Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Esplanada dos Ministérios recebe a vila natalina

Posted by Da Redação em 17 de dezembro de 2009

Por Graciliano Cândido

O cenário da região central de Brasília está diferente, o motivo são os 100 mil LEDs colocados na árvore de natal instalada na última terça-feira (15) no canteiro central da Esplanada dos Ministérios. A partir da tecnologia inglesa de LEDs, é possível ver a iluminação com até 500 metros de distância. A vila natalina receberá diversas atrações até o próximo dia 06 de janeiro.


A árvore é uma das maiores do país. Possui 61 metros de altur (equivalente a um prédio de 21 andares), 28 metros de diâmetro e 10 mil m³ de volume. No ritmo do aniversário da cidade, as animações foram inspiradas nos 50 anos de Brasília. Toda a estrutura de fim de ano na Esplanada dos Ministérios custou aos cofres públicos do Governo do Distrito Federal R$ 4 milhões.

A estudante de Jornalismo Lilian Alves, 20, ficou encantada com a ornamentação de natal feita na Esplanada dos Ministérios. A estudante que trabalha na Esplanada conta que acompanhou os trabalhos de construção, onde os operários trabalharam debaixo de sol e chuva. Lilian, assistiu a inauguração da Vila natalina realizada na última terça-feira (15), segundo ela, a noite, fica perfeito. Ela aproveita a oportunidade para lembrar os R$ 4 milhões que foram gastos para enfeitar o espaço. “A população precisa ter a consciência se realmente esse dinheiro está sendo bem empregado”, destaca a estudante.

Quem quiser visitar a decoração natalina da cidade tem até 15 de janeiro para ir até a Esplanada. A estrutura estará aberta à visitação diariamente a partir de 18h, com entrada franca.

Confira a programação da Esplanada dos Ministérios neste fim de ano:

20/12 – Domingo

19h – Dreams Coral – O coral existe em Brasília há quatro anos e representa o Black Music da cidade

21h – Coral Madrigal de Brasília

24/12 – Quinta-feira

18h – Projeção e animação especial de Natal com a chegada do Papai Noel virtual intercalada com a animação principal da Árvore de Natal.

25/12 – Sexta “Dia de Natal”

19h – Auto de natal “ O Boi e o Burro no caminho de Belém” – Com mais de vinte personagens em cena, a história do nascimento do Menino Jesus é narrada por um Boi e um Burro. Tudo fica diferente no céu de Belém quando uma grande e misteriosa estrela é avistada pelos pobres animais. O Boi, o Burro, reis, rainhas, pastores, José, Maria e muitos outros personagens ajudarão a recontar a história do nascimento do filho de Deus, com muitas surpresas e músicas ao vivo. O Boi e o Burro no Caminho de Belém é um espetáculo alegre e divertido que promete emocionar toda a família. Direção de Preto Rezende – Planaltina/DF.

01/01 – Ano Novo

00h – Projeção da animação especial da virada – Contagem regressiva na árvore e fogos de artifícios virtuais juntamente com a queima de fogos do Réveillon da Esplanada dos Ministérios.

06/01 – Quarta-feira

20h – “Auto do Rei” – O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “uns magos” que, segundo o hagiológio foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

Veja aqui as atrações da Vila Natalina

Portão de Damasco – entrada para Israel, em Nazaré, cidade de José e Maria.

Galiléia – Vila Nazaré: Uma pequena vila da época com seus mercados, poços e costumes preparam a atmosfera do tempo em que se pretende vivenciar a história do nascimento de Jesus.

Mercado árabe – boneco mecatrônico estilizado como um mercador árabe com movimentos nos braços limpa um peixe e expõe suas mercadorias típicas da região.

Sonho de José – nesta estação o marceneiro José é um carpinteiro que está adormecido e acorda com a presença do Anjo que o tranqüiliza em relação à Maria.

Mercador de utensílios – um mercador trajado com os artigos egípcios ofertando puro linho egípcio.

Vila do Papai Noel

Fábrica de Noel – o bom velhinho auxiliado por cinco duendes mecatrônicos estará finalizando seus brinquedos e presentes

Casa de Noel – enquanto Mamãe Noela prepara as delícias para a comemoração do Natal, Papai Noel em sua escrivaninha lê cartas das crianças do mundo e se emociona.

Coral de ursos cantores – 12 ursos animatrônicos em pelúcia entoam tradicionais musicas natalinas como, Noite feliz, Jingle Bells e finalizam com uma música

Fonte das águas dançantes: Uma das maiores sucesso junto ao público no a no passado, o Show das Águas, dando vida às músicas natalinas com jatos coloridos de 3 a 4 m de altura.

Estábulo de Noel

Pólo Norte

Montanha – levará o publico a sensação de estar realmente em ambiente gélido e distante.

Neve: seis máquinas de neve artificial farão à alegria das crianças derramando do alto das montanhas a neve.

Bonecos de neve: seis bonecos de neve em fibra, esquiando, andando de trenó sugerem as brincadeiras na neve.

Ursos polares amigos de Noel no Pólo Norte: Um nicho de ursos polares em pelúcia branca.

Família dos pinguins: Em um ambiente gélido a família dos pinguins olha curiosamente ao público.

Veja mais imagens Fotos: Graciliano Cândido

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja imagens do Natal na Esplanada dos Ministérios em Brasília

7 Respostas to “Esplanada dos Ministérios recebe a vila natalina”

  1. […] mensagens Esplanada dos Ministérios recebe a vila natalinaPaula Fernandes, a mineira de Sete Lagoas conquistando o […]

    Curtir

  2. LETICIA said

    AMEI A ARVORE DE NATAL DE BRASILIA APESAR DE MORAR NO ENTORNO DE BRASILIA EU VEJO A ARVORE DE NATAL AS VEZES PESSOALMENTE MAS AS VEZES VEJO PELA TV NO ANO PASSADO EU PUDE IR VER A VILA NATALINA E ELA E MAIS LINDA QUANDO VC VE ELA PESSOALMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!

    BEIJOS PARA TODOS E UM FELIZ NATAL PARA TODOS VCS!!!!!!!!!!!!!!!11

    Curtir

  3. […] Principais mensagens Paula Fernandes, a mineira de Sete Lagoas conquistando o BrasilEsplanada dos Ministérios recebe a vila natalina […]

    Curtir

  4. CLAUDIO said

    ESTIVE OBSERVANDO QUE A DATA QUE CONSTA NA PROGRAMAÇÃO DA VILA NATALINA, ESTÁ ERRADA, DIA 06/01 CAI NUMA QUINTA-FEIRA E NÃO NUMA QUARTA-FEIRA, AFINAL, QUAL É A DATA CORRETA ??!!!!

    Curtir

  5. Caro leitor, a Vila Natalina foi realizada em dezembro de 2009. É uma matéria- arquivo do nosso blog.

    Obrigado pela atenção.

    Equipe Notícias de Fato

    Curtir

  6. MSNstjclaudio said

    FUI VISITAR A VILA NATALINA NO DIA 06/01/2011, COMO CONSTA NA PROGRAMAÇÃO À CIMA DESCRITO, E ME DECEPCIONEI, POIS NÃO HAVIA MAIS NADA NO LOCAL, QUEM PUDER ME DAR UMA EXPLICAÇÃO PARA O OCORRIDO ME INFORME POR GENTILEZA, MEU E-MAIL e MSN É: stjclaudio@hotmail.com OBRIGADO DESDE JÁ.

    Curtir

  7. Vale lembrar que essa matéria faz parte do ano de 2009, então, sugiro para observar a data de postagem, pois o blog tem matérias de arquivo.

    Obrigado pela compreensão

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: