Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Anvisa e Secretaria de Saúde combatem focos do mosquito da dengue no DF

Posted by Vinícius Ferreira em 23 de fevereiro de 2010

Da Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) deslocaram hoje (23) 135 agentes para o Itapoã, cidade do Distrito Federal a cerca de 30 quilômetros de Brasília. Segundo a Anvisa, o objetivo da ação foi verificar se há criadouros do mosquito Aedes aegypti em todas as casas da cidade, onde 58 casos de dengue já foram confirmados.

A coordenadora de Vigilância Ambiental do Itapoã, Stephanie Valentin, aponta o descuido dos moradores como a principal causa do aumento no número de casos na região. “Há um mês estamos trabalhando. Já recolhemos muitos objetos que acumulam água e fizemos o tratamento em diversas casas, mas mesmo assim ainda encontramos larvas do mosquito.”

O agente sanitário Sevirino de Oliveira encontrou focos da dengue em uma caixa d’água aberta no quintal de uma casa em construção. No lote havia também garrafas de plástico propícias à proliferação do mosquito. Segundo Oliveira, nesta mesma rua, cinco pessoas estão com dengue.

Dilva Alvez, que mora perto de ferro-velho, está com a doença e não vai trabalhar há uma semana. “Acho que [o mosquito] veio do ferro-velho, porque oito pessoas na rua já estão com dengue.” Ela e outros moradores do local denunciaram o estabelecimento à Anvisa. Os agentes encontraram vários focos do mosquito no local.

O trabalho desses profissionais é grande: eles enfrentam o calor, muros, grades e cachorros, antes de conseguirem entrar nas casas para orientar a população e procurar focos do Aedes aegypti.

Até o final da semana passada, 1.425 casos da dengue foram notificados em todo o DF, dos quais 390 foram confirmados.

Uma resposta to “Anvisa e Secretaria de Saúde combatem focos do mosquito da dengue no DF”

  1. Missao Tanizaki said

    VOCÊ pode ser DECISIVO no COMBATE à DENGUE & AGUAPÉ

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Jogar a CULPA nos Cidadãos Brasileiros é, até, muito FÁCIL, mas DIFÍCIL é estabelecer a UNIÃO dentro da Sociedade Brasileira nos Trabalhos ifícil.

    Para a Questão da DENGUE, como para muitos PROBLEMAS que nos afetam requer que os Políticos deixem em Segundo Plano suas LUTAS PARTIDÁRIAS e passem a SOMAR ESFORÇOS com todos os Cidadãos Brasileiros.

    Um dos PONTOS que está PEGANDO é a QUESTÃO da QUALIDADE do ENSINO / EDUCAÇÃO no BRASIL – Essa QUESTÃO levar a FORMAÇÃO PROFISSIONAL que Produz Produtos / Serviços de BAIXA QUALIDADE.

    Os MANUAIS / CARTILHAS podem ter QUALIDADE semelhante dos Países Desenvolvidos, mas de pouco SERVE porque seus USUÁRIOS e o Povo Brasileiros pouco conseguem entender o seu CONTEÚTO / SENTIDO – Essa situação sugere que se estabeleça um RECURSO mais ADEQUADO que façam os Cidadãos Brasileiros compreenderem corretamente o referido CONTEÚDO / SENTIDO.

    Alguns aspectos precisam ser apresentados de forma mais CLARA. Observe os exemplos abaixo.

    1) O Mosquito da DENGUE só se Desenvolve em ÁGUAS PARADAS e LIMPAS – Em “ÁGUA CORRENTE” sempre é possível ter algumas partes em que a ÁGUA se encontra PARADA, portanto sujeito a ocorrência da proliferação do Mosquito. ÁGUA LIMPA – o que querem realmente dizer com essa expressão. Muitas ÁGUAS aparentemente LIMPAS podem locais para o Desenvolvimento do Mosquito. ÁGUAS SUJAS devido a alguns materiais em suspensão podem ser locais para o Desenvolvimento do Mosquito e podem ser interpretados erroneamente porque muitos não perceberão a presença das LARVAS – nesse caso basta fazer uso de uma peneira adequada.

    2) Em minha Residência há um Área (Subsolo) que sempre está cheio de Masquitos, mas o Pessoal da Prefeitura já realizou várias INSPEÇÕES e nunca questionou a situação – a Área não tem ÁGUA visível, mas permanece MOLHADO ou Bastante Úmido, talvez, o suficiente para a Multiplicação dos Mosquitos (É possível estavar havendo a Multiplicação dos Mosquitos nessa situação ????)

    3) Nas REDES de ESGOTO e REDES de ÁGUAS PLUVIAIS é possível haver FOCOS de MULTIPLICAÇÃO do MOSQUITO da DENGUE ? ? ? ? ? ? – EU acredito que pode porque sempre haverá formação de ÁGUAS PARADAS que apresentam Boas Condições (a ÁGUA POLUÍDA pode naturalmente ser FILTRADA e formar Pequenas Poças de ÁGUAS PARADAS) para que ocorra a Proliferação do MOSQUITO da DENGUE. – Sei que para INPECIONAR as REDES e realizar PULVERIZAÇÕES, na maioria das situações, requer utilização de Equipamentos Robóticos Apropriados e isso as Prefeituras não dispõem.

    NOTA 01: as SITUAÇÕES merecem ser Avaliadas com muito carinho por toda Sociedade Brasileira e após Boas REFLEXÕES deixo aberto o Seu Espaço para apresentação das suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro.

    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: