Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

A força da desigualdade

Posted by Da Redação em 15 de janeiro de 2010

por Vinícius Ferreira

O assunto mais comentado e comovente e explorado dessa semana foi o terremoto no Haiti. Milhares de pessoas se voltaram para ajudar o povo daquele país, o Brasil inteiro acompanhou o drama dos familiares de nossos militares que participam da Missão de Paz no Haiti. Após alguns dias dodesastre, a esperança de encontrar alguém com vida debaixo dos escombros fica menor. Muitos desconhecidos ficarão lembrados para sempre, nas estatísticas, e não terão suas histórias contadas, nem suas famílias entrevistadas, somente entre os tantos que se foram.

O estrago do desastre no Haiti reflete o tamanho da desigualdade no mundo. Para o país mais pobre das américas, sem condições de infra-estrutura adequada ao enfrentamento de tremores não é possível escapar de tal calamidade. Enquanto paises como Japão e Estados Unidos têm programas estruturais de combate ou prevensão de efeitos de terremotos, que vão desde a formação dos edifícios até a constituição social de cada engenhero, o Haiti apesar de não saber ao certo, não tem nada disso.

Segundo li em uma reportagem da Agência Brasil, um terremoto de  7 pontos na escala escala Richter não teria a proporção em algum país que estivesse preparado para recebê-lo. Isso torna o problema do Haiti numa questão social. Social do ponto de vista da falta de políticas públicas para esse tipo de ação.

O Haiti está localizado em uma área chama de risco, ou seja, no encotro entre duas placas tectônicas, a do caribe e a da américa do norte.Sendo assim, é inaceitável um terremoto ser considerado como surpresa e causar tamanhos problemas. Espero que um terremoto desses nunca atinja o Brasil, porque seriamos como outro Haiti, só que com mais prédios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: