Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Compras virtuais crescem 50%

Posted by Da Redação em 23 de dezembro de 2009

Por Graciliano Cândido

Somente em dezembro, as vendas por meio do mercado eletrônico aumentaram 30%, segundo dados da e-bit, empresa de monitoramento de vendas pela internet. O volume de vendas somente na 2º quinzena de dezembro deve alcançar o patamar de R$ 1,63 bilhão. Ana Cláudia, 34, moradora do Guará faz compras pela internet há mais de cinco anos. Ela conta que não pensou duas vezes em comprar as passagens aéreas pela internet. Segundo ela, escolhe essa maneira, pois é mais prático. “È muito mais cômodo fazer compras pelo computador”, diz a Guia de turismo.


Para atender toda essa demanda, as empresas de entregas pretendem trabalhar dia e noite para garantir o presente dentro do prazo estipulado. Sistemas de rastreamento, monitoramento e abastecimento de informações em tempo real permitem uma queda significativa do insucesso nas entregas.

Dor de cabeça

Apesar das diversas vantagens adquiridas nas compras pela internet, a mesma compra deve causar dor de cabeça aos consumidores que não ficarem atentos a algumas dicas importantes na hora de fechar a compra. A secretária Kátia Flávia, 20, é prova disso. Há dois anos, comprou um celular pela internet, o produto chegou dentro do prazo previsto, mas para sua surpresa, quando abriu a caixa o celular estava danificado. Entrou em contato com a empresa, porém não teve sucesso. “Tive um prejuízo de cerca de R$ 500”, afirma.

Para não passar por esses problemas, o consumidor deve ficar atento. Principalmente na empresa que pretende efetuar a compra. É interessante pesquisar com amigos e parentes e amigos se foram bem sucedidos com a compra na mesma empresa. A leitura minuciosa de todas as informações contidas no site sobre o produto é fundamental para evitar transtornos futuros. Verificar os componentes do produto, forma de pagamento, prazo de entrega.

Os especialistas recomendam que as compras pela internet não sejam feitas em computadores públicos, pois tem mais chances de possuírem programas espiões. Mas a dica também vale para os computadores pessoais que podem apresentar riscos. Por isso, é muito importante ter programas anti-vírus e anti spyware sempre atualizados.

Todas as informações feitas durante a transação da compra é necessária arquivá-la, pois se ocorrer algum problema, deverá procurar o Serviço de proteção ao consumidor imediatamente.

Matéria relacionada:

Esplanada dos Ministérios recebe a vila natalina

Anúncios

2 Respostas to “Compras virtuais crescem 50%”

  1. Concordo mas com a Katia Flavia tenho medo de compra algo e leva um prejuizo, as vezes tem um preço la e quando compramos vem taxa disso dakilo… mas a materia ta otima .. boa mesmo
    bzus

    Curtir

  2. atilano said

    NUNCA COMPREI PELA INTERNET..SOU MTO INSEGURO P ISSO APESAR DE SER BEM MAIS PRATICO!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: