Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Atendimento humanizado para população da Estrutural

Posted by Da Redação em 17 de maio de 2011

Alunos do 7º semestre do curso de enfermagem realizam atendimento de saúde na Estrutural. São 150 alunos das três unidades do UNIEURO, que se dividem em dois turnos, entre creches, escolas, posto de saúde e comércio, a fim de conhecer a realidade da comunidade e poder prestar o serviço necessário. Esse projeto funciona há um ano e atende famílias carentes, cuidando da saúde das crianças, dos escolares e dos trabalhadores da cidade. Os alunos são monitorados por professores que auxiliam e acompanham todas as atividades de extensão do curso.

No posto de saúde são prestados serviços de todos os programas, como vacinação, saúde da mulher, saúde do idoso, teste de pressão, glicemia, prevenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e atualização do cartão vacinal. Além de diversas palestras educativas, como a de planejamento familiar.

No comércio, os alunos agem em busca da saúde do trabalhador, que na maioria das vezes não tem tempo para se cuidar. Eles orientam, dão dicas, fazem exames básicos e, se necessário, encaminham para o posto de saúde. Tudo isso com o apoio do empregador. Também fazem visitas técnicas ao lixão, onde futuramente devem atender aos trabalhadores do local, que colocam a saúde em risco de contaminações.

A professora e uma das coordenadoras do projeto, Poliana Nunes Gesteira, diz que é feito o maior número de atendimentos possível. “São feitos mensalmente mais de 680 atendimentos, além de 20 curativos semanalmente e vacinas diariamente”, enumera.

Atendimento infantil

Os alunos de enfermagem desenvolvem diversos projetos em creches e escolas, juntamente com o acompanhamento de professores, direção e pais. Na Escola Classe foram feitas ilhas de atividades que funcionam pela manhã e à tarde com 700 alunos, de cinco a onze anos de idade da 1ª à 3ª séries. As atividades coletivas englobam brincadeiras, consultas, interação e bate-papo com as crianças.

No projeto Recreio Saudável, os acadêmicos são responsáveis pelas crianças, distribuem kits educativos e realizam atividades esportivas como futebol, amarelinha, boliche e pula-corda, que fizeram reduzir consideravelmente os acidentes causados na hora do intervalo.

Além disso, foi constatado que dos 350 alunos que estudam na Escola Classe da Estrutural, 147 possuem cáries visíveis, um número muito alto para a quantidade de crianças. A partir disso, os discentes do UNIEURO ensinam como os pequenos devem fazer a escovação e distribuem kits de higiene (escova e creme dental). De acordo com a professora Cleusimar Jacobina, já foi feita uma proposta juntamente com o SESC para que a entidade possa contribuir através dos dentistas.

Dentre as três creches beneficiadas com o projeto, uma delas é particular. A Brincando e Aprendendo atende crianças carentes. Segundo a professora responsável pela creche, Priscila Matos, havia muitos problemas na creche. “Os alunos compartilhavam a mesma toalha, o que ocasionava muitas infecções de pele. Havia também um quadro de doenças respiratórias, que foi controlado com a chegada dos enfermeiros”, ressalta. São 108 alunos de um a nove anos que recebem cuidados básicos de saúde, através dos alunos de enfermagem do UNIEURO.

De porta em porta

As visitas domiciliares ajudam a diagnosticar as condições de moradia e grau de educação dos pais, para que, assim, os chefes de família possam atuar em conjunto para a qualidade de vida das crianças. Entre os assuntos abordados, os alunos de enfermagem conscientizam sobre higiene bucal e corporal, violência, doenças patológicas e estimulação da separação do lixo.

Fonte: Comunicação UNIEURO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: