Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Boa-Cultura para o trabalhador

Posted by Vinícius Ferreira em 30 de abril de 2010

Dia 1º de maio é o dia do trbalhador. Por isso, é a data que milhares de brasileiros podem comemorar com muito entusiasmo. Afinal, nos últimos anos mais gente arrumou emprego e assim passou a fazer parte dessa categoria. Ao longo do tempo a designação  “ser trabalhador” ganhou muitos significados. Um sujeito trabalhador há muitos anos atrás era um bom partido, já em nossa época, acrescentam-se o “trabalhador de que”,  o “ganha quanto” e o “tem carro”.

É verdade que alguns trabalham mais do que outros e isso não poderia ser diferente, porque  a desigualdade parece ser inerente ao homem e é ainda estimulada pelo modelo capitalista em que vivemos. Se pensarmos, quem dá suporte ao entretenimento (lazer e cultura) de quem tem mais condições são aqueles que não as têm. Ou seja, enquanto a cultura (entendida aqui como meios populares pouco difundida ao popular) é aproveitada por poucos a massa trabalha.

Para o restante das pessoas (aquelas que trabalham) sobra a formação que a TV e o Rádio oferecem. Existem boas prograções, mas em geral a mídia é pura indústria e produz cultura de péssima qualidade. Por isso estilos musicais, por exemplo, entram e saem da moda em pouco tempo. Da mesma forma artistas (musicais ou não).

Essa formação é passada de pais para filho e assim o ciclo dessa forte indústria cultural continua. Exemplo, quantos brasileiros frequentam museus, teatros, livrarias, centros culturais em geral? Esses passeios são restritos a pessoas com boa formação (que são poucas, porque ter dinheiro também não é ter o passaporte para fugir daquela indústria).

Infelizmente a boa cultura não é acessível e o salário de muitos trabalhadores não ajuda. Mas esse não deve ser um subsídio para o comodismo e sim para buscar outras formas de se incluir nesse maravilhoso universo. A internet é um caminho, basta saber usá-la.

O trabalhador tem o direito a boa cultura!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: