Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Cultura musical do interior do Brasil presenteia a cidade de Ceilândia

Posted by Da Redação em 25 de maio de 2012

Serão dois eventos reunindo o universo da música sertaneja desde a raiz até o mais moderno, o nordestino contrastando com o centro sul em uma homenagem ao sertanejo no verdadeiro sentido da palavra. Na casa do cantador dia 25 e 26 sexta e sábado, repentistas, emboladores de coco e cordelistas recebem o cantador Xangai e a dupla caipira Zé Mulato e Cassiano.

O III Festival Regional de Repentista do DF e Entorno acontecerá nos dias 25 e 26 de maio de 2012 a partir das 20h. Além das apresentações de seis duplas de cantadores concorrendo ao festival teremos a presença de uma dupla de cantadores de coco embolada e duas duplas de repentistas vindas do nordeste, Geraldo Amâncio e Moacir laurentino – Ismael Pereira e Zé Viola para apresentações especiais.  O Festival contará, também, com Shows de Paulo Matricó e Banda e do músico Manassés.  As noites de festival serão encerradas com os espetáculos de Xangai (dia 25/05) e Zé Mulato e Cassiano (dia 26/05).

No dia 27, domingo, será realizado pelo Clube do Violeiro e a Associação Rádio Feira, a Homenagem ao Dia do Sertanejo, que agora faz parte do calendário oficial de eventos do DF, conforme lei Nº4.787 de fevereiro de 2012. A festa terá inicio às 10h na feira do produtor e vai até as 18h com show de artistas locais e outros convidados.

Apresentação:

Instituído no âmbito do Distrito Federal pela lei Nº4.787 de fevereiro de 2012, o dia do sertanejo como em muitas cidades do Brasil é muito bem vindo para essa classe que representa o maior contingente dos que construíram essa cidade e que ainda hoje são os que mantém a mesa das comunidade urbanas fartas, contribuindo para o crescimento econômico do país cultivando alimentos e criando animais de forma sustentável e preservando com amor as nossas riquezas naturais. Sertanejo como costuma dizer o poeta Zé Mulato, é no mínimo quem descende do sertão ou nele vive. O homem do sertão é um “grande personagem numa paisagem inóspita”, que merece toda a admiração devida por sua luta diária pela sobrevivência. Euclides da Cunha em “Os Sertões” refletia sobre as condições do sertanejo da época com admiração, diferentemente de outros intelectuais que infelizmente o discriminava em livros, dicionários e revistas afim de promover o êxodo rural e outros interesses. Há alguns anos, porém, esse estereótipo tem sofrido uma inversão de valores. Se, antes, o sertanejo era exatamente a figura descrita por Monteiro Lobato e Aurélio, atualmente a figura do caipira tem sido valorizada. Pode-se observar esse fenômeno no sucesso conseguido pelos cantores de música sertaneja, que cantam as belezas da zona rural e da vida na fazenda (embora os mais modernos tenham deixado de lado os temas da vida na roça, para se dedicar às baladas de amor).

A influência do sertão também pode ser observada no vestuário e nos costumes da juventude. Estimuladas por essa moda, ganharam terreno as festas agropecuárias. Antes restritas às comunidades rurais, as festas agropecuárias se modernizaram e atraíram o público da cidade. O dia do sertanejo em algumas cidades como Aparecida do Norte e Botucatu em SP, já é comemorado há muitos anos no mês de maio, agora chega a vez de Brasília render homenagens a esses trabalhadores e artistas que fazem do tema seu meio de vida e sobrevivência.

SERVIÇO  

Evento: Homenagem ao Dia do Sertanejo

Dia: 27 de maio de 2012

Local: Feira do Produtor – Ceilândia/ DF ao lado do Ceilâmbodromo.

Horário: 10 às 18 horas

Entrada franca

Livre para todas as idades

Contatos: 61-3301 1267 – 3301 5888

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: