Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Mamãe! É hora de trabalhar.

Posted by Tatyana Medeiros em 14 de fevereiro de 2011

Por: Tatyana Medeiros

A gestação é um momento único na vida das mulheres, são nove meses à espera do seu maior bem. Enjoos, desejos, paparicos, tudo fazem parte desse grande momento. Enxoval pronto, é a hora da chegada do bebê, a mamãe não vê a hora de ter seu pequenino nos braços e quando consegue tê-lo é difícil alguém pegar. São quatro a seis meses de pura dedicação, madrugadas acordadas, muitos mamas, e com isso nasce uma ligação inseparável. Porém alguns afazeres não podem ser deixados para trás, afinal a vida profissional tem que ser retomada. Daí então começam as aflições e angústias.

Vários motivos fazem com que as mamães tenham que deixar seus bebês para retomar seus trabalhos, mas essa separação não é fácil. De acordo com uma pesquisa realizada pela psicóloga Cecília Russo em seu livro, “Vida de Equilibrista: dores e delícias da mãe que trabalha”, comprova que grande parte das mulheres sofrem algum tipo de mal estar na hora de retornar ao trabalho. Cecília entrevistou 850 mulheres, dessas 33% relataram que sentiram ansiedade, 30% alegria, 25% insegurança, 24% conflito, 22% culpa e 20% angústia. Percebe-se que cinco dos seis sentimentos descritos são de desconforto.

A auxiliar administrativa Maria José, mãe da pequena Natália (5 meses), optou por deixar sua filha com a Avó. “Graças a Deus tive a oportunidade de deixar a Natália com minha mãe. Apesar de ter toda a confiança nela, choro todos os dias antes de ir ao trabalho”. Maria conta que muitas vezes não consegue prestar atenção no serviço, pois só pensa em voltar para a casa e ter sua filhinha em seus braços.

Já a pedagoga Adriana Silva diz não ter outra opção a não ser colocar seu filho Yan (6 meses), em uma creche. “Mesmo não querendo, preciso voltar ao trabalho. Confesso, é muito difícil! Estou tendo grande dificuldade na adaptação dele com os outros alimentos, pois ele ainda está muito apegado ao peito”, relata.  Adriana foi até o pediatra e juntos fizeram um cardápio diversificado para que o Yan possa se adaptar, para que assim a pedagoga volte a trabalhar com tranquilidade.

É importante que a mãe nesse retorno ao trabalho fique tranquila, e aproveite o pouco tempo que terá com seus filhos de maneira prazerosa. Abrace, beije, pergunte como foi o dia, deixe-o falar, aproveite o final de semana e vão ao parque, faça o bolo de chocolate preferido, enfim seja uma mãe e uma profissional realizada.

Uma resposta to “Mamãe! É hora de trabalhar.”

  1. Ministério da Saúde said

    Olá, blogueiro(a)!

    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.

    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: http://www.saudenaotempreco.com

    Você também pode nos seguir no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

    Obrigado,

    Ministério da Saúde

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: