Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Cuidados básicos podem evitar doenças respiratórias durante a seca

Posted by Vinícius Ferreira em 6 de maio de 2010

Da Agência Brasil

Seca no DF já começou e previsão de chuvas agora, só em setembro (Roosewelt Pinheiro/ABr)

Brasília – O período de estiagem no Distrito Federal (DF) já começou e, por isso, a população deve tomar alguns cuidados para se prevenir contra as doenças respiratórias, que são comuns nesta época do ano por causa da poeira e da baixa umidade do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o DF uma ou duas chuvas isoladas no mês de maio. Depois disso, só deve voltar a chover em setembro, segundo o Inmet.

A imunologista e alergista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal Marly da Rocha disse que todas as pessoas precisam tomar cuidados básicos neste período, principalmente as que têm problemas respiratórios, como rinites alérgicas, asma e bronquite.

“Nesta época do ano, as pessoas que têm doenças respiratórias acabam tendo mais crises, mas isso pode ser evitado com atitudes preventivas no dia a dia”, afirmou a especialista, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ela, é preciso ter uma boa alimentação, priorizando frutas e verduras que contenham vitamina C, tomar bastante água e evitar aglomerações e ambientes empoeirados. A recomendação para quem for fazer atividade física é de se hidratar bem e usar soro fisiológico para umidificar o nariz.

A especialista orienta ainda, que as pessoas devem evitar o uso de umidificadores, tanto os elétricos quanto os improvisados. “As pessoas colocam bacias cheias de água e toalhas molhadas na hora de dormir e isso facilita a proliferação de ácaros e bactérias, propiciando mais crises respiratórias”, afirmou.

Outro cuidado fundamental é a limpeza do ar-condicionado e de objetos que acumulam poeira. A imunologista aconselha quem tem problemas respiratórios a não se automedicar caso precise de tratamento.

De acordo com o Inmet, a umidade do ar no DF deve cair nos próximos meses por causa da falta de chuva. A previsão é de que a umidade varie de 25% a 68% nos meses de maio, junho, julho e agosto.

Edição: Juliana Andrade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: