Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Estudantes fazem passeata na Esplanada para reivindicar 50% recursos do pré-sal para educação

Posted by Vinícius Ferreira em 20 de maio de 2010

Estudantes fazem passeata na esplanada Toninho/Abr

Da Agência Brasil

Brasília – Estudantes fizeram na manhã de hoje (20) uma passeata na Esplanada dos Ministérios para reivindicar que 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal sejam destinados à educação. Segundo o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, é importante que a sociedade discuta onde será investido o dinheiro do petróleo brasileiro.

“É fundamental que o pré-sal sirva de instrumento para melhorar a educação do nosso país. Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade e do Congresso para esse debate e, com isso, garantir que 50% do pré-sal seja encaminhado para a educação”, disse hoje em entrevista à Agência Brasil.

Segundo o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, a mobilização tem o objetivo de acelerar a votação da emenda que permitirá a aplicação de 50% do Fundo Social do pré-sal em programas direcionados ao desenvolvimento da educação pública no país. A Ubes espera que o Senado Federal vote a emenda ao Projeto de Lei 7/2010 até o dia 8 de junho.

“Não podemos permitir que o ciclo de mal investimento das riquezas do Brasil continue. Temos que mobilizar a opinião pública para conquistar o direito de que o investimento do pré-sal seja voltado para a educação, porque é bom para o país, investir em educação é investir no futuro”, afirmou o presidente da Ubes.

A manifestação partiu do Museu Nacional e seguiu até o gramado em frente ao Congresso Nacional. Os estudantes aproveitaram a mobilização para se divertir, alguns, inclusive, entraram no espelho d’água na frente ao Congresso.

O estudante Paulo Victor da Silva, do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN), cidade próxima à capital, disse que os estudantes estão empenhados na luta por uma educação de mais qualidade. “Viemos protestar em prol da educação, mas também aproveitamos para trazer um pouco de alegria para esse Congresso”, contou o jovem.

Edição: Lílian Beraldo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: