Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Poluição visual aumenta durante campanha eleitoral

Posted by Da Redação em 14 de agosto de 2010

Por Graciliano Cândido

Cavaletes dividem espaço com pedestres no calçadão do Guará (Foto: Graciliano Cândido)

Nos últimos dias é bastante frequente andar pelas ruas da cidade e ver faixas, placas ao longo dos canteiros centrais das vias dentro das cidades. Candidatos não tem limites em fazer suas divulgações e em muitas vezes agride a lei vigente que impõe regras para a publicidade eleitoral. Para garantir a manutenção das placas e faixas, cabos eleitorais ficam o dia inteiro debaixo de sol “vigiando” o material publicitário.

Na avenida contorno do Guará a situação é mais grave. Pessoas que caminham e andam de bicicleta no local dividem espaço com a publicidade e também causa confusão para os motoristas que passam pela via pela quantidade de poluição visual próximas as placas de trânsito. Mesmo com a atuação da Secretaria de Ordem Pública e Social no final do mês passado que retirou diversas placas comerciais inclusive no Guará, a situação política continua, pois a publicidade de campanha eleitoral só pode ser retirada por fiscais do Tribunal Regional Eleitoral. Cavaletes, cartazes e bandeiras móveis é autorizado, ao longo das vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Mas devem ser colocados e retirados diariamente, entre 6 e 22 horas. Mas a população pode e deve denunciar sobre os exageros dos candidatos por meio do e-mail: denunciaeleitoral@prpa.mpf.gov.br .

A Lei

A lei nº 3036 de 18 de julho de 2002 é bastante clara. Nos seguintes locais são proibidos: instalação de publicidade em áreas onde pode ser confundido com as placas de sinalização, especialmente as de trânsito, acima das edificações, nas caixas d’águas ou acima dos pavimentos superiores; no solo, com altura superior a 12 (doze) metros, em canteiros centrais ou na forma de cavaletes, em área pública. Esses locais citados são os mais comuns de serem encontrados no Guará e regiões vizinhas.

Denúncias de Publicidade irregular podem ser feitas pelo telefone: 156 ou por meio da Ouvidoria da Secretaria de Ordem Pública 3355-8322.

SOF SUL

Poluição visual é constante no Setor de Oficinas Sul (Foto: Graciliano Cândido)

No Setor de Oficinas Sul, região que faz parte do Guará é evidente ver placas e faixas em canteiros centrais ou publicidade que confundem os motoristas com placas de trânsito. Logo na entrada do SOF Sul percebe-se uma grande confusão com inúmeras placas uma do lado da outra nos canteiros centrais. Falta espaço para tanta publicidade.

Para quem trabalha ou circula no local reclama com a falta de uma limpeza visual. Apesar das propagandas políticas ainda não fazerem parte do local, as comerciais tomam conta. A demonstradora Leila Sousa, 27, diz que essa poluição visual é um terror, tem faixa para todos os lados. “Para a gente enxergar o endereçamento e o nome das lojas é um sacrifício”, desabafa Leila.

Arão Gonçalves, 42, que trabalha na quadra 15 do Setor, ainda há muita publicidade, mas ele diz que há alguns dias foram retirados alguns outdoors. “Ainda tem muitas faixas grandes, precisa diminuir para melhorar a visibilidade do local”, disse o trabalhador.

O Empresário Carlos Kobayashi que trabalha no local há vários anos reconhece que o SOF Sul tem bastante poluição visual. Segundo ele, uma das soluções seria a padronização das placas, para isso, precisa de uma educação com os empresários. Ele adianta ainda que pretende realizar uma campanha em parceria com o IQA (Instituto da Qualidade  Automotiva) credenciado pelo Inmetro para padronizar o Setor de Oficinas e melhorar a visibilidade do local.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: