Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Consumo de crack aumenta no DF

Posted by Da Redação em 15 de novembro de 2009

Por Equipe Notícias de Fato

Foto: Google ImagensO Distrito Federal está se tornando uma das principais rotas do tráfico de drogas do país. Nos últimos anos, o crack tem aparecido com grande freqüência nas operações anti-drogas e apreensões da polícia. De acordo com dados da Polícia Civil do DF,houve o recolhimento de 0,5kg do entorpecentes em 2007, 4,3kg em 2008 e até o primeiro semestre deste ano foram apreendidos mais de 2,7kg da droga.

Os especialistas alertam para que se lance atenção sobre os adolescentes. A psicóloga Fernanda Castelo Branco aponta a transição da infância para a vida adulta como o momento crucial do envolvimento com as drogas.  “Todo adulto envolvido com dependência química ou qualquer tipo de droga, inclusive o crack, se inicia na adolescência devido a exigência social e a questão emocional”, afirma. Segundo ela, o papel da família é fundamental. “Os pais precisam estar envolvidos nessa passagem dos jovens para a vida adulta”, completa a psicóloga.

Redes Sociais

A internet vem se tornando uma nova maneira de disseminação das drogas. Passou do tradicional venda mão a mão para a venda on line. principalmente para jovens e adolescentes. Essa prática acontece por meio das redes sociais (MSN, Orkut, twitter) e tem aumentado substancialmente, acompanhando a expansão da internet.

Orientação

Os agentes da Polícia Civil do Distrito Federal levam às escolas orientação sobre prevenção ao uso de drogas. Todos os estudantes da 4º série da rede pública de ensino assistem palestras que tem o papel de conscientizar e alertar os alunos. O agente da Polícia Civil, Enevaldo Rodrigues Pereira, diz que no ano passado, foram capacitados aproximadamente 25 mil estudantes e que neste ano a meta é superar esse número. “É melhor prevenir do que prender as pessoas”, afirma o agente que ministra o curso.

Escolas interessadas nesse serviço da Polícia Civil do DF podem agendar as palestras pelos telefones: 3336-9233/ 3336-9200

Assista a vídeoreportagem completa

Veja os bastidores dessa produção com a participação de toda a Equipe do Notícias de Fato, inclusive que participou da competição 24 Horas de comunicação em Brasília

Este slideshow necessita de JavaScript.

Matérias relacionadas:

Estatística do tráfico mostra o avanço do crack no DF

Consumo de crack avança em Brasília

Anúncios

Uma resposta to “Consumo de crack aumenta no DF”

  1. Laylinha said

    Devemos ensinar as crianças para não punir os adultos tardiamente: por meio de conscientização e prevenção.
    =)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: