Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Desenvolver cidades preservando o meio ambiente é desafio para administrador público

Posted by Vinícius Ferreira em 4 de agosto de 2010

Da Agência Brasil

Brasília – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) constatou problemas como baixo comprometimento dos gestores públicos com a legislação ambiental e pouca participação da sociedade em debates e sugestões sobre o tema. A conclusão faz parte de estudo desenvolvido em 23 municípios de seis estados. A pesquisa só será finalizada daqui a seis meses.

Os dados preliminares do estudo foram expostos hoje (4) pelo coordenador de Desenvolvimento Urbano do Ipea, Bolivar Pêgo, no seminário Gestão Ambiental do Espaço Urbano – Desafios e Oportunidades, que ocorre na Câmara dos Deputados. Na pesquisa, cujo objetivo é levantar o cenário do licenciamento ambiental para fins urbanos no Brasil, o que se vê é um processo demorado para a obtenção do licenciamento.

O deputado federal, Cassio Taniguchi (DEM-PR), disse que é preciso adequar a legislação ambiental ao espaço urbano. Segundo o deputado, existe a necessidade de compatibilizar as demandas voltadas para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento das cidades. “Essas duas demandas entram em choque por diversas vezes e causam transtornos para os administradores públicos”, afirmou.

Para Taniguchi, é hora do Poder Público propor uma reavaliação na legislação ambiental para garantir o desenvolvimento sustentável, de acordo com as necessidades reais dos municípios. No debate, a prefeita de Carinhanha, na Bahia, Chica do PT, apontou as dificuldades enfrentadas no município. Segundo ela, a cidade, de 30 mil habitantes, não tem muitos recursos e falta a presença do Poder Judiciário para julgar os processos contra pessoas que ocupam indevidamente as margens do Rio Carinhanha.

“Muitas vezes encaminhamos à Justiça ações contra essas ocupações, mas elas acabam caducando por falta de juiz e promotor de Justiça”, contou a prefeita.

O seminário é promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. No evento, estão em discussão os problemas dos administradores públicos e privados na gestão do desenvolvimento urbano em decorrência da legislação ambiental em vigor.

Edição: Lana Cristina

2 Respostas to “Desenvolver cidades preservando o meio ambiente é desafio para administrador público”

  1. Andre said

    Matéria muito interessante!
    Parabéns pelo blog.

    Abraços.

    Curtir

  2. matéus said

    blabla bla
    O QUE É ECONOMIA SUSTENTAVEL

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: