Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Cerca de 150 jovens participaram da Feira de Miniempresas no Conjunto Nacional

Posted by Da Redação em 7 de junho de 2010

Por Graciliano Cândido com a colaboração de Leila de Souza

Jovens durante a Feira de Miniempresas (Foto: Graciliano Cândido)

Estudantes de oito escolas públicas e privadas do Distrito Federal e Entorno tiveram a oportunidade de vivenciar a venda dos seus próprios produtos. Os participantes do Curso Miniempresa ficaram um dia inteiro na Praça das Artes do Shopping no último dia 29 de maio e sentiram na pele a concorrência juntos a outros produtos dispostos no Centro de Compras.

Os participantes do programa Miniempresa aproveitaram e planejaram diversas estratégias para despertar o interesse dos consumidores. Muitos fizeram cartazes, promoções e até mesmo coreografia para levar os consumidores até o stand de vendas. Os produtos foram dos mais variados e atendiam a todos os gostos. Almofadas, tags, camisetas pintadas e customizadas com fuxico, colares, pulseiras e bottons. Para quem passava pelo Shopping, resolveu até antecipar a compra do presente do dia dos namorados e aproveitar os produtos confeccionados pelos jovens.

“A gente realmente vivencia uma empresa de verdade, por que realmente é”, diz Isadora Bertolin do Colégio Sigma

Para Olívia Raunter, Executiva da Junior Achievement do Distrito Federal, esse é um programa de empreendedorimo e negócios onde os jovens tem a oportunidade de construir e gerir uma empresa. De acordo com Olívia, é perceptível que isso é muito importante no DF, pois tem a vocação para o serviço público. “Precisamos ter mais empreendedores para o desenvolvimento da unidade da Federação”, destacou a Executiva.

Microempresários esbanjam criatividade para encantar clientes (Foto: Graciliano Cândido)

As estudantes Ingrid de Sousa e Isadora Bertolin ambas de 16 anos aproveitaram todo o dia para mostrar o trabalho realizado junto às suas Miniempresas estudantis. Para elas, o programa é fundamental para a carreira profissional e impulsiona diretamente a valorização do curriculum. “A gente realmente vivencia uma empresa de verdade, por que realmente é. Adquiri experiência nas áreas de marketing, finanças produção e acaba tendo experiência de uma empresa de verdade. Fora o espírito de grupo, cooperativismo que é muito legal”, destacou Isadora do Colégio Sigma.

A Feira foi o complemento do conteúdo teórico, do conhecimento do consumidor e a vivência de todo processo de uma empresa. Também foi o resultado dos encontros entre estudantes e advisers (orientadores), profissionais das áreas de recursos humanos, marketing, produção e finanças.

Para Caio Almeida, gestor das turmas de Ensino Médio da Associação, a Feira foi um sucesso, os estudantes vivenciaram o espírito empreendedor despertado durante o curso em sala de aula. “A feira foi o reflexo do que eles aprenderam tanto na teoria como na prática realizada em sala de aula. Já aqui no Shopping eles puderam sentir na pele como o mercado se comporta”, destaca Caio. Gilmar Batista, coordenador do Núcleo do Gama, acrescentou: “Fiquei muito satisfeito com a interação entre os estudantes das escolas públicas e privadas, caminhando juntas com o mesmo objetivo”.

O programa

Objetiva despertar o espírito empreendedor dos jovens ainda na escola. A empresa é formada com cerca de 25 alunos do 2º ano do ensino médio e os encontros acontecem semanalmente na própria escola.

A orientação é feita por meio de voluntários especializados nas áreas de  Recursos Humanos, Finanças, Marketing e Produção. A partir do terceiro encontro, os jovens definem a diretoria da empresa (Presidente e mais quatro diretores de cada área), mas todos colocam a mão na massa.

Para começar as atividades da empresa, é necessário de dinheiro. São vendidas 100 ações com valor a ser definido de acordo com as despesas de cada empresa (matéria-prima, aluguel, equipamentos, salários, dentre outras despesas). Ao final do curso, são contabilizados os lucros da Miniempresa e os acionistas recebem o investimento.

A Associação, foi fundada nos Estados Unidos em 1919 e está presente em mais de 120 países. No Brasil, está em todos os estados.

Veja Vídeo da Feira de Miniempresas 2009

Serviço:

Site: www.jadf.org.br

Telefone: 3340-6127

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: