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Imobiliárias inovam para conquistar clientes

Posted by Da Redação em 5 de dezembro de 2010

Por Graciliano Cândido

Corretores usam cada vez mais recursos tecnologicos (Foto: Graciliano Cândido)

Foi se o tempo em que as imobiliárias utilizavam apenas os classificados de jornais ou um à estrutura de um simples escritório para atrair a venda de seus produtos. Com o crescimento e a popularidade das tecnologias, os recursos foram aumentando o leque de possibilidades acompanharam o ritmo. Os softwares estão cada vez mais sofisticados e contribuem para a expansão do setor. Eles trazem várias funcionalidades para os profissionais, e possibilitam que os clientes possam conhecer o futuro empreendimento antes mesmo de a obra ter iniciado.

A MGarzon Eugênio, é uma das pioneiras com as maquetes virtuais em realidade aumentada que leva os clientes  para uma viagem com características reais. Para atender essa nova demanda, a prancheta e a caneta perdeu espaço para o notebook e um modem de internet. Com essas ferramentas em mãos, o corretor tem um grande potencial de venda.

Paulo Sérgio Tavares, 36 e Vanessa Veridiane, 28, corretores da Construtora Direcional, sabem bem a importância das funcionalidades tecnológicas. Eles não desgrudam do notebook com modem para acessar a internet, dos celulares e das super calculadoras. De posse dessas ferramentas de trabalho, os profissionais dizem que alavancou as vendas em cerca de 40%. O computador auxilia para simular os valores e a proposta que o cliente pretende fechar, além de servir como um tira-dúvidas de algumas informações que o cliente coloca. “A tecnologia é primordial no fechamento das vendas”, destaca Tavares.

Paulo, explica que a tecnologia proporciona vários benefícios e facilita para que ele aproveite os momentos vagos para disponibilizar um serviço diferenciado ao cliente. Em tempos ociosos, o corretor aproveita para divulgar os produtos por meio de e-mail marketing, ou seja, envia proposta e fotos do empreendimento por meio de correio eletrônico para os clientes.

Aluguel

Mesmo com várias facilidades e vantagens disponibilizadas pelas construtoras para financiar empreendimentos novos, há uma grande procura pelo mercado de alugueis no Distrito Federal. Uma das explicações é a grande rotatividade de pessoas na cidade que vem participar de eventos ou cursos em períodos curtos, além claro, das pessoas que ainda não realizaram o sonho da casa própria. A Thais Imobiliária, de olho nesse mercado, adquiriu um novo sistema de locação totalmente direcionado para o público do DF. O sistema foi programado em Porto Alegre e faz parte da estratégia da empresa para captar mais clientes. Para o diretor Comercial da Thais Imobiliária, Hugo Coutinho, o software deve trazer excelentes resultados. “Os contratos de locação devem aumentar cerca de 50%”, destaca.

Qualificação profissional

Aliado a tecnologia, a qualificação profissional é muito importante para os 15.400 corretores inscritos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis do DF. Para o diretor de Fiscalização do CRECI-DF, Túlio Siqueira, subsidiar cursos e deixar o profissional atualizado no mercado aumentam substancialmente as chances de concretizar negócios. “Existem imobiliárias que pensam assim: ‘o meu corretor precisa estar bem preparado, dominando as tecnologias’, essas estão investindo certo, no profissional”, observa.

O diretor explica ainda, que vários órgãos do DF disponibilizam cursos para promover mais valor ao profissional e assim, automaticamente, leva mais credibilidade às empresas. Além da Federação do Comércio, o Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e próprio CRECI disponibilizam várias qualificações aos corretores.

Além disso, há no Distrito Federal, o curso de Tecnólogo em Gestão de Negócios Imobiliários oferecido pelo Centro Universitário Unieuro. O Curso que tem a duração de dois anos, já formou mais de 50 profissionais. A graduação capacita o profissional para exercer a intermediação em venda, compra, permuta e locação de imóveis bem como gerenciar equipes de corretores, além de atuarem como consultores, aconselhando e efetivando negócios ou operações imobiliárias, colaborando no processo de orientação à população sobre a escolha de terreno e habitação. Possibilita também a elaboração de projetos para captação de recursos públicos no setor de habitação, atuando como consultor em questões de regularização de parcelamento de solo em assentamentos urbanos e rurais, atuando como gestor de patrimônio imobiliário em órgãos públicos e na iniciativa privada.

Números:

849 Imobiliárias no DF

15.400 corretores inscritos/ 9 mil ativos

DF: 2º maior mercado imobiliário do país

R$ 3 bilhões – receita gerada pelo mercado imobiliário do DF em 2009

R$ 5 bilhões – expectativa de receita gerada pelo mercado imobiliário do DF em 2010

Dados: Creci-DF

Uma resposta to “Imobiliárias inovam para conquistar clientes”

  1. ola caros companheiros,gostei da nova dinamica de apresentacao pois,num mercado competitivo temos que ser ageis e dinamicos.

    Pois somos profissionais de uma area em plena expansao,ficaria muito crato pelas informacoes novas recebidas preciasamo nos reciclar dia dia para para melhor atendermos nossos clientes..

    muito obrigado NILSON LIBERATO
    SAO CARLOS/SP 16-32016321/16-91446645

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