Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Feira Internacional de Artesanato aquece mercado da Capital Federal

Posted by Da Redação em 22 de abril de 2010

Foto: Divulgação

A 4° edição da FINNAR – Feira Internacional de Negócios de Artesanato- começou dia 17 e vai até 25 de abril no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.  A tradicional feira traz para os brasilienses mais de 200 expositores, que oferecem trabalhos artesanais de mais de 15 países e diversos estados brasileiros, inclusive arte indígena.

Essa edição traz novidades, com dois desfiles inéditos – um de moda artesanal, com peças confeccionadas pelos artesãos, e outro pela Paranoarte – Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular do Distrito Federal – e a exposição de maquetes feitas em palitos de fósforo (as menores do mundo) em homenagem ao cinqüentenário de Brasília, esculpidas pelo artista plástico Adeilton Oliveira.

Não só a arte e a cultura são valorizadas durante a feira. As questões sócio-ambientais também são importantes e rigorosamente observadas no evento. A FINNAR lançou, desde sua 1° edição, a carboneutralização, onde todo o carbono gerado durante a feira é neutralizado por meio de plantio de novas árvores. Só no ano passado foram plantadas 500 mudas. Além disso, a FINNAR tem a preocupação de sempre utilizar material reciclável em todas as etapas de sua realização, inclusive na decoração do evento, quando é mostrada a importância dessa atitude e como praticá-la no dia-a-dia.

Inspirada na vegetação do cerrado, a artista Ana Zerbini decorou todo a feira com ipês roxos, brancos e amarelos, além de contar com um painel pintado por artistas de rua, estudantes da UnB, como forma de parabenizar Brasília e protestar contra a retirada da tradicional feira da Torre de TV.

E como de costume, nessa IV edição da FINNAR há uma programação extensa e variada de oficinas de capacitação artesanal. Artistas já conhecidos no Brasil ensinam de forma prática e didática técnicas diversas.

 

Acesse o site http://www.finnar.com.br/ e veja tudo o que está acontecendo durante a feira.

*Com informações da Asscom Labor

2 Respostas to “Feira Internacional de Artesanato aquece mercado da Capital Federal”

  1. Glaucia said

    Falar sobre artesanato trás muitas vantagens,não somente para quem trabalha com isso e para quem é beneficiado , ou seja Todos, já participei de programas de Reciclagem… onde você percebe quantas coisas acaba jogando fora, que para você não serve, mas para o artesanato é trazido como arte, é como se fosse uma maneira de pensar, uma forma realista de ver as coisas, e fazer com uma coisa tão simples ,torne-se dinheiro, empregos, pessoas mais felizes e nossas casas mais decoradas.

    Admiro esse tipo de trabalho, apoio quem faz , e na minha opinião é um setor que deveria e pode crescer muito, pela falta de emprego e pelo bem que faz para a mente e para o bolso.

    Curtir

  2. Aline said

    Poxa muito legal a abordagem no qual voce retrata sobre o assunto,algo tão simples mas com grande importância e valor para os candangos.Como ja dito no texto lá não mostrou somente peças artesanais ,mas sim uma cultura de vários lugares do Brasil e até mesmo de países de fora.Muito intereçante sua reportagem,parabéns pela iniciativa e obrigada por mostrar que nossa cultura existe.rs!

    Abraços Aline Cacau!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: