Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Falta de investimento em prevenção

Posted by Da Redação em 8 de janeiro de 2010

Por Vinícius Ferreira

Com expressões tristes, indignadas, aos choros, população atingida pela catástrofe em Angra dos Reis-RJ aguarda impotente diante da destruição que arrastou mais do que terra e casas. Ao começar o ano sobre escombros de sonhos e sangue e vida comunidade se mobiliza para ajudar aqueles que perderam tudo.

Em meio a essa mal contada história que ano após ano se repete por esse nosso Brasil, vemos o intenso movimento de governantes (todos preocupados) para solucionar da melhor maneira possível, essa lamentável situação acalorada pela falta eficiência e planejamento adequado nas vias públicas de gestão.

O poder público prefere remediar a prevenir. Em 2009 o Brasil gastou 10 vezes mais com reparos a desastres naturais do que com a prevenção destes. De acordo com pesquisa da ONG Contas Abertas, o governo federal gastou R$ 1,3 bilhão com o programa de Resposta aos Desastres e Reconstrução, em compensação liberou apenas R$ 138 milhões para o projeto de Prevenção e Preparação para Desastres.

Não precisa se especialista para inferir que há um sério equívoco nesses dados (pelos menos deveria ter). Esse contexto implica em dizer que a ajuda só vem depois que o leite já derramou. Por que não tirar as pessoas de perto das encostas? Isso exigiria um planejamento habitacional (e isso é problemático, a reforma agrária até hoje não foi feita).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: