Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Governador garante que Brasília ficará pronta para a Copa de 2014

Posted by Da Redação em 7 de maio de 2010

Por Graciliano Cândido

Governador durante reunião com ministo Orlando Silva (Foto: Geroge Gianni)

A declaração foi feita no início desta semana (4), durante reunião junto com o Ministro dos Esportes, Orlando Silva. Brasília ainda pode ser a cidade-sede do Centro de Mídia Internacional.

Durante o encontro, o governador, Rogério Rosso, apresentou ao ministro, as ações que serão realizadas. O prazo está bastante apertado, pois as cidades, precisam entregar as obras com no mínimo dois anos de antecedência, ou seja, até o final de 2012 para que FIFA (Federação Internacional de Futebol) possa acompanhar a estrutura pronta.

O maior investimento é a reforma do Estádio Mané Garrincha, orçada, inicialmente, em R$ 740 milhões e depois de outro orçamento, o valor foi reduzido para  R$ 702 milhões.

“Reiteramos com o ministro de que Brasília tem condições de ser a sede dos jogos. E mais, de trazer o jogo de abertura e ser sede do centro de mídia internacional”, afirmou o governador.

Veja o projeto do novo Mané Garrincha

A licitação da reforma do estádio já passou por análise feita pelo Tribunal de Contas da União e já está liberado para o início das obras. O governador disse que o edital será publicado ainda essa semana para que as atividades sejam iniciadas.

O projeto do novo Mané Garrincha, prevê 71 mil lugares cobertos (conforme determinação da FIFA). Além do Estádio, o Setor Hoteleiro e o Aeroporto Internacional JK receberão investimentos para a Copa do Mundo.

Vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol está otimista.

Weber Magalhães está otimista com a Copa em Brasília (Foto Graciliano Cândido)

A nossa equipe de reportagem entrevistou Weber Magalhães, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele diz sobre os preparativos e as expectativas para Brasília receber um dos mais importantes eventos esportivos do mundo.

Nós próximos sete anos, o país vai ser o centro do esporte, principalmente futebol. Começa pela Copa das Confederações que será realizada 2013. No ano seguinte, é a vez da Copa do Mundo e em 2016 as Olimpíadas no Rio de Janeiro. “Muitas portas vão se abrir não só na área do esporte, assim com segurança, transporte, saúde”, salientou. Ele disse que estará trabalhando para que não só a capital do país como todo o Brasil realize um bom evento.

Dentre as doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 que Weber visitou, ele disse que Brasília é a mais apropriada. “Eu sinto que Brasília está com o cronograma bem preparado”, destacou. O vice-presidente explicou que a partir das visitas foi possível identificar que há cidades com mais carências e com mais dificuldades e a capital federal por ser uma cidade nova que completou 50 anos tem uma facilidade muito grande. “Hoje o Estádio Mané Garrincha se torna o melhor local de Brasília, no coração da cidade, com área de escape fantástica”, disse.

Weber, disse que a cidade tem estrutura para receber uma Olimpíada, por meio do complexo esportivo instalado na zona central.  Ele explicou que da Rodoferroviária até o Lago Sul é possível fazer 23 modalidades. “Nós temos o parque da cidade, o Nilson Nelson, o Mané Garrincha, é um verdadeiro corredor esportivo. Brasília tem toda essa condição de fazer não só a Copa como grandes eventos nacionais e internacionais”, destacou.

Para que a capital do Brasil receba os jogos de abertura e encerramento da Copa depende de sorteio e análise realizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e a CBF. Para isso, não é nada fácil. Weber, disse que Brasília está se posicionando de maneira satisfatória, mas depende de muito trabalho.

“Brasília é umas das melhores cidades para realizar grandes eventos”, diz vice-presidente da CBF

O vice-presidente da CBF no Centro-Oeste, falou que o Mané Garrincha atualmente é um estádio ultrapassado e que precisa de bons investimentos para atender as normas do comitê da Copa. Ele disse que viajou para diversos países que não tem a tradição do futebol, como Japão e o estádio de Amsterdã (capital da Holanda) e a situação dos estádios são muito melhores do que o estádio brasiliense. “Brasília precisa caminhar pra isso”, sugeriu.

Segundo Weber, o Mané está situado num espaço fantástico, mas está defasado e precisa se adequar as adaptações e conceitos da FIFA. “Ainda há muito o que fazer”, completou. Weber Magalhães se colocou a disposição para trabalhar em favor da Copa de 2014 em Brasília.

O vice-presidente da CBF, afirmou que fica muito satisfeito por ter a cidade entre as doze capitais que serão sede da copa. “Além disso, na minha região (Centro-Oeste) teremos Cuiabá e Belo Horizonte, então para nós foi realmente importante esse momento para que a gente represente bem a Copa de 2014”, afirmou.

Perfil

Weber é o vice-presidente da CBF Centro-Oeste (Foto: Graciliano Cândido)

Weber Magalhães tem 51 anos, é formado em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco e é o atual vice-presidente da CBF no Centro-Oeste, membro do Conselho Nacional de Esporte e do Fundo Nacional do Esporte. Começou no futebol de salão em Brasília desde 1976 e passou por todas as categorias de base (treinador, preparador físico, técnico). Dez anos depois, conquistou um cargo de grande responsabilidade na Federação Esportiva da cidade. “Coloquei Brasília num cenário nacional muito grande”, garante.

Weber foi reeleito em 2004 como vice-presidente da CBF no Centro-Oeste com mandato até 2015. Ele espera fazer um ótimo trabalho para que o Distrito Federal possa receber jogos importantes da Copa do Mundo de 2014. Ele disse que Brasília é umas das melhores cidades para realizar grandes eventos. “Trouxemos o mundial de futsal, mundial de futvolei, a despedida do Oscar e a Liga mundial de vôlei”, lembrou.

Veja imagens dos estádios pelo Brasil

Anúncios

Uma resposta to “Governador garante que Brasília ficará pronta para a Copa de 2014”

  1. […] Governador garante que Brasília ficará pronta para a copa de 2014 […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: