Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Gramado, uma cidade inesquecível

Posted by Da Redação em 23 de janeiro de 2011

Por Graciliano Cândido – Enviado especial

O Pórtico é o cartão postal da entrada de Gramado (Foto: Leonid Straliev)

Ao chegar à cidade é notável a quantidade de áreas verdes, a começar pelas famosas hortênsias que dão um toque especial na lateral das principais avenidas da cidade. Não é por menos que é considerada o terceiro destino mais desejado do Brasil. A arquitetura e a hospitalidade do povo gramadense chamam a atenção dos turistas. Quem vai ao local, pode aproveitar em qualquer época do ano. O romantismo do outono, o aconchego da lareira e do vinho no inverno, a alegria e o colorido das flores na primavera e no verão, a energia que fazem de Gramado uma cidade surpreendente.

O Natal Luz é uma atração a parte, famílias inteiras de várias partes do país aguardam essa época (de novembro a janeiro) para visitar a cidade que passa por uma grande transformação. São mais de 50 espetáculos nesse período, muitos deles inéditos e de nível internacional, como o Show Nativitaten, que acontece no Lago da Joaquina Rita Bier, com efeitos de som, luz, fogo, águas dançantes e fogos de artifício. As ruas se transformam, com papais noéis gigantes, praças e monumentos totalmente enfeitados. (Clique aqui e veja: Prefeitura faz homenagem pelos 25 anos do Natal Luz).

De acordo com o secretário de Turismo de Gramado, Gilberto Tomasini, a cidade tem 32 mil habitantes e recebe três milhões de pessoas. É uma cidade que trabalha o turismo o ano inteiro, 80% da economia está focada no turismo. Segundo ele o Natal Luz comprova que a baixa temporada, que é o verão, se transformou em uma alta temporada. “O Natal é um evento de 75 dias. Mas tem eventos no ano todo”, diz. (Clique aqui e veja: Gramado recebeu mais de 300 mil visitantes em novembro).

Ele explica que para despertar esse interesse dos turistas, é necessária a participação de grandes empresas trabalhando para vender o destino e isso traz um resultado muito significativo. O desenvolvimento da cidade veio a partir do I Festival de Turismo, há 22 anos.  “O Festival potencializou a cidade juntamente com as operadoras de viagens”, destaca.

O Natal Luz é um dos eventos que mais geram receita para a cidade (Foto: Graciliano Cândido)

O Natal é um evento de 75 dias. Mas tem eventos no ano todo, em fevereiro, tem o gramado fantasia, um carnaval de salão. A festa da colônia, em março, (evento de 30 dias) onde mostra a saga da imigração italiana, alemã e portuguesa. Evento com muita música, culinária. Traz nesse período do ano 200 mil pessoas.

Para atender toda essa demanda, a cidade tem atualmente 146 hotéis com a capacidade de 11.500 leitos, mas se considerar toda a região das Hortênsias – que compreende as cidades de Gramado, Canela, São Francisco e Nova Petrópolis, esse número aumenta substancialmente. Leitos passam para 18.500, distribuídos em 240 hotéis e pousadas.

 “Eu diria que são de nível muito bom, e a gente sempre procura melhorar cada vez mais”, garante.

Gastronomia

Em alta temporada a cidade recebe mais de 100 mil turistas nos mais de 140 restaurantes que atendem todos os gostos. Além das tradicionais churrascarias, a região abriga um grande pólo gastronômico, onde possui uma infinidade de tipos da culinária de vários países. Os restaurantes vão desde comida alemã, campeira, italiana, japonesa, oriental, portuguesa a suíça. (Clique aqui e veja: Decoração natalina se transforma em atração turística na Serra Gaúcha)

Além disso, são mais de 30 casas de fondue, cafés coloniais, galeterias, churrascarias, bistrots. “A gastronomia é muito diversificada. Muitas pessoas vêm a Gramado para provar nossa gastronomia”, destaca o secretário de Turismo de Gramado.

Pontos Turísticos

Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis)
Localizado na entrada de Gramado, sua construção é em estilo bávaro, visando dar boas vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973, além de ser uma bela construção, possui jardins bem cuidados e floridos, encantando os visitantes que sempre procuram, através da fotografia, obter uma lembrança de Gramado.
Endereço: RS, 235
Fone: (54) 3286.2803
Horário de funcionamento: Terça a Domingo – 9h às 16h
Acesso livre.

Mini Mundo
Criado pela família Höppner em 1981, nele funciona a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland, na Dinamarca. Mostra réplicas de castelos, ferrovias, moinhos, praças, igrejas, estaleiros, teleféricos, torres, lagos, cascatas e casas típicas, num mundo imaginário e criativo.
Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291
Fone: (54) 3286.1334
Horário de funcionamento: Todos os dias, 10h às 17h
E-mail: hotel@minimundo.com.br
Site: www.minimundo.com.br

Igreja São Pedro

A Igreja São Pedro é a mais antiga da cidade. Inaugurada em 1942 (Foto: Graciliano Cândido)

Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre, de 46 m de altura, inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659
Fone: (54) 3286.1187
Horário de funcionamento: Todos os dias, 8h às 21h. Fechado para manutenção nas
primeiras e terceiras Segundas-Feiras do mês.
Acesso livre.
E-mail: spedro@via-rs.net

 Palácio dos Festivais – Cine Embaixador
Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697.
Fone: (54) 3286.1058
Sessões de Cinema: Sexta, Sábado, Domingo e Segunda às 20:30h (Durante Julho, todos os dias da semana)

Rua Coberta
Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.
Endereço: Rua Madre Verônica
Acesso livre.

Praça Major Nicoletti
Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, recebeu o nome do 1º sub-intendente do local, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede desde 17 de janeiro de 1913. A praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade.
Endereço: Av. Borges de Medeiros
Acesso livre.

Rótula das Bandeiras
Situada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, presta uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros, através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do “Kikito”, o cobiçado troféu que representa o “Deus do Bom Humor”, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.
Endereço: Praça Leopoldo Rosenfeldt
Acesso livre.

Lago Negro
Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido.
Endereço: Rua A. J. Renner
Horário de funcionamento: aberto 24h.
Pedalinhos: 8:30h às 19h
Duração do passeio: 20 minutos.

Museu do Perfume – Fragram
Fábrica, Loja e Museu. Produz deo-colônias corporais, odorizantes de ambientes e alguns cosméticos na linha de maquiagem, além de ser o primeiro museu da perfumaria do Brasil. Possui uma exposição de cerca de 450 frascos de clássicos da perfumaria mundial e outras curiosidades, como um teste psicológico que orienta na escolha do perfume pessoal. Além disso, o visitante pode assistir um vídeo com duração de 5 minutos com informações gerais e curiosidades sobre o mundo do perfume.
Endereço: Av. das Hortênsias, 3662
Fone/Fax: (54) 3286.2719
Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 18h
Acesso livre.
Email: fragram@terra.com.br
Site: http://www.fragram.com.br  

Museu do Chocolate

A Prawer oferece ao turista uma visita de lazer e cultura sobre o mundo do chocolate. Além da história da Prawer, a primeira fábrica de chocolate caseiro do Brasil, você pode conhecer elementos históricos e curiosidades sobre o cacau, fabricação e consumo do chocolate.
Endereço: Av. das Hortênsias, 4120
Fone/Fax: (54) 3286.1580
Horário de funcionamento da loja e museu: 9h às 18h
Horário de funcionamento da fábrica: Segunda a Sexta das 9h às 11h30 e
14h às 16:30hAcesso livre.
E-mail: chocolate@prawer.com.br

Site: http://www.prawer.com.br/

Hollywood Dream Cars
A mais linda exposição de carros antigos do Brasil. Nela pode-se sentir e viver o clima da emoção e nostalgia do glamour de Hollywood, dos anos dourados das décadas de 50 e 60, além de conhecer maravilhosas motos antigas, das mais famosas marcas, restauradas em grau de perfeição.
Endereço: Av. das Hortênsias, 4151
Fone: (54) 3286.4515
Horário de funcionamento: todos os dias, 9h às 18h
E-mail: hollywooddream@gramadosite.com.br

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Cruzamento que dá acesso à Serra Gaúcha (Foto: Graciliano Cândido)

Como Chegar

Gramado está a 115 KM da capital. Partindo de Porto Alegre de carro, o motorista precisa pegar as vias estaduais RS-020 e RS-115, depois de cerca de 1h50 de viagem na via com boas condições asfáltica, é possível desfrutar tudo que Gramado oferece. Vale lembrar que o motorista deve ficar atento à sinalização, pois a via possui muitas curvas bastante acentuadas. Na volta a pista é simples e necessário manter a velocidade da via de 60 KM/H.

Aluguel de veículos de passeio

diárias a partir de R$ 98.00 (100 Km livres) + R$ 0.38 o Km excedente

Hotéis

Diárias a partir de R$ 220, com acomodações de alto padrão. Os hotéis da região estão com pacotes especiais para o natal, reveillon e casais que procuram aproveitar a lua-de-mel ou momentos românticos.

Passagens aéreas

Passagens aéreas partindo de Brasília para Porto Alegre a partir de R$ 229.00

Mais informações sobre a cidade através do site: www.gramado.rs.gov.br

Diário de bordo

Durante nossa viagem entre Brasília e Porto Alegre conhecemos uma grande figura no voo. Logo ao entrar no avião, percebi o entusiasmo e a simpatia do companheiro de poltrona. Bem a vontade, o passageiro, carregada seu rádio de pilha com entrada USB e no pen drive nada mais do que os grandes sucessos da MPB (Roberto Carlos, Amado Batista, entre outros vários que não me recordo).

Cansado da rotina do trabalho que chegava ao fim naquele instante (18h20) e começaria horas depois, resolvi fechar os olhos e durmi um pouco para encarar a tarefa árdua mais tarde.

Arnaldo com o seu grande companheiro (rádio) durante o voo (Foto: Graciliano Cândido)

Depois de quase 1h30 de voo, paramos no primeiro destino, Aeroporto Santos Dumont (RJ). Como a aeronave fica cerca de uma hora em solo fazendo reabastecimento e embarcando novos passageiros, acordei e fiz a primeira ligação para a família. Nesse momento, comecei a conversar com o companheiro voo Arnaldo de Souza Silva (35), natural de Irecê (BA), terra do feijão.

Bem descontraído, ao som de Amado Batista, ele começou a me contar sobre a vida dele. Mora há 1 ano e meio em Candiota (RS), onde trabalha em uma multinacional e está prestes a se casar novamente. “A gaúcha me conquistou”, disse.

A cada dois meses Arnaldo faz essa viagem de mais de oito horas de voo e quase esse mesmo tempo de ônibus para ficar perto dos dois filhos e dos parentes baianos. “Eu amo bastante meus filhos, são meus tesouros”. Na pequena mochila que carregava entre as pernas, ele abriu e mostrou várias fotos dos dois filhos. Ele disse que ambos gostam de estudar e assim podem se tornar pessoas bem sucedidas.

Arnaldo, estudou pouco, saiu da casa dos pais com 17 anos em busca de um trabalho para conquistar seu próprio sustento. Casou por duas vezes, e tem um filho com cada uma.

Faltando pouco menos de 1 hora de voo para chegar ao Aeroporto Salgado Filho (RS), o artista e artesão nato, resolveu gratificar o companheiro de poltrona. Tirou um “guardanapo”, que fica nos encostos e começou a fazer um beijar-flor, símbolo de liberdade, e deixou uma mensagem.

Para retribuir, não tinha muita coisa, mas resolvi fazer uma foto desse pessoa de garra, determinação e felicidade, mesmo em situações difíceis. Ele disse ainda, que pretende voltar a estudar e quem sabe até fazer uma faculdade, formação que ele quer que os dois filhos sigam.

No final da viagem as pessoas que estavam sentada próxima a nós, estava bem entrosada, conversando, brincando e sabendo da história do baiano que está muito bem sucedido na região sul do país, regado a muita música.

Nos despedimos ainda na sala de desembarque, por volta das 22h e ele seguiu para a rodoviária para pegar um outro transporte para chegar a sua casa próximo ao dia amanhecer.

 Veja imagens de Gramado

Veja mais fotos da cidade de Gramado

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conheça também:

Pirenópolis: cidade que guarda as origens do Estado de Goiás

Os arenitos de Vila Velha

Anúncios

4 Respostas to “Gramado, uma cidade inesquecível”

  1. Débora Antunes said

    Muito boa reportagem viu,temos o previlégio de ter essa cidade linda pra nos orgulharmos.

    Curtir

  2. Luana said

    Parabéns excelente reportagem,nos orgulhamos de ter uma cidade tão linda que nos proporciona muitas maravilhas.

    Curtir

  3. Pamela Peres said

    Parabéns!!
    Reportagem sensacional, ainda as pessoas reclamam que não temos pontos turísticos lindos. Antes de conhecermos o exterior e outros estados, devíamos apreciar e explorar mais o nosso Rio Grande.

    Curtir

  4. […] Gramado, uma cidade inesquecível […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: