Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Valparaíso, o bairro que cresce a todo vapor

Posted by Da Redação em 24 de outubro de 2011

Por Graciliano Cândido

Shopping Sul é o principal centro de compras da região (Foto: Graciliano Cândido)

é o que não falta para quem pretende morar no bairro goiano que nos últimos anos deu um grande salto de crescimento. Com o tempo o local passou por uma mudança de perfil e se transformou numa das maiores economias e geração de empregos do Entorno Sul. Os comerciantes comemoram os avanços. Lojas de nível nacional e internacional se instalaram nas redondezas, sem falar na grande estrutura que o Shopping Sul abriga atualmente, depois de passar por uma significativa reforma.

Os empreendimentos imobiliários que chegaram na região para atender essa demanda de crescimento vem cada vez mais oferecer itens que os transformam em residenciais luxuosos e a poucos quilômetros da capital do país (35 Km de Brasília). Haja visto os inúmeros itens de lazer e segurança que promovem comodidade e tranquilidade para novos moradores, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 o bairro abrigava aproximadamente 123 mil habitantes.

A JC Gontijo preocupada em oferecer imóveis de qualidade lançou vários empreendimentos no bairro. Dentre eles o Parque dos Sonhos – Quadra das Palmeiras que será entregue este mês. Residencial de 2 e 3 quartos de 57 a 65 m² em condomínio fechado, com elevador, segurança 24 horas com guarita, piscinas para adultos e crianças, quadras poliesportivas, churrasqueiras, estação de ginástica, parque infantil e muito mais.

Ao todo, os quatro empreendimentos da JC Gontijo (Parque dos Sonhos – Quadra das Palmeiras, Parque Clube, Parque Clube 2 e Parque das Árvores), devem abrigar cerca de 28 mil pessoas divididos em 2833 apartamentos. Serão doze residenciais e quatro centros comerciais. Raimundo Dantas, gerente de vendas da JC Gontijo, explica que os residenciais são procurados atualmente não mais apenas pelas classes C, D e E, o público da classe B procura bastante para investimento. “Hoje a procura é muito grande. A maioria dos nossos clientes estão no DF. Como o imóvel no DF está muito alto esse público está vindo para cá”, explica.

Durante a visita da equipe de reportagem do Jornal CidadesHOJE, os stands de venda estavam bastante movimentados. Raimundo explica que essa procura se deve a qualidade do empreendimento, com área de lazer completa, segurança 24 horas e comércio dentro do condomínio. Uma das comodidades do empreendimento também foi a construção da passarela que liga o empreendimento ao Shopping Sul. Obra realizada em conjunto pelas duas empresas, que foi orçada em aproximadamente R$ 1 milhão. “Essa passarela era uma necessidade antiga. A JC Gontijo em parceria com o Shopping resolveu construir para beneficiar nossos moradores para promover mais segurança na travessia”, destaca.

O tesoureiro Aloísio Messias, 43, está trocando o Riacho Fundo I para morar no Valparaíso, pois o residencial é bem localizado e bastante cômodo. “A vantagem de morar aqui é que tem muito comércio, tem o Shopping e a facilidade de locomoção para trabalhar, já no Riacho Fundo é uma cidade pequena e pacata”, observa Messias que adquiriu uma unidade de três quartos.

Residenciais JC Gontijo no Valparaíso

Parque dos Sonhos – Quadra das Palmeiras com 385 unidades

Parque das Árvores, com 528 unidades

Parque Clube, com 960 unidades

Parque Clube 2, com 960 unidades.

Além de empreendimentos verticais, que é o grande forte das construtoras, há empresas comercializando unidades horizontais, atendendo o conforto de uma casa com quintal para receber toda a família. A Rossi é uma delas, com um bairro totalmente planejado, oferece dois condomínios com 950 unidades e mais quatro mil apartamentos vazados.

A coordenadora de produtos da Rossi, Nathália Cristina Pereira, explica que além de oferecer conforto, localização, as unidades têm qualidade. Em cada andar, são apenas dois apartamentos com ventilação, iluminação natural e planta bem projetada. Os maiores compradores são do Distrito Federal que buscam tanto para morar como para investir. “Quando a gente apresenta para o cliente que é um bairro planejado e que ele terá qualidade de vida, segurança terá condução fácil e todo o comércio bem acessível, isso é que motiva a pessoa a morar aqui”, ressalta.

Todos os residenciais do Entorno contam com o programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, onde os clientes têm subsídio de até R$ 17 mil. Além de utilizarem o FGTS como parte do negócio.

População cobra mais investimentos do governo

Para atender o crescimento do comercial, a Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, construiu estacionamentos na Etapa I do bairro, abrangendo toda a avenida principal que é cercada por comércios de diversos segmentos.

Análise da notícia

Com o crescimento da região, é natural que os serviços públicos (hospitais, delegacias, escolas, saneamento básico, entre outros serviços de utilidade pública) acompanhem o mesmo ritmo. Para isso, os órgãos competentes precisam fazer urgentemente um estudo sobre o impacto dos novos residenciais para não serem pegos de surpresa ou que os novos moradores sofram com as deficiências.

Um problema que já se tornou rotina é o trânsito na BR-040. Para os moradores de Luziânia, Jardim Ingá, Cidade Ocidental, Valparaíso e Santa Maria os horários de picos são um verdadeiro tormento. As duas faixas em ambas as vias já não suportam a quantidade de veículos, caminhões e ônibus, resultado: horas e horas presos em engarrafamentos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: