Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Dobradinha gastronômica

Posted by Da Redação em 9 de outubro de 2010

 

Tatiana Meira: "O sentimento é de dever cumprido, pois usei a minha criatividade em conjunto com o aprendizado adquirido na faculdade

 

Os alunos de gastronomia do Centro Universitário Unieuro conquistaram dois prêmios no Brasília Gourmet Cozinha da Capital. O evento, que reuniu vários especialistas, chefs de cozinha, que discutiram sobre o mercado brasiliense que vem se tornando referência gastronômica nacional, premiou uma aluna do UNIEURO na categoria prato principal e mais dois alunos em sobremesa.

Foram necessários pouco mais de 30 minutos para que Tatiana Meira produzisse o prato principal, Frenched rack de queixada com canjiquinha, que teve como ingredientes principais a carne de queixada, cajuzinho do cerrado, castanha de pequi e guariroba, prato com ingredientes genuinamente do cerrado.

A disposição do prato também foi bastante pensado, até mesmo na forma de demonstrar aos oito jurados que estavam degustando os pratos. “O sentimento é de dever cumprido, pois usei a minha criatividade em conjunto com o aprendizado adquirido na faculdade e o resultado foi o título. Mostrei que o UNIEURO possui um bom grupo de professores, bons alunos e um bom ensino”, comemora Meira.

A aluna do 4º semestre de Gastronomia do UNIEURO competiu pela primeira vez em um concurso de gastronomia e ao lado de dois chefs que disputavam o mesmo título, mas isso não intimidou a aluna, que fez bonito para os jurados e para a grande platéia que acompanhava o passo a passo desde a limpeza da carne, marinada na cachaça, até a montagem do falso cuscuz e a selagem da queixada na frigideira. “É uma sensação indescritível, uma grande emoção, pois participei de um concurso pela primeira vez e as dúvidas e os medos eram normais, mas estava bastante segura e confiante da vitória, pois acredito muito no meu talento e conto com o apoio incondicional da minha família”, destaca.

A partir do trabalho apresentado durante o concurso, Tatiana espera conquistar novos desafios. Ela pretende realizar sua maior vontade, trabalhar com produtos típicos da cidade e da região Centro-Oeste para incentivar a gastronomia local e preservar as culturas.

Na categoria sobremesa, Francisco Natanael da  Silva, aluno do 4º semestre de Gastronomia do UNIEURO, levou a melhor com o Trio do Cerrado: quente (geléia de jabuticaba), seco (tuille de castanha de baru) e frio (sorvete de pequi). A experiência do aluno com sobremesas vem de berço, sua mãe é doceira há mais de 30 anos, Natanael a ajuda desde pequeno.

Ele explica que uma das maiores dificuldades no concurso foram os ingredientes, típicos do cerrado. Francisco Natanael é natural do Rio Grande do Norte e foi preciso testar os produtos para saber as características de cada um. “Cada ingrediente tem uma característica diferente, o pequi por exemplo, tem um cheiro bastante forte”, afirma.

Para o aluno, o concurso foi maravilhoso, e os professores contribuíram bastante para essa conquista. “Eles fizeram várias observações para a gente se preparar melhor para o concurso”, diz Natanael, que dividiu a alegria da vitória com a colega Maylla Ribeiro, que ficou em 2º lugar, com o suflê de jabuticaba.

Veja mais fotos do concurso

Este slideshow necessita de JavaScript.

*As informações são da Assessoria de Comunicação do UNIEURO

Uma resposta to “Dobradinha gastronômica”

  1. Glaucia said

    Muito bom, parabéns para ela por tanta dedicação. Muitos pratos bonitos, realmente foi merecido.
    Vou ter que pegar umas aulinhas com ela na cozinha rsrs…!!Parabéns para ela. pq coloca amor no que faz, por isso que tem esse retorno.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: