Minha vontade é servir todas as crianças”, observa. Além dos brinquedos levados de Brasília, Domingos ainda organiza cestas básicas para as pessoas que pedem. “Não ajudo mais, por que não tenho condições”, diz. Durante a entrevista, Domingos, informou a nossa equipe de reportagem que não tem nenhum interesse político a partir da campanha que realiza a 14 anos.

Momento Marcante

Entrega do fogão: Da esquerda para direita: A contemplada, Papai Noel, e Dioclécio (canto direito)

Dona de casa (esquerda) é contemplada com fogão

De acordo com Domingos, todo ano tem algo marcante. Há dois anos atrás, depois que terminou de distribuir os brinquedos das crianças, foi a vez de sortear um fogão (o sorteio é realizado para produtos maiores, para não haver discórdias). Domingos conta que estava vestido de Papai noel no momento de fazer o sorteio e no meio da multidão viu uma mulher grávida, e com um neném no colo. A imagem da mulher ficou na mente dele. Coincidência ou não, quando foi sortear a contemplada foi a própria. “Momentos como este, são como pilhas para continuar”, afirma.

Outro caso interessante foi uma vez que recebeu a ligação de um pai de  uma menina que recebeu a boneca de presente do Papai Noel. “Ele me ligou e disse que a filha dele dormiu agarrada com a boneca e acordou mais cedo do que o normal para brincar”, comenta.

 

 

Futuro

O barbeiro, pretende fazer mais pela cidade de Canápolis. Domingos pretende fazer um Lar de Velhinhos para os idosos da região. “Esse é o meu maior desejo, com certeza vai chegar a hora certa”, fala. Domingos compara o início de sua caminhada que levou três brinquedos pagos do seu bolso e acredita que seja possível fazer o Lar para os velhinhos. “Enquanto eu tiver apoio e saúde não vou parar”, garante.

As doações podem ser feitas diretamente com o idealizador da Campanha (Domingos) pelos telefones: 3567-7255/ 3568-7535

7 Respostas to “Espírito natalino invade a cidade”

  1. Laylinha said

    ki lindu!

    Curtir

  2. Elisandra Rebouças said

    Nossa… fiquei muito feliz em saber que o senhor Domingos Português Souza é gente que faz. Minha mãe e da cidade de Santana, tenho vários tios lá e minhas primas moram em Canápolis.
    Parabéns Sr.Domingo grande exemplo de solidariedade.

    Curtir

  3. Betania said

    Grande Graciliano! Parabéns pela matéria. As que tive oportunidade de ler, ficaram ótimas. Um grande abraço!!!

    Curtir

  4. Rodrigo said

    Grande Domingos…

    Realmente um trabalho digno de notas. A solidariedade talvez seja o melhor instrumento de resgate da convivência pacífica e harmoniosa entre todos nós.

    Curtir

  5. Duim said

    Continue assim Domingos vc é um exemplo p/ nós canapolense

    Curtir

  6. eliane said

    Domingos meu nome e Eliane sou de canápolis mas atualmente moro em Samanbaia Df, e admiro muito o seu trabalho que ja tive a oportunidade de presenciar e me comovia muito em ver o brilho nos olhos de cada criança anciosa pra receber o seu presente e isso me deixa muito feliz e ver que nao precisa ter muito dinheiro e nem interesse politico para poder ajudar aquele povo maravilhoso basta ter coragem e confiança em Deus. o que deveria fazer os politicos de lá mas que pena nem todos pensam como você em ajudar sem ter nada em troca.
    que Deus te abençoe sempre vc e sua familia dando muita paz, saude e vc continue com esse trabalho maravilhoso e que o seu sonho de construir um lar dos velhinhos se torne realidade.

    Curtir

  7. Maronita said

    Olá Domingos!!!Td Bem acompanhei o Seu Trabalho aí em Canapolis Parabens!!!Pq vc È Uma Pessoa Iluminada por Deus.Eu Moro Em Brasilia-DF Mais Eu nasci em Canapolis aindo tenho Parentes que Moram aí admiro muito pessoas Como pessoas como vc que esta sempre fazendo o bem,desejo conhece-lo quem sabe um dia talvez,mais importante é que vc e uma pessoa muito especial para Deus,dando um pouco de vc plantando o bem e não a quem….

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: