Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Campanha de vacinação contra H1N1 continua até 21 de maio

Posted by Vinícius Ferreira em 3 de maio de 2010

A penúltima etapa de vacinação contra a Influenza A – gripe H1N1 – já começou, mas quem não se imunizou, e se enquadra em algum grupo atendido anteriormente, ainda pode procurar um posto de vacinação até o final da campanha. Em todo país a imunização da população com mais de 60 anos com doenças crônicas, que forma esta quarta etapa, acontece desde o dia 24 de abril e vai até o dia 7 de maio. No Distrito Federal (DF), até o final de abril, 658.094 pessoas foram vacinadas contra a H1N1.

Segundo o Ministério da Saúde, a quarta etapa, além dos idosos com doenças crônicas, atende também a gestantes, doentes crônicos de outras faixas etárias, crianças de seis meses a dois anos e jovens de 20 a 29 anos.

De acordo com o Ministério, o objetivo é atingir 62 milhões de pessoas até o dia 7 de maio. Até agora, quase 40 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 60% da meta. O grupo que mais se imunizou foi o de profissionais de saúde, ao todo 2,59 milhões de trabalhadores foram vacinados, o que representa 100% da meta.

A população formada por crianças de seis meses a dois anos, também compareceu, cerca 94% da meta foi cumprida. Até agora, 4,1 milhões de crianças foram imunizadas. Em compensação, o grupo formado por jovens de 20 a 29 anos, que é o maior em termos de quantidade de pessoas, teve 20 milhões de doses aplicadas, o que representa 57% da meta. Gestantes e doentes crônicos em todas as idades tiveram respectivamente 1,76 milhões (59%) e 9,7 milhões (58%) de vacinas aplicadas.

No ano passado, 2.051 pessoas morreram em decorrência da grupe H1N1. Destas, 1.539 (75%) ocorreram na população com doenças crônicas. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). Crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença, com um percentual de 154 casos por 100 mil habitantes. Entre as grávidas a letalidade foi 50% maior que na população geral. Ao todo, 189 gestantes morreram por causa da Influenza.

A campanha da vacina de prevenção ao vírus H1N1 começou no dia 8 de março e termina no dia 21 de maio. A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas incluídas nos grupos da campanha, mesmo que já tenham perdido o prazo, procure os postos de vacinação até o final da campanha.

Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

Profissionais de saúde e indígenas – 8 de março a 19 de março
Gestantes – 22 de março a 21 de maio
Doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos – 22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos – 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas – 24 de abril a 7 de maio
Pessoas de 30 a 39 anos – 10 de maio a 21 de maio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: