Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Escola do Guará vira programa de TV

Posted by Da Redação em 21 de maio de 2010

Yago (D) e Thales durante gravação do programa (Foto: Graciliano Cândido)

Por Graciliano Cândido

Uma das escolas mais conhecidas da cidade, o Centro Educacional 03 do Guará (Centrão), abriu as portas para receber visitantes do Rio de Janeiro. A equipe de nove profissionais da TV Globo Rio composta por cinegrafistas, operadores de áudio, produtor, diretor e uma apresentadora ficaram um dia inteiro na escola para acompanhar as atividades e fazer entrevistas com os estudantes.

A escola foi escolhida a partir dos projetos pedagógicos e de interdisciplinaridade realizado com os estudantes. A RádioAção projeto da escola foi um dos pontos abordados para a produção do programa de Televisão. Os estudantes dedicam os 20 minutos do intervalo para apresentar o programa com música, informação e bastante entretenimento.

Para Thales Morais e Yago Guedes, ambos com 17 anos, os trabalhos realizados dentro do pequeno estúdio de rádio da escola vai trazer bastante experiência para a vida profissional. “A rádio ajuda bastante para que eu possa falar melhor em público, além de me deixar mais bem informado sobre o que acontece no mundo”, afirma Thales. A frente da RádioAção desde a 7º série, Yago diz que com três anos atuando na rádio ajuda bastante para aqueles jovens que não tem o que fazer no horário do intervalo. “A rádio prende bastante a atenção da galera”, conclui.

Além do projeto da RádioAção, o Centrão desenvolve outros projetos como o SuperAção Jovem, onde os estudantes se tornam “protagonistas juvenis”, ou seja, criam um projeto de interesse da comunidade. Cada turma se organiza para montar um projeto referente a diversos temas. Um dos mais tradicionais é o voluntariado que desperta o interesse dos jovens para ajudar o próximo. Outras turmas já se interessaram em dedicar o tempo para conservar a escola com a limpeza, pintura e pequenos reparos. (Clique aqui e veja o Arquivo Botânico do Centrão).

O Bosque da Ciência envolve os jovens do Ensino Médio da escola e criam canteiros no pátio da escola, além de conhecem e fazer um trabalho de reflorestamento ambiental com espécies típicas do cerrado. (Clique aqui e veja também a tradicional gincana da escola).

A diretora da Escola, Maria do Socorro Paixão, ficou muito contente em receber a equipe da TV Globo Rio para mostrar o que a escola tem para oferecer para os mais de 1300 estudantes nos três turnos (manhã, tarde e noite). “Valoriza o trabalho feito na escola, tanto o professor como o estudante fica realizado”, afirma. A diretora diz ainda que trabalhos como este tem o papel de melhorar a auto-estima dos alunos e isso motiva cada vez mais para que eles participem de outros projetos que a escola disponibiliza.

Prêmio

No ano passado o projeto da rádio rendeu bastante visibilidade para a escola. Com a supervisão da professora de múltiplas linguagens, Cândida Vieira, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio gravaram uma radionovela com o tema de Todas as Crianças, todos os direitos. O foco foi para conscientizar a população a respeito do cenário político e a corrupção que o país vive. O produto final foi escolhido pela Rádio Justiça, vencedora do prêmio International Children’s Day of Broadcasting – ICDB (Dia Internacional da Criança na Mídia), promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). (Clique aqui e veja a reportagem publicada no Jornal Correio Braziliense).

O programa

O programa Globo Educação exibe uma série de programas educativos, voltado para famílias e educadores brasileiros, que visam incentivar reflexões sobre a temática do país. Cada episódio retrata o cotidiano de uma escola pública brasileira que encontrou uma solução sobre as dificuldades enfrentadas na educação do nosso país.

O Programa Globo Educação é transmitido pela TV Globo, Canal 10. O material gravado no Centro Educacional 03 do Guará, Centrão, está previsto para ser exibido no dia 29 de maio a partir das 06h10.

Veja o trailer do Globo Educação


Serviço:

Centro Educacional 03 do Guará (Centrão)

Endereço: EQ 17/19 Guará II

Telefone: 3901-3701

Matérias Relacionadas:

Globo Educação explora situação das escolas

Alunos da Rede são as estrelas de programas premiados pelo Unicef

Uma resposta to “Escola do Guará vira programa de TV”

  1. Glaucia said

    Muito bom esse video.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: