Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Estudantes serão beneficiados com o Passe Livre

Posted by Tatyana Medeiros em 21 de janeiro de 2010

Passe livre: Agora é lei para os estudantes (Foto: Graciliano Cândido/NF)

Por Tatyana Medeiros

Cerca de 150 mil alunos serão beneficiados com a lei do Passe Livre sancionada pelo governador José Roberto Arruda. Serão beneficiados com a gratuidade do transporte público, os estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio, Superior e os alunos de cursos técnicos e profissionalizantes, reconhecidos pela Secretaria de Educação. A nova lei passa a valer já no início das aulas.

De acordo com a secretaria de transporte, o passe livre irá valer apenas no itinerário casa/escola, pois a emenda que autorizava o uso do passe em qualquer dia, horário e itinerário foi vetada pelo governador. A justificativa do veto e de que a total gratuidade poderia provocar a evasão escolar. Por que os estudantes poderiam, por exemplo, embarcar em um ônibus para passear ao invés de ir para a escola.

Alan Valente, representante da federação dos estudantes secundaristas de Brasília, reclama do veto que limita os itinerários, segundo ele já estava certo de que o governador iria autorizar.

Valmir Amaral invade reunião (Foto: Graciliano Cândido/NF)

Cada beneficiado terá direito a até 54 passes mensais. Eles valerão para transporte em ônibus, metrô, micro-ônibus e, futuramente, para o veículo leve sobre trilhos, o VLT, e para o veículo leve sobre Pneus, o VLP.

No fim do ano passado, a Lei do passe livre foi alvo de denúncia. O empresário e ex-senador Valmir Amaral, dono do grupo Amaral, invadiu uma coletiva na Câmara Legislativa (foto) e denunciou que os deputados distritais receberam propina pra sancionar e propor emendas à Lei.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: