Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Substituição de Roriz por Weslian é “esperteza”, diz procurador-geral da República

Posted by Da Redação em 29 de setembro de 2010

Da Agência  Brasil

Weslian durante o debate (Arte: Halem)

Brasília – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse hoje (28) que a substituição de Joaquim Roriz por sua mulher, Weslian Roriz (PSC), na disputa pelo governo do Distrito Federal é uma “esperteza”. Ele defendeu que a legislação eleitoral seja alterada para que essa manobra não possa mais ser feita.

“Isso é uma daquelas situações em que, na verdade, um artifício é utilizado. É algo que convém mudar na legislação eleitoral para que esse tipo de esperteza não possa mais ser usado”, disse Gurgel.

O procurador assinalou ainda que a prática é comum no país. “Vinha sendo feito e continua sendo feito [o registro de candidatos laranjas]. Evidentemente, o caso Roriz não é o único que isso foi feito”, disse o procurador-geral da República.

Sobre a possibilidade de o registro de Weslian chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso seja negado pela Justiça Eleitoral, Gurgel afirmou que isso é improvável. “Até pela proximidade das eleições, é pouco provável que haja tempo para isso. A notícia que eu tive é que o Tribunal Regional Eleitoral analisaria o registro no sábado de manhã.”

Mais cedo, o Ministério Público Eleitoral do Distrito Federal defendeu a rejeição do registro de Weslian.

Distrito Federal envergonha o país com a política

Ontem a noite o debate realizado pela TV Globo com a substituta do ex-governador Joaquim Roriz, Weslian Roriz, foi uma verdadeira prova de fogo para a candidata ao Buriti. Diante de diversos questionamentos, o público pode assistir o grande despreparo da candidata.

A performance diante das câmeras, resultou em diversas manifestações no próprio dia por meio da internet. Durante a sabatina que teve como apresentadora a jornalista Cristina Serra, um dos assuntos mais abordados no Twitter era a atuação de Weslian.

Tal postura serve como forma de reflexão para os cerca de 2 milhões de eleitores que votam no Distrito Federal no próximo domingo (03/10). Cabe a cada eleitor repensar e descobrir a vida de cada candidato seja qual cargo que pretenda alcançar, pois o valor do voto é incalculável.

Veja os melhores momentos de Weslian Roriz durante o debate:

Veja  as charges dos presidenciáveis: Arte Halem

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

7 Respostas to “Substituição de Roriz por Weslian é “esperteza”, diz procurador-geral da República”

  1. Caramba Gracilian, obrigada 😀

    Curtir

  2. […] Chargemania no blog Notícias de Fato Publicado em setembro 30, 2010 por chargemania O blog notícias de fato, de um grupo de estudantes de jornalistas, publicou as charges de política deste blog. Acho legal comemorar cada evolução, vocês podem conferir: https://noticiasdefato.wordpress.com/2010/09/29/substituicao-de-roriz-por-weslian-e-%e2%80%9cespertez… […]

    Curtir

  3. Rodrigo said

    Boa tarde amigos. Bom, conferi as matérias do Blog, parabéns! Todavia, vali aqui ser ressaltado uma questão que é fundamental no jornalismo, a imparcialidade. Não sou Rorizista, nem Agnelo, nem ninguem, sou totalmente apartidário. Só que os caros estudantes estão sendo imparciais ao falar demasiadamente contra o candidato Roriz. Não se esqueçam que deve ser colocado os dois lados. Corram atrás, pergunte ao senhor Roriz o porque da troca. Agora a campanha detonando a campanha de um candidato não mostra o essência do jornalismo. Coloquem as denúncias do Agnelo, coloquem as propostas dos ex-candidatos que não foram ao segundo turno. Pode até ser que a volta do ex-governo não represente coisa boa para Brasília, mas, matérias desta expressão merecem pelo menos uma revisão por parte dos senhores que escrevem para um blog tão belo de matérias e que, nesta condição, pode manchar a imparcialidade do mesmo.

    No mais, continuem trilhando este caminho de sucesso. Um abraço, até mais!

    Curtir

  4. Caro leitor Rodrigo,

    a referida matéria que manifestou a minha resposta trata-se de fatos ocorridos no mês passado e que impulsionaram o procurador-geral da república a fazer tal declaração. Vale lembrar que a referida reportagem foi conteúdo da Agência Brasil, uma agência pública séria e que dispõe de vários conteúdos em texto, áudio e vídeo para ampliar o acesso as informações em todo o território nacional. Em nenhum momento vejo parcialidade por parte do material publicado ou privilegiação de qualquer candidato político. A empresa realiza esse trabalho há anos e já conquistou confiança com os leitores e meios de comunicação de todo o país e em outros países em que a instituição opera.

    Agradecemos os elogios e a visita em nosso Blog que cresce cada vez mais ao partir de críticas como esta.

    Forte abraço,

    Equipe Notícias de Fato.

    Curtir

  5. Vinícius Ferreira said

    A imparcialidade jornalística não existe. É um mito! Não falo isso para assustar os caros leitores deste blog, mas para abrir-lhes os olhos quanto a todo material publicado nos mais diversos veículos(jornais, revistas, TV, rádio e outros sites). Todas as pessoas (jornalistas ou não) carregam dentro de si uma vivência (experiências da vida, seja ideológica, amorosa ou qualquer outra) que as impedem de olhar um determinado fato sem esboçar nenhuma reação (compaixão, medo, desconfiança, revoltas, alegria e etc).
    Mas o que se deve diferenciar aqui é o “jornalismo sério”. Esse, mesmo sendo parcial de alguma forma, vai reportar o que aconteceu e sempre vai ter um compromisso social acima de tudo. O caso Roriz é sem dúvida interesse público e qualquer que seja o posicionamento de qualquer veículo vai ser parcial (a favor ou contra ele – mesmo não dizendo isso com todas as letras).
    Esse blog busca e continuará com o compromisso, primeiro social, pois essa é a essência que entendemos do jornalismo, e segundo com o jornalismo sério e responsável, que vem em conseuquêmcia do outro.

    Obrigado pelos comentários neste blog. Esse é um espaço de debate e vocês têm todaa liberdade para expressar o que pensam e o que acham.

    Att,

    Vinícius Ferreira (integrante do notícias de Fato)

    Curtir

  6. Alessandro said

    Boa Noite. Olha só, vamos ver todos os comentários. Vejo que vocês ainda são jovens, tem muito para aprender, assim como eu que, apesar de minha idade, também tenho muito a viver. Ninguém é bobo meu caro Vinicius, todos sabem com certeza discernir o que é certo e errado. Realmente, a mídia é totalmente tedenciosa, nenhuma exibe a total imparcialidade. Veja a veja desta semana falando da Dilma, aliás, a terceira reportagem consecutiva e nada do Serra. Assim como o colega Rodrigo, sou apolítico, só que é ruim ver isso num blog com excelentes matérias como este. Aliás só matérias do Roriz foram 3 ou 4 aqui, se não me engano. Vocês não estão alertando o povo, sim sendo tendenciosos. Se querem ser imparciais concordo com o que já foi dito, ouça os lados. O Canditado Agnelo também tem denuncias, mas também tem excelentes propostas. A Agencia Brasil, não se esqueçam, realmente é imparcial, mais caso não saibam ela é totalmente Petista, pois o governo atual é do pT, é do Lula, parem para pensar, verão que tenho a razão. Aliás colegas, estou lá dentro, por isso falo com contundencia. Bom, mais é isso. A priori parabéns, só espero que não fiquem discutindo com algo que estão fazendo.
    Um abraço, até mais!

    Curtir

  7. O Vinícios é épico 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: