Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Piscina (sem água) na Caixa Cultural Brasília

Posted by Da Redação em 23 de março de 2011

Imagem: Divulgação

Em um jantar entre amigos artistas, mulher se acidenta, entra em coma e vai parar numa cama de hospital. Por meio de fotografias, seus amigos resolvem transformar, em arte, o corpo e a triste condição da artista plástica acidentada. A fragilidade das relações humanas e a exploração no mundo consumista entram em cena, no teatro da CAIXA Cultural Brasília, nesta sexta-feira (25), sábado (26) e domingo (27), sempre às 20h, no espetáculo “Piscina (sem água)”, com classificação indicativa de 14 anos e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Com tradução da professora de artes cênicas da Universidade de Brasília (UnB), Felícia Johansson, a montagem brasileira da peça de Mark Ravenhill, um dos mais originais autores ingleses contemporâneos, venceu o 14º Cultura Inglesa Festival de Teatro de São Paulo. Após temporada na capital paulista, o espetáculo estréia em Brasília para curta temporada.

 Na análise do Guia Britânico de Teatro, “Piscina (sem água)” é uma obra visceral que “amplia as fronteiras do teatro com autoridade e imaginação”. A ousadia de romper barreiras é uma marca do autor. Na primeira montagem, na Inglaterra, realizada pelo grupo de teatro físico Frantic Assembly, a encenação gerou polêmica, mas também rendeu elogios.

Após assistir a apresentação dessa companhia, em Londres, Felícia Johansson apresenta uma nova proposta de direção, que privilegia o drama de consciência vivenciado pelas personagens ao longo da trama. Ao usar painéis, para projetar fotografias e vídeos da anfitriã machucada, a peça mostra como os amigos se deliciam e se culpam por fotografar e expor o que está por trás dos biombos do hospital.

Sobre o autor

Mark Ravenhill é um dos mais importantes dramaturgos da cena contemporânea internacional. Suas  peças foram montadas em mais de quarenta países. Em 1996, “Shopping and fucking”, um de seus textos, foi encenado com grande sucesso em Londres, trazendo fama e aclamação mundial ao autor.

Ravenhill gosta de levar, aos palcos, uma geração movida a ecstasy, cartões de crédito, house music e sexo promíscuo. Contribui, com frequência, na seção de artes do tradicional jornal inglês The Guardian. Escreveu mais de 15 obras teatrais.  

Sobre o elenco:

Foto: Divulgação

O elenco é formado por:

Ester Laccava – atuou em “O Mambembe”, de Gianni Ratto; “Thunderbirds”, de Mário Bortolotto; “A farsa da esposa perfeita”, de Paulo Guarnieri; indicada duas vezes ao prêmio Shell de melhor atriz;

Fabiana Karlucci – atuou em “Medéia”, montagem de Antunes Filho e “A dama da madrugada”, de Eraldo Rizzo, entre outras;

William Amaral – foi membro do Cirque du Soleil e atuou em “Madame Butterfly” e “O Rei Arthur”, de Naum Alves de Souza;

William Ferreira – atuou no cinema em filmes como “Araguaia – A conspiração do silêncio” e “Entre Cores e Navalhas”; em Brasília, participou de diversos espetáculos de Fernando Guimarães e Hugo Rodas. 

 FICHA TÉCNICA

“Piscina (sem água)”

Texto: Mark Ravenhill

Tradução e Direção: Felícia Johansson

Elenco:  Ester Laccava, Fabiana Carlucci, William Amaral e William Ferreira

Cenário: Marcelo Larrea

Figurino: Eliana Carneiro

Trilha Sonora: Fernanda Galetti

Direção Executiva: Alexandre Lacava

SERVIÇO

“Piscina (sem água)”

Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro (SBS Quadra 4, lote 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa Econômica Federal)

Data: 25, 26 e 27 de março de 2011

Horário: sexta-feira (25), sábado (26) e domingo (27) sempre às 20h (não será permitida a entrada após o início da sessão)

 Telefone para Informações: (61) 3206-9448 – administração

Bilheteria: (61) 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)

Preço dos ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, professores, clientes e empregados CAIXA e doadores de 1kg de alimento não perecível)

Classificação etária: 14 anos

Veja imagens da peça

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: