Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

A velha e saudável infância

Posted by Tatyana Medeiros em 16 de janeiro de 2011

Por Tatyana Medeiros

Google Imagens

Vamos brincar de pique-pega?

Quem ainda se lembra das brincadeiras do fundo de quintal, quando todos os amigos passavam tardes e tardes inventado brincadeiras? Como havia criatividade! Brincar de Pique-esconde, pular Amarelinha, Elástico, Queimada, entre várias outros passatempos.

Essas recreações praticadas desde a época de nossas avós estão sendo esquecidas de forma tão rápida quanto o avanço da tecnologia. Computadores, televisões e vídeo-games estão apagando a memória cultural das brincadeiras infantis.

Pode-se dizer que os pais estão entre os grandes responsáveis por esse desejo incontrolável das crianças por aparelhos eletrônicos. Talvez pelo fato de serem ausentes, eles preferem prender seus filhos em casas com esse tipo de entretenimento do que autorizar a saída deles para a rua, assim evitando o contato com as outras crianças. Com isso eles esquecem o quanto essas atividades são importantes para o desenvolvimento da criança, pois essas diversões estimulam o espírito coletivo, aumentam a concentração e a disposição, deixando a criança mais calma e feliz.

Para recordar 

Batata quente:

Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e cantando a seguinte canção:

Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou! Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.   

Cobrinha:

Duas crianças seguram a corda perto do chão e começam a fazer ondulações. Três crianças começam a pular, quem tocar ou esbarrar na corda sai da brincadeira. Se uma sair entra outra no seu lugar. Vence quem conseguir ficar pulando mais tempo.

Uma resposta to “A velha e saudável infância”

  1. giulia said

    Adoro estas brincadeiras!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: