Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Campanha Combate pressão arterial

Posted by Da Redação em 24 de abril de 2010

Campanha combate pressão arterial (Foto: Graciliano Cândido)

Eu sou 12 por 8” é o tema da campanha do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Pressão Alta, 26 de abril. A partir de domingo (25) até o dia 30, serão oferecidas várias atividades à comunidade, como aferição da pressão arterial, ginástica com caminhada, distribuição de material informativo e apresentações musicais.  O objetivo  é alertar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a hipertensão arterial.


O Coordenador do Programa de Educação e Controle da Hipertensão Arterial  da Secretaria de Saúde do DF, Lucimir Henrique Maia,  explica que o enfoque não deve ficar restrito ao valor numérico da pressão arterial.  “A  população precisa se conscientizar de que “Eu sou 12 por 8” corresponde a um estilo de vida e pensamento saudável, que devemos buscar na atividade física, educação alimentar e equilíbrio psico-social”, destacou.

A campanha humanitária de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão  deste ano foi desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o apoio de diversas entidades, como  Secretaria de Saúde do DF, Sociedades Brasileiras de Hipertensão e Nefrologia, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Confederação Nacional da Indústria/Serviço Social da Indústria e associações de hipertensos.

Este ano a campanha contará com o apoio de celebridades para alertar a população sobre os benefícios do controle da hipertensão. A atriz da TV Globo Guilhermina Guinle, o cantor Ney Matogrosso, o músico Samuel Rosa (do Skank), o jornalista Lucas Mendes e o economista Ricardo Amorim (ambos do programa Manhathan Conection da GNT), a VJ Sarah Oliveira (da MTV), e o atleta do vôlei Giovane  serão os embaixadores  da campanha “Eu sou 12 por 8”. 

Alerta

As doenças cardiovasculares (DCV) causaram no país em 2008, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30% dos óbitos (310 mil), contra 15% devidos ao câncer e 12,4% por causas externas. A hipertensão afeta mais de 30 milhões de brasileiros, – 36% dos homens adultos e 30% das mulheres -. É o mais importante fator de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, com destaque para o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país.

Mas a percepção da população é outra. Dados da pesquisa Datafolha, de novembro de 2009, revelam a percepção errônea, na população, de que o câncer é a principal causa de óbitos no país. Quanto à prevenção de doenças, a mesma pesquisa revela que, embora 90% identifiquem os fatores de risco (hipertensão, tabagismo, colesterol e estresse), apenas 3% temem sofrer uma DCV. Dados do Boletim Global de Doenças Relacionadas à Hipertensão, publicados na revista científica Lancet,  revelam que a cada ano morrem 7,6 milhões de pessoas em todo o mundo devido à hipertensão. Cerca de 80% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo que mais da metade das vítimas têm entre 45 e 69 anos.

A hipertensão arterial é responsável, segundo o documento, por 54% de todos os casos de AVC e 47% dos casos de infarto, fatais e não fatais, em todo o mundo. Nessa década que se conclui, a hipertensão fez mais de 70 milhões de vítimas fatais.

Dados do IBGE demonstram uma redução de 20% nas mortes por DCV (149,4/1.000 em 2008, contra 187,9/1.000 em 1996). Isso ocorreu, principalmente devido à redução expressiva do tabagismo no país (de 31%, em 1989, para 16,1%, em 2008).A atual expectativa de vida no Brasil, é de 72,86 anos (76,71 para mulheres e 69,11 para homens), muito aquém dos 81 anos de países como Japão, Suíça, França, Itália e Austrália. Um hipertenso, sem tratamento efetivo, segundo a Organização Mundial da Saúde tem a expectativa de vida reduzida em até 16,5 anos.

Programação

DIA 25 DE ABRIL
Local: Eixão Sul (Asa Sul), a partir da quadra 12 (112/212sul) até a quadra 8 (108/208 sul) – 1.800m

– inicio às 8:30H com alongamento realizado por educadores físicos de academias da cidade, que estarão no carro de som . Haverão também vários monitores no meio da população corrigindo os movimentos das pessoas.

– Participarão grupos de caminhadas de vários locais da cidade, todos vestidos com camisetas brancas e levarão balões vermelhos

– Durante a caminhada teremos a animação de 2 DJs conhecidos do público jovem de Brasília

– Contamos também com a participação da CAESB que fornecerá água potável para todos que participarem da caminhada;

– Ambulância a postos para alguma eventualidade;

– Ao final da caminhada teremos algumas tendas, inclusive do FUNCOR, montadas com várias cadeiras para o descanso daqueles que necessitarem e, mesas com frutas.

– Cada grupo será organizado com faixas mencionando o tema da campanha “Eu sou 12 por 8” .

– O SESC do Guará, disponibilizou 4 ônibus ,totalizando 180 lugares,  para levar passageiros da cidade do Guará até o eixão e, depois, trazer de volta.
 
DIA 26 DE ABRIL
 
Local: Rodoviária do Plano piloto, das 7:00 às 12:00h –

 – música com a Banda de Música do Corpo de Bombeiros;

– Peça de teatro temática para hipertensão e fatores de risco da companhia de teatro de Brazlândia.

– Combate ao sedentarismo com atividade física, no local. Organizado pelo Conselho Regional de Educação Física

– Tendas com profissionais, prestando atendimentos individuais oferecidos pelas clínicas  parceiras, dando orientações e aferindo  a Pressão Arterial.

– Distribuição de folhetos informativos e cartilhas;
 
DIA 27 A 30 DE ABRIL
– clínicas, hospitais e centros de saúde da cidade promoverão atividades locais com enfoque ora à comunidade, ora aos servidores. Também no dia 27 de abril haverá evento na rodoviária de Sobradinho voltado à comunidade e ao mesmo tempo evento no Hospital de Base do DF voltado aos servidores. Todos os eventos devem fazer referência ao dia 26 de abril e à campanha “Eu Sou 12 por 8”.

Fonte: Agência Brasília

Anúncios

Uma resposta to “Campanha Combate pressão arterial”

  1. Glaucia said

    Sempre uma informação que fale sobre a saúde, muitas pessoas esquecem de si mesmo. As vezes nem sabe do problema que tem, sempre se houver uma informação sobre o assunto, como tratar e todos os sintomas, diminui mais os riscos. Aqui em São Paulo… diferente de Brasilia, tanto pela correria… do dia , do trabalho vejo muitas pessoas com problemas de saúde, seria otimo se fosse uma iniciativa de Todos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: