Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Melhor evento regional do país, Expotchê homenageia os 200 anos do município de Bagé

Posted by Da Redação em 2 de junho de 2011

Verdes paisagens contornadas por colinas suaves, campos planos e limpos. Frio intenso no inverno e verões bastante rigorosos. Vegetação de mata entrecortada por campos planos de vegetação rasteira e lavouras de arroz. Assim se desenha o cartão postal da Região da Campanha, onde se situa Bagé, uma das cidades símbolo do tradicionalismo gaúcho e a grande homenageada da 19ª edição da EXPOTCHÊ, que este ano traz a Brasília um pouco mais da cultura e dos hábitos que resultaram desta rica mescla entre espanhóis, portugueses, uruguaios, argentinos e negros.

A feira mais esperada pelos brasilienses acontece de3 a12 de junho, no EXPOBRASÍLIA, no Parque da Cidade, de segunda a sexta, das 16h às 23h e aos sábados e domingos, das 11h às 23h. Nos dias úteis, a entrada é gratuita até as 18h. São, ao todo, 35 mil metros quadrados repletos de estandes com as delícias da comida típica gaúcha, vestuário e artesanato. Praças temáticas destacam a produção de vinho, café, chocolate, pão, moda, além das mostras literárias e das representações cenográficas regionais.

Melhor evento regional do país (Prêmio Caio em 2005, 2006, 2007 e 2010) e melhor feira do gênero (Prêmio Top of Mind 2006 e 2007), a EXPOTCHÊ é realizada desde 1992. Celebrada tanto pelos cerca de 200 mil gaúchos que vivem na região quanto pela população em geral, oferece uma grande diversidade de atrações.

Devido ao sucesso das edições anteriores, a organizadora do evento, Rome Eventos (www.rome.com.br), avalia que a EXPOTCHÊ receberá este ano mais de 300 expositores com volume de negócios estimados em mais de R$ 10 milhões. Classificada em 3º lugar no ranking do cartão VISA, no quesito comercialização de produtos em feiras comerciais, em dez dias de realização a feira vai gerar mais de 3 mil empregos diretos e mais de 5 mil empregos indiretos, além de movimentar a economia da cidade com a visita de empresários e políticos do Rio Grande do Sul. Entre os setores mais representativos da EXPOTCHÊ estão vestuário (couro, malhas, lã), calçados, alimentos (bebidas, produtos coloniais, embutidos, chocolates e outros) e móveis. Destacam-se ainda o artesanato e artigos para o lar.

Quem visitar a feira este ano, terá uma bela oportunidade de desvendar os segredos do preparo do autêntico churrasco gaúcho, com as aulas divertidas e gratuitas, ministradas por Mauro Abreu de Camargo, o Embaixador do Churrasco. Dentre os shows, música tradicionalista, rock e sertanejo universitário prometem agradar a todos os públicos. As bandas Nenhum de Nós, Fresno, Chimarruts e Papas da Língua; o Grupo Minuano e a dupla Edu e Renan vão ocupar o palco principal da 19ª EXPOTCHÊ e prometem agitar os fãs brasilienses. Para quem gosta de comédia standup, a EXPOTCHÊ traz pela primeira vez a Brasília o Guri de Uruguaiana, que com muito bom humor, canta, conta piadas e interage com o público. Os shows acontecem diariamente, a partir das 21h. A programação completa está disponível no site www.expotche.com.br.

BAGÉ, 200 ANOS

Churrasco de chão, danças típicas, hospitalidade e a paixão do gaúcho por suas tradições são marcas de uma cultura identificada com os valores do campo. Fundada em 17 de julho de 1811, Bagé é um dos símbolos máximos do tradicionalismo gaúcho e uma das cidades que melhor representa a cultura do estado. Palco de marchas de exércitos da Revolução Farroupilha (1835-1845), o maior município da microrregião da Campanha Meridional é internacionalmente conhecido como grande exportador de cavalos de corrida, pois os haras bajeenses são considerados os maiores do Brasil. Além disso, Bagé é palco da Festa Internacional do Churrasco e da Semana Crioula Internacional, famosa pela competição de gineteadas. Para celebrar o bicentenário da cidade, a 19ª EXPOTCHÊ reservou200 metros quadrados para que o visitante da feira conheça um pouco mais do artesanato, da gastronomia – como o churrasco de chão – da música e das atrações turísticas da cidade.

ATRAÇÕES E DESTAQUES

Embaixador do Churrasco

Por todo o Brasil, o gaúcho é conhecido como grande churrasqueiro. Da mesma forma, brasileiros de outros estados, quando vão ao Rio Grande do Sul esperam aprender a preparar uma boa carne. Assim, com o objetivo de promover o churrasco, disseminar a cultura gauchesca e para que a carne seja apreciada com uma percepção mais apurada, o ex-açougueiro Mauro Abreu de Camargo criou o projeto Embaixador do Churrasco. Mas se hoje é um profundo conhecedor do tema, Camargo se envolveu com o assunto por acaso, quando em 1993 assumiu o comando de uma casa de carnes da família,em Porto Alegre. Aolongo de 14 anos, aprofundou seus conhecimentos no ramo e percebeu a curiosidade de brasileiros de todo o país em saber mais sobre o ritual de preparação das carnes do sul. Assim, passou a aplicar seus conhecimentos ministrando divertidos cursos por todo o país, desvendando seus segredos e dando dicas importantes de preparo – que vão desde diferenciar os tipos de carne, calcular a quantidade, até assar, servir e degustar. O projeto se destaca ainda pelo aspecto social, buscando fazer do churrasco um meio de aproximação social, uma vez que ao formar profissionais do preparo da carne, faz do churrasco uma fonte de renda e inserção social.

Os cursos, gratuitos, serão ministrados nos dias 4, 5, 10, 11 e 12 de junho às 16h e às 19h. As inscrições serão feitas no local. Cada turma comportará 30 alunos sentados, e as vagas serão ocupadas por ordem de chegada.

Alambiques Gaúchos

Este ano, a EXPOTCHÊ oferece ao público brasiliense a oportunidade de conhecer e degustar produtos de quatro alambiques do Rio Grande do Sul: Casa Bucco de Bento Gonçalves, Harmonie Schnaps de Harmonia, Velho Alambique de Santa Tereza e Weber Haus de Ivoti. Eles fazem parte de um grupo de 16 fabricantes, que desde 2003, vem aperfeiçoando o processo produtivo da bebida e seus derivados, além de promover a produção de cachaça gaúcha de qualidade.

Praça do Vinho

Ilha cenográfica onde vinícolas demonstram sua produção, com inúmeras opções. Este ano, quem visitar a praça, poderá comprar uma taça de vinho com a logomarca da EXPOTCHÊ e, na praça, poderá degustar produtos de vinícolas do Sul do Brasil e de Portugal.

Galpão Gaúcho

Espaço ocupado pela Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central. Nele acontecem apresentações de Roda do Chimarrão, Fogo de Chão, Danças Folclóricas, Grupos Musicais Tradicionalistas, Palestras, Poesias e Trovas.

Mostra Fotográfica

A exposição Outros olhares do pampa gaúcho, do fotógrafo Antenor Tatsch Jr., retrata cenas emocionantes do cotidiano e da cultura do sul do país.

Espaço Gastronômico

Projeto desenvolvido em parceria com Escolas e Faculdades de Gastronomia, com participação de chefs de cozinha de renomados restaurantes. Cursos de culinária típica gaúcha são oferecidos aos visitantes da feira.

Espaço Rome Cidadania

Como acontece a cada ano, a EXPOTCHÊ cederá gratuitamente estandes a instituições beneficentes. Em 2011, o espaço será da Rede Feminina; Sociedade de Mastologia, com a campanha de prevenção ao Câncer de Mama, e do Lar dos Velhinhos de Sobradinho.

Área de alimentação

Espaço ocupado por lanchonetes e restaurantes, que oferecem os pratos típicos da culinária gaúcha, como o tradicional churrasco gaúcho, a paleta do carneiro assada, o arroz carreteiro, entre muitas outras delícias.

Praça do Pão

Área ocupada por colonos vindos do Rio Grande do Sul, onde são preparados e comercializados pães, cucas, chimias (doces de frutas) e geleias caseiras, oferecidas ao público para degustação e venda.

Praça do Café

Espaço destinado à divulgação da cultura do café e de atividades culturais, como a Mostra Literária, um espaço em que editoras e livrarias mostram ao público a produção literária de autores gaúchos. Além da comercialização de livros, acontecem sessões de autógrafo. Este ano, o destaque é para a Editora Martins, que traz para a EXPOTCHÊ Livros de história do Rio Grande do Sul e obras de diversos escritores gaúchos como Lya Luft, Moacyr Scliar, Marta Medeiros e outros. Uma novidade da Praça é a Boutique Expotchê, com produtos da marca Expotchê (aventais, camisetas, lixeirinhas e outros).

Praça do Chocolate

Espaço ocupado por fábricas de chocolate onde o produto é oferecido em vários formatos e consistências, com muito requinte. Este ano, o destaque é para a fábrica Chocolate Gramadense.

Brinquedoteca

Espaço reservado às crianças, com monitores, brinquedos e atrações culturais.

Vila Colonial

Praças ambientadas para o descanso dos visitantes e com stands de produtos típicos da região, onde serão comercializados doces, balas, biscoitos, queijos, salames e outros produtos de produção artesanal.

Expotchetur

Espaço reservado exclusivamente à divulgação das belezas turísticas das cidades de Canela e Nova Prata, e dos encantos da Rota Sabores e Saberes, da Rota dos Campos de Cima da Serra e da Rota Encantos Culturais e Naturais do Vale do Paranhana.

Canela – Na divisa com Gramado, Canela é conhecida por suas famosas atrações turísticas como a Cascata do Caracol, o Vale do Quilombo, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra. Apesar das temperaturas amenas no verão, os invernos podem ser muito rigorosos com temperaturas abaixo de zero grau, fortes geadas e ocasionais nevadas.

Nova Prata – Localizada em um admirável pedaço da Serra Gaúcha, Nova Prata é conhecida como a terra das águas termais. Entre os vales e riachos, rodeado pela natureza exuberante, encontra-se o parque de águas termais Caldas de Prata, cuja água brota a uma temperatura de 41 graus. Colonizada principalmente por imigrantes italianos e alemães, Nova Prata oferece farta gastronomia, artesanato primoroso, privilegiados atrativos turísticos naturais e um povo hospitaleiro. Suas atrações são um convite para quem aprecia a natureza e tranquilidade.

Santa Cruz do Sul – Sede da maior Oktoberfest do Rio Grande do Sul, Santa Cruz é um dos principais núcleos de colonização alemã do estado. Na cidade e seus arredores, destacam-se a arquitetura enxaimel, cujas técnicas foram trazidas pelos imigrantes no século19. A gastronomia e seus fartos cafés coloniais, o artesanato e os hábitos e costumes originais dos colonizadores também estão muito presentes na região.

Rota Encantos Culturais e Naturais do Vale do Paranhana – Localizadas na subida da Serra Gaúcha, em meio à exuberante natureza, Três Coroas, Taquara, Parobé, Rolante, Riozinho e Igrejinha – as cidades do Vale do Paranhana – têm em comum as belezas naturais e a influência da colonização alemã e italiana. Oferecendo diversas opções de lazer, a rota é referência nacional em diversas modalidades de turismo de aventura, no turismo rural e na diversidade gastronômica.

 

ATRAÇÕES MUSICAIS

Dia 3/6, sexta-feira: NENHUM DE NÓS

A banda Nenhum de Nós apresenta em Brasília o novo CD do grupo – Contos de Água e Fogo, primeiro álbum com faixas totalmente inéditas desde 2005. A sonoridade tão particular da banda, influenciada pelo rock inglês e pelo folk norte-americano, dessa vez se mescla até com a música mexicana moderna, marcando um novo movimento criativo do grupo. O CD traz ainda as parcerias com os músicos Leoni, Fábio Cascadura, com o argentino Pablo Uranga e o uruguaio SOCIO. Entre as canções da nova safra estão Exatamente Igual, Melhor e Diferente, Corrente, Primavera no Coração e Outono Outubro. Na EXPOTCHÊ A banda promete ainda relembrar antigos sucessos como Camila, Camila e O astronauta de mármore.

Thedy Corrêa, Carlos Stein e Sady Homrich formaram o Nenhum de Nós em Porto Alegre, em 1986. Um ano depois, lançaram o primeiro LP, que levava o nome da banda. O estouro nacional, no entanto, veio dois anos mais tarde com a música Camila, Camila. Seguiu-se o sucesso Astronauta de Mármore, que vendeu mais de 210 mil cópias. Em 1990, já com o guitarrista, violonista e bandolinista Veco Marques, a banda lançou o disco Extraño. O quarto CD saiu em 92, trazendo o hit Ao Meu Redor, cujo clipe foi eleito o melhor do ano pela MTV. Dois anos depois veio o Acústico ao Vivo, gravado em Porto Alegre. Em 96, o disco Mundo Diablo apresentava o quinto integrante da banda, o pianista, tecladista e acordeonista João Vicenti. Em 1998, o Nenhum de Nós lançou o álbum Paz e Amor; em 2000, Onde você estava em 93?, gravado em 1993 e lançado sete anos mais tarde; em 2001, Histórias reais, seres imaginários; e em 2002, Acústico ao Vivo 2, registrado também em DVD. Pequeno Universo, o décimo primeiro álbum da banda, foi lançado em 2005. Foi seguido por Nenhum de Nós a Céu Aberto, um registro ao vivo gravado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, em comemoração os 20 anos de trabalho do grupo. Mais informações www.nenhumdenos.com.br.

Dia 4/6, sábado: EDU E RENAN

Os irmãos Edu e Renan começaram sua carreira tocando em uma pequena cidade do litoral do Rio Grande Sul. Descoberta entre mais de 30 mil bandas pelo programa Caldeirão do Huck da TV Globo, a dupla chamou a atenção de uma das maiores gravadoras do país. Hoje somam motivos para estarem entre as melhores duplas sertanejas do Brasil, divertindo e emocionando seu público. Só este ano participaram do Planeta Atlândida e fizeram a plateia dançar e cantar. Mais informações: www.eduerenan.com.

Dia 5/6, domingo: GURI DE URUGUAIANA

Interpretado pelo músico e ator Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana vai tomar conta do palco principal da EXPOTCHÊ para receber os amigos e contar “causos que, além de verídicos, aconteceram de fato”. Com muito bom humor, o Guri canta, conta piadas e interage com o público. Alegre, dançador e guitarreiro, interpreta músicas consagradas do folclore gauchesco, trocando as letras – para desespero dos nativistas mais ferrenhos. Não satisfeito, toca e dança o Canto Alegretense – um hino ao tradicionalismo gaúcho – nos ritmos mais inusitados. Mais informações www.gurideuruguaiana.com.br.

Dia 8/6, quarta: GRUPO MINUANO

Romantismo e suingue contagiantes marcam as composições do Grupo Minuano. Formado na década de 70, pelos irmãos José (Yé), Cid, Oscar, Clóvis, Jairo, e Edgar, da cidade de Carazinho (RS), o grupo, então com o nome de Os Selvagens gravou seu primeiro disco em 1979. Com o passar dos anos, 18 álbuns no currículo e novos integrantes, o grupo já venceu diversos prêmios da música no Brasil e no exterior. Mais informações no site www.grupominuano.com.br.

Dia 9/6, quinta: CHIMARRUTS

Gaúcha de Porto Alegre, a “Chima” – como a banda é chamada pelos fãs – foi criada em 2000, em ensaios ao ar livre nas praças da cidade e, em pouco tempo, as melodias da banda tornaram-na conhecida em todo o sul do país. Mas foi só em 2007 que o grupo explodiu nacionalmente, com o CD/DVD Ao vivo. O último lançamento da banda, Só pra brilhar (EMI), quinto álbum em dez anos de carreira, apresenta uma banda mais experiente. A Chima ampliou seus horizontes, abraçou outras vertentes musicais e temperou o novo trabalho com um acentuado refinamento pop. O resultado é um dos melhores discos de pop reggae lançados no Brasil nos últimos tempos, em que o grupo experimenta timbres e instrumentos.

A Chimarruts é formada por Rafa Machado (voz), Tati Portela (voz e vocais), Nê (vocais, flauta saxofone e harmônica), Diego Dutra (bateria), Vinícius Marques (percussão), Emerson Alemão (baixo), Sander Fróis (guitarra), Rodrigo Maciel (guitarra). Mais informações: www.chimarruts.com.br.

Dia 10/6, sexta: FRESNO

Estreia da banda de rock no palco principal da EXPOTCHÊ. Com a ideia inicial de tocar versões punk de músicas consagradas, a banda Fresno se formou Porto Alegre, em 1999, reunindo os amigos de colégio Lucas, Gustavo, Pedro e Leandro. No ano seguinte, com a participação de outro colega, o baixista Bruno, o grupo passou a tocar covers de pop rock nacional. Já com o primeiro álbum, Quarto dos livros, de 2003, a banda rodou o país, mesmo sem nenhum apoio da grande mídia. No ano seguinte, com a gravação do segundo disco O rio, a cidade, a árvore, a banda se consolidou na cena musical alternativa do país e a faixa Onde está fez a Fresno despontar para o grande público. Ciano, o terceiro álbum, levou a banda para a MTV, o que gerou incontáveis downloads de suas músicas na internet. Mas foi com Redenção, lançado em 2008, que a banda abraçou a música pop. Em 2009 conquistou importantes prêmios como Artista do Ano do Prêmio Multishow e vários prêmios no Video Music Brasil (VMB). O CD Revanche foi lançado em 2010, apresentando um som bem mais pesado. Hoje, a Fresno é formada por Lucas Silveira (vocal, guitarra e teclado), Gustavo Mantovani (guitarra), Rodrigo Tavares. (baixo) e Rodrigo Ruschel (bateria).

Dia 11/6, sábado: PAPAS DA LÍNGUA

O grupo volta à EXPOTCHÊ com novo CD e DVD, o Bloco da Rua. A banda gaúcha apresenta à plateia brasiliense as inéditas Fall in Love Muriel, Tô Fora, Olhos Verdes além de novas versões de sucessos como Pingos de Amor, Eu Quero É Botar o Meu Bloco na Rua. Os Papas prometem ainda sacudir o pavilhão do Parque da Cidade com os hits Blusinha Branca, Lua Cheia, Ela Vai Passar e Oba Oba.

Com sete CDs gravados, DVD, discos de ouro, trilhas em novelas, filmes, campanhas publicitárias, premiações, os Papas já se apresentaram pela Europa, América do Sul, África e América do Norte. Formada em 1993, abanda reúne músicos experientes: Leo Henkin na guitarra, Serginho Moah no vocal, Zé Natálio no baixo e Fernando Pezão na bateria. Ainda no início da carreira, foram descobertos pelos produtores das novelas da TV Globo. A banda assinou várias faixas que foram temas de novelas como Cara e Coroa, Malhação e Páginas da Vida. Além dos shows de lançamento de álbuns, outros eventos foram marcantes na carreira do grupo: mais de mil shows em dois continentes ao longo de mais de 10 anos de vida e aproximadamente um público de 1,5 milhão de pessoas, mais de 200 mil discos vendidos, cinco álbuns oficiais, um DVD, 10 coletâneas, um cd de registro gravado ao vivo (Planeta Atlântida 1999), mais de 800 cidades. Mais informações sobre a banda no site www.papasdalingua.com.br.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: