Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Escola promove dia especial para o idoso

Posted by Da Redação em 14 de junho de 2011

Por Graciliano Cândido

Coral das Gerações encantou o público (Foto: Graciliano Cândido)

Parceria entre a secretaria de saúde e de educação promove dia temático com várias atividades para os idosos. Nessa edição o Centro de Ensino Especial 01 do Guará reuniu aproximadamente 70 idosos que puderam aproveitar a manhã de um sábado inteiro para fazer exames, participar de oficinas e receber orientações por meio de palestras.  A descontração do dia ficou por conta do Coral das Gerações, que levou muita música para o local.

É a segunda edição que acontece a atividade nessa escola, a escolha foi feita pela proximidade ao Hospital Regional do Guará. O responsável pelo trabalho, Renato Maia, diz que a atividade é uma grande promoção da cidadania. “Nós estamos promovendo a saúde, educação, conhecimento, socialização. É um tipo de atividade simples que tem um grande impacto na vida das pessoas”, observou.

De acordo com ele, todos os profissionais envolvidos atuam de maneira voluntária, os servidores tanto da saúde como da educação atuam sem receber nada em troca. “A população tem acesso a oficinas de culinária, dança sênior, prevenção de câncer de pele, além do controle de diabetes”, destacou.

Para Rosália Oliveira,63, aoficina de informática foi possível para que ela aprimorasse os conhecimentos no computador. Ela conta que tem o equipamento em casa, mas que na atividade pode aprender mais e tirar dúvidas juntamente com o monitor. “Eu gostei de tudo, é muito importante esse trabalho. Tem um valor extraordinário”, disse Oliveira que foi acompanhada de sua vizinha Maria Auxiliadora.

A oficina ficou cheia de donas de casas interessadas em levar as receitinhas para suas cozinhas. A nutricionista Luciana Felix ensinou pasta de berinjela sem sal (auxilia no tratamento do mau colesterol) e suco de gergelin (rico em cálcio, responsável pela estruturação dos ossos). Ela explica que as receitas foram pensadas levando em consideração a dieta que os idosos precisam ter. “Os temperos são bem naturais: salsa, cebolinha, orégano, eles dão sabor e não precisa usar sal”, argumentou.

Para Maroa Santiago da Regional de Ensino do Guará, o evento é muito importante para envolver a sociedade como um todo, de acordo com ela, essa aproximação vem para somar. Medidas que promovam a prevenção de doenças são necessárias para evitar problemas no futuro. “A gente vê a saúde na sua forma mais ampla”, disse.

O projeto existe há um ano e é oferecido, além do Guará, em Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia e nos próximos dias será desenvolvido na Asa Sul.

Agenda

O próximo encontro com a população idosa está marcado para 25 de junho, às 9h no Centro de Ensino Especial 01 do Guará, na QE 20 AE, em frente ao Hospital Regional do Guará.

Veja mais fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: